Buscar

Anny Questão Psc Mod IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psic. Mod. IV
1. Sobre a teoria freudiana dos atos falhos, é INCORRETO afirmar:
a) Se até então Freud havia comprovado a existência do inconsciente, do desejo e da repressão (ou recalque) nos sonhos e nos sintomas dos neuróticos, o seu objetivo na obra de 1901 (A Psicopatologia da Vida Cotidiana) é mostrar como o inconsciente aparece em erros e falhas cotidianas, os chamados atos falhos.
b) O termo ato falho designa erros na linguagem (escrita, fala, leitura), mas não erros de memória (esquecimentos) nem erros no comportamento (tropeçar, cair, quebrar, etc).
c) Atos falhos não são apenas erros, falhas sem significado. Se investigarmos o porquê de acontecerem, veremos que – por um outro ponto de vista – o erro é um acerto. Um ato falho foi sem querer (conscientemente falando) mas também foi querendo (inconscientemente).
d) Os atos falhos são principalmente associados por uma formação de compromisso entre dois significantes, um do lado do desejo e o outro do lado da repressão.
 2. Quanto à Primeira Tópica, associe os três sistemas freudianos com suas definições:
I - abrange os elementos psíquicos cuja acessibilidade à consciência é muito difícil ou impossível.
II - compreende os elementos mentais prontamente acessíveis à consciência.
III - considera-se que todo material que fora consciente, no momento seguinte passa para para esta que é uma camada considerada intermediária. Certas experiências, conscientes, ao serem vencidas, em parte são gravadas no pré-consciente, enquanto determinado componente é recalcado ao inconsciente.
a) I-inconsciente, II-consciente, III-pré-consciente
b) I-inconsciente, II-pré-consciente, III-consciente
c) I-pré-consciente, II-inconsciente, III-consciente
d) I-pré-consciente, II-consciente, III-inconsciente
 3. Assinale uma afirmação FALSA sobre os mecanismos de elaboração do Inconsciente:
a) O deslocamento: consiste na mobilização e mudança de lugar de uma carga psíquica, um deslocamento da importância de uma unidade para outra.
b) A condensação: consiste na união de vários elementos separados que tem uma certa afinidade.
c) A projeção: típico procedimento humano, que apenas não se produz na paranoia. O sujeito projeta seus impulsos agressivos sobre outro ou outros, e depois sente-se perseguido e acusado por esses mesmos impulsos que ele projetou.
d) A identificação ou transferência da ênfase do objeto para o sujeito constitui uma manifestação psíquica geral. Diz Numberg: “em todo momento nos identificamos com alguém”. Mediante esse processo, uma pessoa considera-se, em certa medida, semelhante a outra, o menino copia o modo de agir do pai, e esse processo de identificação parece ser a possibilidade de uma mútua compreensão humana.
4. Sobre as características do processo primário do inconsciente, é INCORRETO afirmar:
a) Ausência de cronologia: no inconsciente a cronologia não existe. Na vivência onírica podem ocorrer casos em que o tempo e o espaço estejam totalmente desorganizados ou inexistentes. O inconsciente não reconhece passado nem futuro, mas apenas um presente. Todas as tendências são vividas pelo inconsciente no tempo atual, inclusive quando se referem ao passado ou ao futuro.
b) Ausência de conceito de contradição: O princípio da não-contradição não funciona no inconsciente, pois nele não há lugar para negação, esta só acontece pelo trabalho da censura, que está na fronteira com outro sistema. Inconscientemente, podem conviver ódio e amor ao mesmo tempo sem que um atrapalhe o outro.
c) Linguagem simbólica: Quando o inconsciente tem que dizer, expressa-o em forma moderna, raramente usando símbolos. É possível conhecer a exatidão da mensagem inconsciente, porque o inconsciente formula discursos coerentes e completos, do ponto de vista da lógica racional.
d) Igualdade de valores para a realidade interna e a externa, ou supremacia da primeira. Nos psicóticos e neuróticos a realidade interna é tão ou mais valorizada que a externa. O psicótico que vive a fantasia de ser mulher tem nela algo que é tanto ou mais válido do que sua personalidade real. Também o psicótico que se crê milionário vive uma realidade interna mais válida do que a externa.
 5. Sobre o princípio do prazer, é INCORRETO afirmar:
a) O sujeito considerado normal aos olhos da sociedade é aquele que aprende a esperar e a acomodar-se a fim de conseguir a satisfação dos instintos em momento propício, de uma forma viável do ponto de vista moral e lógico; em contrapartida, o neurótico e principalmente o psicótico, que se encontram dominados pelo processo primário, não podem suportar o desprazer, pois as tendências do inconsciente buscam sua satisfação imediata, sem preocupar-se com as consequências que a satisfação possa acarretar. Esse imperativo do prazer a qualquer custo constitui o que se denomina o predomínio do princípio do prazer.
b) Dentro do sistema inconsciente, é necessário levar em conta uma porção, uma parte dele, que se encontra integrada por elementos de uma natureza tal que, se chegassem a ser consciente, apresentariam notáveis diferenças em relação aos demais sistemas. Esses elementos diferentes, que não tem livre acesso ao sistema consciente, constituem o que se denomina inconsciente reprimido.
c) No inconsciente podem ser consideradas, hipoteticamente, uma parte composta por elementos que se encontram temporariamente nele e estão, por conseguinte, submetidos às suas leis, mas que podem a qualquer momento tornar-se conscientes; e uma parte cujos elementos não podem aflorar ao consciente mas chegam, mesmo assim, a produzir determinados efeitos por vias indiretas, alcançando a consciência sob forma de sintomas, sonhos, entre outros. O conteúdo reprimido é, portanto, uma parte do inconsciente, o inconsciente reprimido, segundo Freud.
d) De acordo com o sistema hipotético, o id em sua totalidade e parte do ego e do superego encontram-se fora do sistema inconsciente. A ideia central dominante na Teoria Estrutural é de que o aparelho psíquico não pode ser dividido em sistemas, a partir da relação existente entre os mesmos e a consciência.
 
