Buscar

Psicologia e desenvolvimento Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

De acordo com o estudo do desenvolvimento, temos três principais domínios a serem desenvolvidos:
Físico, cognitivo e maturacional
Físico, motor e social
Motor, biológico e intrapsíquico
Físico, cognitivo e psicossocial
Motor, cognitivo e interpessoal
Em se tratando das fases psicossexuais de desenvolvimento segundo Freud, leia atentamente e assinale a alternativa incorreta: 
a) A fase anal é marcada pelo treino da higiene pessoal e controle esfincteriano. As crianças podem expelir ou reter fezes, sendo que somente a expulsão das fezes é considerada um desafio aos pais. Uma fixação nesta fase, ou má resolução, quando adulto a pessoa poderá ter obsessão por limpeza, ser rigidamente ligada a horários e rotinas, compensar na alimentação ou mesmo tornar-se compulsiva a questões sexuais.
b) Complexo de édipo e Complexo de Electra são decorrentes da fase fálica, os meninos desenvolvem apegos sexuais às mães e as meninas aos pais, ao mesmo tempo em que apresentam impulsos agressivos pelo genitor do mesmo sexo, a quem eles consideram como um rival. Na fase fálica as atitudes com relação ao sexo oposto no decorrer desse período persistem e influenciam as relações adultas com membros do sexo oposto.
c) Na fase oral, a estimulação da boca, como sugar, morder e engolir, é a fonte primária de satisfação erótica. A satisfação inadequada nesse estágio, tanto em demasia, quanto sua falta, pode produzir um tipo oral de personalidade, uma pessoa excessivamente preocupada com hábitos bucais como fumar, beijar e comer.
d) O início da adolescência e a proximidade da puberdade assinalam o início da fase Genital. Esta fase se estende por toda a vida adulta. Os impulsos sexuais reprimidos durante a latência agora ressurgem para fluir em canais socialmente aceitos, que Freud definiu como relações heterossexuais com pessoas de fora da família de origem.
e) No período de latência, que ocorre entre o quinto ao décimo segundo ano de vida, as crianças redirecionam sua energia sexual para outros fins como a escola, contexto cultural e hobbies. Com o tempo, as crianças resolvem a ansiedade sobre os seus sentimentos identificando-se com o genitor do mesmo sexo é considerado um período de relativa tranquilidade emocional e exploração intelectual e social.
___________________________ é o resultado de uma prontidão do sistema nervoso de um organismo para adquirir certas informações durante um breve período crítico no começo da vida. Já ___________________________________ é um termo utilizado para destacar que muitas capacidades, como a memória, a força física e a resistência, podem ser aperfeiçoadas, são passíveis de modificação com o treinamento e a prática. Os espaços em branco são preenchidos pelos termos:
Plasticidade e período crítico
Imprinting e plasticidade 
Imprinting e reversibilidade
Reversibilidade e modificação
Imprinting e neuro adaptação
Sem dúvida alguma estamos vivenciando um evento significativo que está moldando e moldará o comportamento e as atitudes de uma geração histórica. O Covid-19, pandemia mundial trará resultados significativos na vida das pessoas, mudanças de comportamentos, crenças e filosofia de vida. De acordo com esse acontecimento, podemos destacar que esta é uma influência: 
Não normativa
Normativa regulada pela idade
Normativa regulada pela história
Normativa regulada pela cultura
Normativa regulada pelo contexto cultural
De acordo com o conteúdo trabalhado, assinale as alternativas corretas: 
O desenvolvimento é influenciado tanto pela biologia quanto pela cultura, mas o equilíbrio entre essas influências se altera. Habilidades biológicas, como força e coordenação muscular, tornam-se mais fracas com a idade, mas apoios culturais, tais como educação, relacionamentos e ambientes tecnologicamente adequados à idade, podem ajudar a compensar.
 
O desenvolvimento é um processo vitalício de mudança. Cada período do ciclo de vida é afetado pelo que aconteceu antes e afetará o que está por vir. Cada período tem características e valores únicos, contudo a fase inicial do desenvolvimento (zero a dois anos) é a fase mais importante para o sujeito.
Cada pessoa se desenvolve em múltiplos contextos: condições definidas em parte pela maturação e em parte pelo tempo e lugar.
 
Embora existam diferenças individuais na maneira como as pessoas lidam com eventos e questões características de cada período, os cientistas do desenvolvimento sugerem que todas as necessidades básicas precisam ser satisfeitas e todas as tarefas precisam ser dominadas para que ocorra um desenvolvimento considerado normal.
 
A divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social: um conceito que pode parecer natural e óbvio àqueles que o aceitam, mas na realidade é uma invenção de uma determinada cultura ou sociedade. Os momentos objetivamente são definidos de acordo com cada fase desenvolvimentista, tudo o que ocorrer fora de cada fase é considerado patológico.
Uma família composta por: J. o pai, R. a mãe e seus dois filhos meninos P. de 6 anos e T de quatro anos estavam retornando de uma viagem de férias quando sofreram um grave acidente de carro: uma carreta perdeu o controle invadindo a pista contrária e acertando na lateral do veículo atingindo gravemente o pai que estava conduzindo o veículo e o filho mais novo, T que estava no banco atrás do pai, os dois vieram a óbito. A mãe e P ficaram hospitalizados por aproximadamente quinze dias. Desta forma nem no velório os mesmos participaram. Esta situação pode ser considerada um evento incomum que causa grande impacto na vida dos indivíduos por perturbarem a sequência esperada do ciclo de vida. Essa é considerada uma influência: 
Não normativa
Normativa regulada pela idade
Normativa regulada pela história
Normativa regulada pela cultura
Normativa regulada pelo contexto social
Referente ao estudo do Desenvolvimento Humano é incorreto afirmar: *
Compreende-se que é um estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os desenvolvimentistas observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis. Perguntas como: quais são as características com mais chances de perdurar?, e quais têm mais chances de mudar, e por quê? são perguntas constantes de estudo destes teóricos.
Os desenvolvimentistas não estudam somente as fases iniciais do desenvolvimento. Estuda o desenvolvimento de forma global, pois a compreensão do desenvolvimento adulto pode ajudar as pessoas a entender e lidar com as transições da vida: as relações estabelecidas em um casamento, a pessoa que muda de carreira, a viúva ou o viúvo lidando com sua perda, alguém que enfrenta uma doença terminal.
 
Considera-se o desenvolvimento humano como um processo que dura a vida toda, conceito conhecido como desenvolvimento do ciclo de vida, com o objetivo de compreender, interpretar, julgar e intervir todas as ações humanas.
O tempo, o contexto e o processo são inúmeras possibilidades que irão delinear o desenvolvimento de cada indivíduo. e esses fatores irão , exercer a função primordial de agente de mudança e de transformação da sua própria história.
O estudo do desenvolvimento humano permite pesquisas cujos resultados, muitas vezes têm aplicações na criação, educação e saúde das crianças, e também nas diretrizes sociais em relação a elas.
 
De acordo com a teoria psicanalítica, o aparelho psíquico pode ser dividido em id, ego e superego. Nesse sistema topológico, o id é: 
a) Parte do aparelho psíquico regido pelo princípio da realidade.
b) É altamente exigente; se os seus padrões não forem satisfeitos, a criança pode sentir-se culpada e ansiosa.
c) Busca satisfação imediata de suas necessidades e desejos
 d) Criado a partir do ego
e) Seu objetivo é encontrar maneiras realistas de gratificar o ego que sejam aceitáveis para o superego.

Outros materiais