Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
Simulado Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-visualização | Página 2 de 22

no qual o pedagogo pode atuar com competência é a escola;
A função do pedagogo é superficial e fragmentada, o que não permite que ele atue em diferentes espaços, sejam eles escolares ou não;
O pedagogo formado com consistência teórica articulada à prática não pode atuar fora da escola.
Sua resposta para a pergunta Nº 173 foi a Nº 781 e está Correta.
Questão 182 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
5ª) Marque a concepção que se relaciona ao primado de sujeito no mundo, no qual o homem se constrói e chega a ser sujeito na medida em que, integrado em seu contexto, reflete sobre ele e com ele se compromete, tomando consciência de sua historicidade.
Crítica
Tecnicista
Escolanovista
Tradicional
Sua resposta para a pergunta Nº 182 foi a Nº 819 e está Incorreta.
Questão 179 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
6ª) Assinale a alternativa correta:
Para o exercício profissional docente, é suficiente a formação acadêmica com a qual os professores iniciam sua prática.
Para o exercício profissional docente, é essencial que as experiências práticas organizem o cotidiano do professor, não sendo relevante a formação inicial e continuada.
Para o exercício profissional, é imprescindível a indissociabilidade entre teoria e prática, expressando-se na prática pedagógica.
Para o bom desempenho do exercício profissional, basta uma formação técnica consistente.
Sua resposta para a pergunta Nº 179 foi a Nº 807 e está Correta.
Questão 174 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
7ª) Sobre a constituição da identidade da profissão de pedagogo nas últimas décadas, cabe afirmar que:
Os anos 1980 e 1990 não permitiram discussões acerca da cientificidade da profissão, fazendo com que os conceitos até então aceitos no meio acadêmico passassem a ser questionados;
O orientador passou a ser o organizador do processo educativo;
Pretende-se hoje, na formação dos pedagogos, a superação da dicotomização entre os especialistas que atendem crianças e os que atendem professores;
É responsabilidade única do supervisor a organização do processo pedagógico. É ele quem articula as relações humanas dentro da escola.
Sua resposta para a pergunta Nº 174 foi a Nº 785 e está Incorreta.
Questão 180 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
8ª) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa correspondente. ( ) As funções supervisor escolar e orientador educacional são características do tecnicismo, que ampliou a divisão do trabalho no interior da escola. ( ) A concepção do tecnicismo pressupunha que o professor não sofria as conseqüências da organização fragmentada do trabalho pedagógico e ampliou suas possibilidades de autonomia na ação docente. ( ) A perspectiva do pedagogo unitário anunciou um novo horizonte na organização do trabalho pedagógico, ao tornar os princípios da formação científica, do compromisso político e da clareza na análise e compreensão das questões sociais pressupostos para o exercício profissional.
V-F-F
F-V-V
F-V-F
V-F-V
Sua resposta para a pergunta Nº 180 foi a Nº 812 e está Correta.
Questão 176 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
9ª) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa correspondente. ( ) O exercício da profissão de pedagogo é complexo, visto que alia competências que são indissociavelmente teóricas e práticas. ( ) A busca por melhor qualidade na educação está diretamente articulada ao processo de formação dos profissionais da educação básica. ( ) As determinações da organização capitalista da sociedade brasileira imobilizaram as conquistas dos educadores, impossibilitando qualquer avanço na construção da identidade do pedagogo como profissional.
V-F-F
V-V-F
F-V-F
V-V-V
Sua resposta para a pergunta Nº 176 foi a Nº 794 e está Correta.
Questão 178 de A Gestao Pedagogica, Planejamento E Avaliacao Educacional Na Supervisao E Orientacao Escolar
10ª) Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta. Segundo Paro (1998, p.5): se se pretende, com a educação escolar, concorrer para a emancipação do indivíduo como cidadão partícipe de uma sociedade democrática e ao mesmo tempo, dar-lhes meios, não apenas para sobreviver, mas para viver bem e melhor no usufruto de bens culturais que hoje são privilégios de poucos, então a gestão escolar deve fazer-se de modo a estar em plena coerência com esses objetivos. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que:
Os processos de gestão escolar precisam estar articulados à ação docente, visando à construção coletiva do trabalho pedagógico na busca pela promoção da autonomia do aluno em suas diferentes atividades;
Os processos de gestão escolar são exclusivamente de caráter burocrático e seus objetivos não estão vinculados às outras instâncias da escola;
Os processos de gestão escolar deveriam ser geridos de maneira externa à escola;
A gestão escolar, que deve se pautar na gestão empresarial possui fins gerenciais e técnicos, visando à satisfação dos clientes e à expansão dos lucros.
Sua resposta para a pergunta Nº 178 foi a Nº 801 e está Correta.
Questão 17 de Metodologia Da Pesquisa Cientifica
1ª) “Nesta quarta-feira, o Ministério das Finanças japonês anunciou uma queda da balança comercial do país em abril, ainda em consequência do terremoto seguido de tsunami que devastou a costa nordeste no dia 11 de março. Os efeitos do desastre dificultam a vida dos setores exportadores, sobretudo a indústria automobilística e eletrônica. A balança comercial japonesa encerrou o mês de abril com um saldo negativo de 463,7 bilhões de ienes (5,622 bilhões de dólares). Já as exportações da terceira potência econômica mundial caíram 12,5% no cálculo interanual, no mais brutal retrocesso desde outubro de 2009”. (REVISTA VEJA, Maio/2011). As informações estatísticas caracterizam uma pesquisa quanto a sua tipologia. Assim, vejamos as considerações: I. A pesquisa experimental não é passível de ser quantificada, mensurada. O seu próprio objeto funciona como fonte de observação e manipulação experimental na perspectiva da pesquisa quantitativa. Não é possível a verificação em laboratório. II) A pesquisa exploratória inviabiliza o desenvolvimento de estudos inéditos e interessantes, sobre um determinado tema. Pois a referida pesquisa só possibilita uma maior familiaridade com o problema, e o explicita de forma mais ampla. III) A pesquisa descritiva não pode ser utilizada no caso de levantamento de dados, o que se usa geralmente por pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais, em situações de atuação prática. IV) A pesquisa explicativa não se utiliza de registros, analises e interpretações dos fenômenos estudados, mas preocupa-se com a identificação dos fatores determinantes que influenciam na ocorrência dos fenômenos, busca suas causas. V) No método quantitativo, os pesquisadores não se utilizam de amostras amplas e de informações numéricas em coletas estruturadas. Não é possível seguir um rigorosamente um plano previamente estabelecido, com base em hipóteses claras e variáveis definidas. Mediante a análise das afirmações assinale as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
Sua resposta para a pergunta Nº 17 foi a Nº 80 e está Correta.
Questão 19 de Metodologia Da Pesquisa Cientifica
2ª) Da Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, contava apenas com o conhecimento popular, pois sabia o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. As experiências o levavam a ter conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos,
Página123456789...22