Buscar

Escola Clássica e movimento da administração científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Juliana Gomes
A escola clássica
A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da gestão, na transição para o século XX. Esses conceitos, mais que perenes, são atemporais: eficiência, organização e processos produtivos são os principais conceitos da escola clássica. Os clássicos fizeram as primeiras experiências, criaram as primeiras soluções e apresentaram as primeiras ideias. Uma de suas principais preocupações, provavelmente a principal, era entender e fazer funcionarem as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução industrial.
Três grupos de ideias da escola clássica da administração:
- Taylor e Ford: Gestão da eficiência, combate ao desperdício, estudo de tempos, movimentos e processos;
- Max Weber: Teoria das organizações, tipo ideal de burocracia, modelos e imagens das organizações;
- Henri Fayol: Processo administrativo, PDCA, papel dos gerentes, grupos de processos gerenciais.
Na Escola Clássica, alguém só se torna um bom administrador à medida que seus passos forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional e trabalha com ela de forma absoluta. O homem era considerado um ser racional e a partir do momento que toma uma decisão sabe seu curso de ações e consequências. E uma das frases mais presentes naquela época era que administradores e engenheiros cabiam a estabelecer ordens e operários a apenas obedecer.
Segundo a Escola Clássica, para que uma empresa atingisse seu objetivo através da organização era necessário:
-Divisão do trabalho;
-Poucos subordinados para cada chefe e um alto grau de concentração das decisões;
-Acumulação de tarefas obedecendo ao critério de semelhança dentro dos setores da empresa;
-Ações se deslocavam para a empresa e não para os colaboradores, portanto buscava-se a melhor estrutura e sistemas perfeitos.
Movimento da Administração Científica
 
O movimento da administração científica, que se desenrolou na passagem para o século XX, teve a participação de muitas pessoas. A mais importante foi Frederick Winslow Taylor. Ele, seus seguidores e outros participantes transformaram a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria.
Taylor cronometrava os movimentos dos trabalhadores, dividindo-os nas tarefas que os compunham, chamando-as de unidades básicas de trabalho. Em seguida, analisava as unidades básicas de trabalho, procurando encontrar a melhor maneira de executá-las e de combiná-las para a tarefa maior. As tarefas que passavam por esse processo estavam “taylorizadas”. Essa era a essência do taylorismo.
Com o taylorismo, havia ganho de eficiência: menor quantidade de movimentos e maior volume de produção por unidade de tempo. Um exemplo dos métodos de Taylor foi a experiência na qual demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular. Essa é uma das ideias fundamentais da administração científica: a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço. A questão não é trabalhar duro, nem depressa, nem bastante, mas trabalhar de forma inteligente.
Referências 
https://www.portal-administracao.com/2013/12/escola-classica-administracao-cientifica.html#:~:text=A%20Escola%20Cl%C3%A1ssica%20e%20a%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20Cient%C3%ADfica&text=Eles%20tinham%20como%20principal%20objetivo,nasceram%20com%20a%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Industrial.&text=Inicialmente%2C%20a%20escola%20cl%C3%A1ssica%20surgiu,da%20teoria%20cl%C3%A1ssica%20da%20administra%C3%A7%C3%A3o.
https://gennegociosegestao.com.br/principais-escolas-da-administracao/
https://administradores.com.br/artigos/introducao-a-escola-classica-de-administracao-cientifica#:~:text=Uma%20das%20principais%20id%C3%A9ias%20que,de%20maneira%20cuidadosa%20e%20racional.

Continue navegando