Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
Simulado Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-visualização | Página 10 de 22

enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Seus estudos colaboraram para outros entendimentos acerca do ser humano. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Skinner foi o fundador do chamado behaviorismo (comportamentalismo). II. A ciência skinneriana assenta-se no conceito do comportamento operante, que é reconhecido como uma classe de respostas definida pelas relações funcionais do comportamento com suas consequências, com o estado de motivação e com as condições ambientais presentes no momento em que a resposta ocorre. III. O behaviorismo radical entende que o indivíduo não está submetido às condições do ambiente, pois as consequências de seus comportamentos não são determinações externas a ele, mas decorrentes de seus próprios comportamentos emitidos em determinado ambiente.
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Todas estão erradas
Questão 7269 de Aprendizagem e Desenvolvimento
4ª) É considerado um dos principais autores da aprendizagem genético-dialética, em que a formação das estruturas formais da mente é realizada pela atividade e coordenação das ações que o indivíduo realiza e pela apropriação do meio histórico constituído. Assinale a alternativa correta:
Lev Vygotsky.
Émile Durkheim.
Jean Piaget.
Karl Marx.
Bronislaw Malinovsky.
Questão 7264 de Aprendizagem e Desenvolvimento
5ª) Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?
Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.
Ênfase na experiência do aluno e na sua participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, considerando seu contexto histórico e cultural
Ênfase no conhecimento dos diversos campos do saber e na transmissão de conteúdos sistematizados, centrada no professor
Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento
Ênfase nas relações interpessoais, com privilégio dos aspectos afetivos que favoreçam empatia, auto-imagem positiva e que tenham significado para a vida.
Questão 7265 de Aprendizagem e Desenvolvimento
6ª) Acerca da perspectiva da abordagem Centrada na Pessoa, analise as afirmativas a seguir. 1) A atitude de congruência significa que o profissional tem que ser, no encontro com o cliente, o mais próximo possível do que ele é em todas as suas relações. 2) Consideração positiva incondicional: o psicólogo deve vivenciar atitudes positivas de aceitação para com o cliente, sem julgamentos ou reservas. 3) Compreensão empática: refere-se à capacidade do profissional de abrir-se à possibilidade de experienciar, junto com o cliente, suas dores, angústias e apreensões, conservando a capacidade de afetar-se e de conseguir refletir claramente sobre essa experiência, a partir do ponto de vista dessa pessoa em sofrimento. Está(ão) corretas:
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2, apenas.
1, 2 e 3.
2 e 3, apenas.
Questão 7267 de Aprendizagem e Desenvolvimento
7ª) A relação entre desenvolvimento e aprendizagem foi pensada por Vygotsky (1984) de modo a romper com as ideias que restringiam a noção de aprendizado a processos exclusivamente internos ou externos. VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. Nessa perspectiva, qual das afirmativas abaixo se relaciona com a forma como Vygotsky (1984) pensou o desenvolvimento em relação ao processo de aprendizagem:
Aprendizado e desenvolvimento são conceitos que não coincidem, são fenômenos independentes, ocorrendo de modo alternado por motivações externadas à história individual do ser.
Desenvolvimento reduz-se, primariamente, à acumulação de todas as respostas possíveis, somente após alcançar desenvolvimento pleno em todos os seus aspectos é que pode haver aprendizado.
Aprendizado consiste no nível de desenvolvimento real do indivíduo, sendo que o desenvolvimento potencial se efetiva unicamente com a maturação do organismo biológico.
Há uma sucessão de níveis de aprendizado, caracterizados como nível de aprendizagem real sem relação de interdependência com os processos de desenvolvimento potencial do ser.
Há o nível de desenvolvimento real que caracteriza o desenvolvimento mental atual do estudante, ou seja, o que ele é capaz de realizar ou formular sozinho, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.
Questão 7261 de Aprendizagem e Desenvolvimento
8ª) A principal base do Behaviorismo Radical, teoria desenvolvida por Skinner, está na formulação do conceito de
comportamento
comportamento operante.
denegação.
função do comportamento.
projeção.
Questão 7270 de Aprendizagem e Desenvolvimento
9ª) A respeito de Francis Bacon e de suas ideias, assinale a opção correta.
Defendeu o método dedutivo como o mais indicado para a moderna ciência.
Foi um dos iniciadores do pensamento moderno, por sua defesa do método experimental em oposição ao conhecimento meramente teórico e escolástico.
Em sua teoria do pensamento acrítico, a tarefa da filosofia é vista como a liberação, pelo homem, de preconceitos e superstições.
De acordo com suas ideias, os ídolos consistem em realidades e evidências que estimulam a mente humana e propiciam o verdadeiro conhecimento.
Nenhuma está certa
Questão 7266 de Aprendizagem e Desenvolvimento
10ª) Para Carl Rogers, o educador ao exercer seu papel de facilitador da aprendizagem, coloca em prática algumas atitudes que são consideradas básicas. São elas:
Compreensão empática, objetividade, aceitação condicionada a algumas condutas
Autenticidade, compreensão empática e incongruência
Aceitação, compreensão empática e incongruência
Autenticidade, aceitação condicionada a algumas condutas e compreensão empática
Autenticidade, aceitação, compreensão empática
Parte inferior do formulário
Simulado de Gestao E Inspecao Escolar I, Ii, Iii
Simulado MjY5MDk4MTg4MjIxNTkyNDE0MDY0
Realizado em 17/06/2020 14:24
Aluno(a) SHIRLEY DE MOURA ARAÚJO
Parte superior do formulário
Questão 741 de Gestao E Inspecao Escolar I, Ii, Iii
1ª) Na legislação brasileira, encontramos a Inspeção escolar com dois tipos principais. São eles:
Inspeção interna, criada pela própria instituição, e inspeção externa, realizada pelo sindicato da categoria.
Inspeção do sistema federal e inspeção dos sistemas estaduais e municipais de ensino.
Inspeção das Redes Estaduais e Redes Municipais de Ensino.
Inspeção normativa, realizada pelo MEC, e inspeção administrativa, realizada pelos governos estaduais.
A inspeção escolar é um atributo de governos regionais, portanto, cabe a estados e Municípios a sua realização.
Questão 746 de Gestao E Inspecao Escolar I, Ii, Iii
2ª) No Art 8º da LDB 9394/96, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo a função normativa (grifo meu), redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. Em que consiste, no plano educacional, a função normativa da União?
Estabelecer regras ou modelos, de âmbito nacional, para o funcionamento harmônico dos sistemas de ensino, observadas as peculiaridades regionais e locais.
Estabelecer normas de conduta aos alunos das instituições públicas e particulares de ensino, de forma a coibir comportamentos indesejáveis no processo pedagógico.
Estabelecer normas de conduta dos profissionais da educação, de modo a evitar comportamentos anti-éticos nas instituições escolares.
Prescrever o decálogo de regras de funcionamento para as escolas das redes públicas estaduais e municipais.
É uma função orientada para a definição do piso salarial nacional dos profissionais da educação.
Página1...67891011121314...22