Buscar

RESENHA DO FILME 28 DIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Itanguá – Sorocaba
São Paulo, CEP 18050-000 – Tel.: (15) 33211478
O filme Vinte e Oito Dias conta a história de Gwen, uma jornalista muito bem-sucedida que vivia a sua vida sem nenhuma regra, gostando de festas, badalações, nas quais ela bebia muito, além de ser viciada em tranquilizantes.
Gwen não tinha controle sobre o que consumia e não percebia que tinha um problema com a bebida. De acordo com as aulas perceber que existe um vício na bebida demora mais para ser constatado do que a dependência química. Existe uma demora na percepção do abuso e das consequências negativas desse consumo em excesso, além de causar uma vergonha social. 
Em consequência da bebida, durante o casamento de sua irmã Gwen, acaba tendo um comportamento totalmente constrangedor, estragando com a festa, e derrubando o bolo de casamento, o que a faz sair com o carro para tentar comprar outro bole e acaba batendo com o carro em uma casa. Como sentença ela é condenada a ficar 28 dias na reabilitação ou ir para a cadeia.
Ao chegar na clínica ela se depara com uma série de regras, a quais ela não estava acostumada e passa por o processo de adaptação. 
Gwen acha tudo muito diferente, ela tenta quebras as regras, acha estranho os cantos e as reuniões onde as pessoas falam dos seus sentimentos. Em aula vimos que muitas vezes o álcool é usado como uma fuga para não enfrentamento problemas e das situações de um relacionamento. Seu relacionamento com seu namorado é também baseado na bebida, em festas e sem nenhuma regra, falta espaço para a comunicação do casal, o que também pode justificar o consumo abusivo de ambos. Ele não acaba apoiando ela no período da clínica, levando bebida e remédios.
Gwen acredita que não é igual as pessoas que estão na clínica, que consegue se controlar com o uso da bebida e se desejar ela conseguiria parar sem nenhum problema.
No casamento podemos ver o quando a irmã de Gwen já está decepcionada e saturada com toda a situação. Infelizmente em casos de dependência a família acaba sofrendo junto com as consequências desse uso abusivo do álcool. Existe o adoecimento do indivíduo e o adoecimento da família, o que faz gera um desgaste nas relações familiares. É importante também não apenas o tratamento do indivíduo, mas também da família, para ajudar na compreensão, entender os sentimentos e de como a família pode fazer o enfrentamento dessa situação e Gwen até busca que sua irmã compareça na clínica, mas a mesma não se mostra interessada, mas acaba comparecendo para uma reunião em grupo que não acaba muito bem pois sua irmã sai no meio da reunião. Porém em outro momento a irmã vai até a clínica e as duas conversam. Em aula vimos que é importante falar dos sentimentos de todos para que se possa reestruturar a família. A família estrutura o sujeito e a personalidade do indivíduo, e com uma mãe alcoólica, imprudente no cuidado com suas filhas acabou influenciando o comportamento de Gwen, que seguiu os mesmos comportamentos de sua mãe.
 No filme mostra algumas lembranças de Gwen recorda da infância com sua mãe e irmã na qual a mãe também sofria com o uso de álcool e acabou falecendo por esse motivo. O que mostra que a família já carrega esse problema por um bom tempo.
Com o passar dos dias Gwen começa a compreender e aceitar que ela tem um problema e começa a buscar forças para sair dessa situação e passa a se aceitar como um membro do grupo e que ela tem um problema que precisa ser resolvido.
Ao completar seus 28 dias ela sai e ainda tem que lidar com o fato de ter que achar mecanismos para enfrentar a necessidade da busca pela bebida e remédios. Ela termina com o namorado, pois o mesmo ainda segue os mesmos comportamentos e não entende a necessidade de mudança de hábitos.

Continue navegando