Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
simulado de Gestão de Recursos Escolares

Pré-visualização | Página 2 de 3

política social e cultural, onde há a autonomia delegada
a descentralização constitui-se em um processo que se delineia, à medida que vai sendo praticado, formando, portanto, uma ação dinâmica de implantação de política social e cultural, onde há a autonomia construída.
o deslocamento do processo decisório, do centro do sistema, para os níveis executivos mais próximos aos seus usuários, ou seja, a descentralização do governo federal para as instâncias subnacionais, onde o Estado deixa de executar diretamente programas educacionais e estabelece e reforça suas relações com os municípios, chegando até ao âmbito da unidade escolar.
Questão 6812 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
5ª) Para Libâneo (2004), a gestão escolar requer o conhecimento e a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada às condições concretas de cada escola. São propostos os seguintes princípios com base na concepção de gestão democrático-participativa:
autonomia das escolas e da comunidade educativa; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar e avaliação compartilhada.
formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar; utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações e relação de interdependência entre o diretor escolar e a equipe escolar.
envolvimento da comunidade no processo escolar; planejamento das tarefas e divisão de tarefas de acordo com a experiência de cada membro da equipe.
utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações; autonomia das escolas e da comunidade educativa e relação de interdependência entre o diretor escolar e a equipe escolar.
envolvimento da comunidade no processo escolar; relação de interdependência entre o diretor escolar e a equipe escolar e avaliação compartilhada.
Questão 6816 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
6ª) GARSCHAGEN (2007) em seu texto: O Dilema da repetência e da evasão, publicado na Revista Desafios – Anped, destaca a contribuição de Sergei Suarez Dillon Soares, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que avaliou as políticas educacionais de 49 nações de todos os continentes. "Todas as pessoas que analisaram a pesquisa também ficaram surpresas com o resultado", diz Sergei Soares, que descobriu que o percentual de repetência escolar brasileira é:
o quinto mais alto do mundo, menor apenas que o de Angola, Senegal, República Dominicana e Haiti.
o quarto mais alto do mundo, menor apenas que o de Angola, Senegal, Porto Príncipe.
o terceiro mais alto do mundo, menor apenas que o de Angola e Senegal.
o segundo mais alto do mundo, menor apenas que o de Angola.
o primeiro mais alto do mundo.
Questão 6813 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
7ª) O FUNDESCOLA/MEC – Fundo de Fortalecimento da Escola – (2002) defende a ideia de que a gestão escolar tem “o objetivo de elevar o desempenho dos alunos e da escola a partir da melhoria de sua organização e funcionamento.” Acrescenta que: “sem a melhoria na maneira como a escola é administrada, nos processos que desenvolve, na sua cultura, nas relações entre a equipe escolar, os pais e a comunidade não há como melhorar a qualidade do ensino.” O FUNDESCOLA/PDE prima pelas condições para a melhoria do desempenho dos alunos e da escola, através das seguintes medidas operacionais:
de fortalecimento do papel da Secretaria de Educação de instrumentalizar as escolas para aumentar o IDEB e de fortalecimento da instituição escolar: escola com foco no aluno.
de fortalecimento da instituição escolar: escola com foco no aluno e Secretaria de Educação com foco na escola.
de fortalecimento do papel da escola de socialização do saber histórica e socialmente acumulado pelas gerações e do papel da Secretaria de Educação de instrumentalizar as escolas para aumentar o IDEB.
de fortalecimento do papel da escola de socialização do saber histórica e socialmente acumulado pelas gerações e da escola aumentar o IDEB.
de fortalecimento do papel da Secretaria de Educação de instrumentalizar as escolas para aumentar o IDEB e de fortalecimento do papel da escola de socialização do saber histórica e socialmente acumulado pelas gerações.
Questão 6819 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
8ª) Art. 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, Lei n. 8.069/1990, que prevê que: “Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; elevados níveis de repetência.
maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares; elevados níveis de distorção idade-série.
maus-tratos envolvendo seus alunos; reincidentes casos de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; elevados níveis de repetência.
maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares; elevados níveis de repetência
maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
Questão 6817 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
9ª) Segundo Sergei Suarez Dillon Soares: 1)"A repetência afeta a auto estima das crianças, além de ser uma das principais causas do baixo rendimento e da evasão escolar", diz o pesquisador. 2)Além do desgaste emocional, a repetência tem um custo financeiro. "Para cada ano repetido na escola, o custo da educação aumenta em pelo menos 60%. 3)Embutido nesse custo há uma mina de ouro a ser explorada racionalmente pelas escolas, capaz de aumentar em igual percentual (50%), só com o fim da repetência, os investimentos destinados à educação".
As três ideias do texto estão corretas.
Só a primeira ideia está correta.
Só a segunda ideia está incorreta.
As três ideias estão incorretas
Só a segunda ideia está correta.
Questão 6818 de Gestão de Recursos Escolares: Planejamento e Avaliação Educacional
10ª) Para solidificar a escola eficaz, segundo o FUNDESCOLA/PDE, terão de ser observados na elaboração e implantação do planejamento estratégico os 5 pilares:
fatos e dados; melhoria contínua; liderança do gestor; foco no aluno e planejamento estratégico.
planejamento estratégico; liderança do professor; foco no aluno; fatos a dados e melhoria contínua.
liderança do gestor; foco no aluno; fatos a dados; a melhoria contínua e trabalho em equipe.
liderança do professor; foco no aluno; fatos a dados; melhoria contínua e planejamento estratégico.
foco no aluno; fatos a dados; a melhoria contínua; trabalho em equipe e planejamento estratégico.
Questão 6820 de Gestão de Recursos 
Escolares: Planejamento e Avaliação 
Educacional
 
1ª) Libâneo (2004) constrói as seguintes ideias
-
chaves, enquanto conceito de escola eficaz: 
“uma escola bem organizada e gerida é aquela 
que cria e assegura as melhores 
condições:
 
organizacionais, estratégicas e pedagógico
-
didáticas de desempenho profissional dos 
professores, de modo que seus alunos tenham 
efetivas possibilidades de serem bem
-
sucedidos em suas aprendizagens.”
 
estratégicas, operacionais e pedagógico
-
didá
ticas de desempenho profissional dos 
professores, de modo que seus alunos tenham 
efetivas possibilidades de serem bem
-
sucedidos em suas aprendizagens.”
 
organizacionais, operacionais e 
pedagógico
-
didáticas de desempenho 
profissional dos professores, de mod
o que 
seus alunos tenham efetivas possibilidades de 
serem bem
-
sucedidos em suas 
aprendizagens.”
 
estratégicas, administrativas, operacionais 
e pedagógico
-
didáticas de desempenho 
profissional dos professores, de modo que 
seus alunos tenham efetivas possibil
idades
Página123