6. Atribua Verdadeiro ou Falso para as seguintes afirmações:
I. ( f ) O princípio comum entre todos os psicanalistas é de que o analista não deve negar nenhum paciente, por isso Freud e Lacan achavam desnecessária a entrevista psicanalítica preliminar.
II. ( v ) Direcionar a transferência a um analista específico e elaborar uma hipótese diagnóstica são tarefas das entrevistas preliminares.
III. ( f ) O método da associação livre foi abandonado por Freud, porque Freud considerou que a sugestão hipnótica deveria ser a principal técnica da análise.
A sequência correta é:
a) V - V - V
b) V - F - F
c) F - V - F
d) F - V - V
 7. Marque "X" se a informação se referir à primeira tópica e "Y" se a informação se referir à segunda tópica.
I. ( x) Modelo topográfico
II. ( y) Modelo estrutural
III. (y ) Ego, id e superego
IV. (x ) Cs, Pcs e Ics
V. ( y) Nesta fase tardia da obra freudiana, o ego é visto como sendo parte consciente e parte inconsciente.
VI. (y ) Nesta tópica, há uma instância psíquica que nos ajuda a entender o Complexo de Édipo, as regras morais e os ideais de perfeição.
A ordem correta é:
a) X-Y-X-X-X-Y
b) X-X-Y-Y-Y-X
c) Y-Y-X-X-Y-Y
d) X-Y-Y-X-Y-Y
 8. Marque a alternativa que seja a melhor palavra para preencher a lacuna:
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, seria incontestavelmente na palavra ........, pois em psicanálise é a estrutura psíquica que compreende os impulsos e sentimentos dos quais o indivíduo não tem consciência; é a pedra do fecho de toda teoria da psicanálise, em alemão é o não sabido. ”
a) inconsciente
b) consciente
c) associação livre
d) superego
 9. Analise os itens abaixo:
I. Corresponde ao nível do inconsciente.
II. Usa de mecanismos de condensação e deslocamento.
III. Busca a satisfação imediata, só se guia pelo mecanismo do prazer e de evitar o desprazer.
IV. Rege-se, essencialmente, pelo princípio da realidade.
Os itens que dizem respeito aos PROCESSOS PRIMÁRIOS são:
a) I e II, apenas.
b)I, II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) todos.
10. A instância de que estamos falando e que melhor preenche a lacuna é:
Freud imaginou o ............ Como sendo uma parte especializada do Ego, uma parte do Ego destinada a reger a internalização das condutas, dos padrões ideais e das punições. O sentimento de culpa é um exemplo de regras que esta instância interiorizou no aparelho psíquico.
a) inconsciente
b) narcisismo
c) superego
d) id

Outros materiais