Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
Simulado Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-visualização | Página 12 de 22

II - Ao Artigo 23 do DECRETO Nº 5. 626. III - A organização das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. IV - As Instituições Federais de Ensino responsáveis pela Educação Básica V - A formação do professor bilíngue VI - A formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa. Assinale a (as) assertiva (as) correta (s), tendo em vista os estudos sobre a Legislação para o ensino de LIBRAS:
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
I, II, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 229 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
3ª) “Ações que valorizem as diferentes etnias e culturas devem, sim, fazer parte do dia-a-dia de todos os colégios. Mas isso não é tudo. É preciso que os alunos aprendam a repudiar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas. A Pluralidade Cultural é uma área do conhecimento. Esta é a fala de Conceição Aparecida de Jesus, uma das autoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série. Isso reflete o papel da escola como espaço para a luta contra o preconceito. Seguindo essa ótica vejamos as seguintes considerações: I - A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado, mas no Brasil ainda não chega a ser uma das causas da evasão. II - Se a construção da auto-imagem do jovem em nosso país prevê que o negro se sinta submisso e o branco, superior, sempre haverá problemas para a sociedade como um todo, e a escola deve ficar isenta dessa responsabilidade deixando essa questão para os movimento sociais. III - Práticas pedagógicas, envolvendo os alunos nesses temas necessários de serem trabalhados, dificultam a aceitação e reconhecimento do diferente, e não consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes. IV - No espaço da escola dificilmente nasce a compreensão da realidade diversa da sociedade e os princípios da inclusão. Os ambientes educacionais não são flexíveis e sensíveis às necessidades singulares de cada aluno. VI - Na educação da criança é mais difícil ainda iniciar o aprendizado sobre o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio, na promoção da harmonia na diversidade humana. Mediante a análise das afirmações assinale a (as) assertiva (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 226 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
4ª) “A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”. Este é um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Analise e aponte as afirmações que realmente contemplam o se humano na garantia dos seus direitos. I - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. II - Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. III - Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. Exceto aos homossexuais. IV - Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. V - Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
I, II, IV e V
I, II e IV
II, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 233 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
5ª) “A integração de crianças com deficiências deverá fazer parte dos planos nacionais de educação para todos, a educação de todas as pessoas, de todas as regiões do país e de qualquer condição econômica, tanto nas escolas públicas como nas particulares” (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994, p. 25). A referida Declaração tem papel de destaque nos avanços ocorridos a partir das discussões que ampliaram os olhares dos educadores, conscientizando-os para buscarem caminhos e soluções, integrando os indivíduos com deficiências no ensino regular, de forma a incluí-los na escola, na sociedade como um todo. Reflita sobre as afirmações abaixo tendo como base na Declaração apresentada e aponte a (as) assertiva (as) correta (s): I - A partir da proposta dessa Declaração, somam-se esforços que têm percorrido um longo caminho no sentido de um atendimento mais humano e mais inclusivo para os educandos com necessidades especiais. II - Embora a passos lentos os avanços ocorrem como no caso da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na Lei n°9394/96 a Educação Especial passa a ser tratada como modalidade de educação. III - A Educação Inclusiva também significa a modificação da sociedade para atender as pessoas com necessidades especiais em busca do seu desenvolvimento e exercício de sua cidadania e abarca tanto a postura da escola e dos educadores em geral. IV - Tendo em vista a ampliação da educação para todos, com condições igualitárias ao alcance do educando, na década de 1990 ocorrem eventos que garantem avanços também para a Educação Especial. V - As determinações e eventos a partir da Declaração de Salamanca demarcam novos rumos e estratégias na luta contra a exclusão e a busca pela integração dos alunos com necessidades especiais no âmbito do ensino regular. Porém isso ocorre somente fora do Brasil, em países mais desenvolvidos.
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e IV
II,III, IV e V
Nenhuma das Alternativas
Questão 232 de O Contexto Socioeducacional Na Perspectiva Da Inclusao
6ª) O ensino de LIBRAS tem uma estrutura legal que dá suporte a disseminação da língua de sinais em amparo a comunidade dos surdos, ampliando os direitos e as possibilidades de inclusão em todos os aspectos. Assim, a Lei Nº 10.436, de 24 de Abril 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, com algumas determinações. Analise-as e aponte a (as) assertiva (as) correta (s): I - Art. 2º - Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. II - Art. 4º Somente o sistema educacional federal deve garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, conforme legislação vigente. III - Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. IV - Art. 3º As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e
Página1...8910111213141516...22