A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Exercício de fixação 1 Língua portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Exercício de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Segundo o Livro da Disciplina, “Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio”. Após o processo de domínio dessas quatro habilidades, adquire-se uma competência muito mais importante do que simplesmente o domínio de uma língua, é a competência de pensar, que torna o homem, segundo a tradição, efetivamente, humano. No entanto, linguagem e língua aproximam-se e diferem de que modo?
I – A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
II – A língua constitui-se por: um repertório/conjunto de signos que vão compô-la; as regras de combinação que incluem as de organização dos sons e suas combinações; as regras que determinam a organização interna das palavras e as que especificam a forma como serão ordenadas as palavras e a diversidade de tipos de frase.
III – A língua é uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo. Desse modo, todas as línguas têm uma estrutura própria para combinar os signos linguísticos.
IV – A língua é o discurso que se realiza a partir da compreensão da língua e do conhecimento de mundo de cada um.
V - A língua é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa V está correta.
B - Apenas a alternativa I está correta.
C - Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
D - As alternativas I, II e III estão corretas Resposta correta
E - Todas as alternativas estão corretas.
 
Questão 2 de 10
O quinto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) discute os gêneros textuais. O conceito deriva das reflexões do filósofo russo Mikhail Bakhtin, citado no livro. Leia as afirmações abaixo sobre os gêneros textuais e assinale a alternativa que define o conceito elaborado por Bakhtin.
A - Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários. Resposta correta
B - Bakhtin dividiu os gêneros em primários, secundários e terciários.
C - Gêneros primários são aqueles usados durante os primeiros anos de nossa vida.
D - Gêneros secundários são empregados somente por instituições e órgãos oficiais.
E - Gêneros terciários são os que surgem da mistura dos primeiros dois tipos.
Questão 3 de 10
É um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos. A característica principal é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações a respeito do tema que está sendo lido. Estamos nos referindo a:
A - Fichamento;
B - resenha crítica;
C - Resenha descritiva;
D - Resumo; Resposta correta
E - Sinopse;
Questão 4 de 10
O que são modos discursivos? Assinale a alternativa abaixo que traz a resposta correta.
A - Nenhuma das demais alternativas está correta.
B - São as formas de se classificar textos de acordo com o modo como suas ideias estão organizadas. Resposta correta
C - São classificações dos textos conforme seu caráter oral ou escrito.
D - São classificações dos textos conforme sua função (informar, dar instruções, dar ordens, etc.).
E - São divisões estanques que classificam os textos, de modo que um texto não pode conter nunca mais de um modo discursivo.
Questão 5 de 10
Quando estudamos variação linguística, o tema do preconceito linguístico é um dos mais importantes a ser conhecido por qualquer acadêmico do curso de Letras. Assinale a alternativa que apresenta a única alternativa correta a respeito do preconceito linguístico.
A -
O preconceito linguístico é o termo que está relacionado ao modo como os acertos linguísticos são vistos pelo falante.
B -
O preconceito lingüístico é um termo relacionado à discriminação com os falares com menos prestígio, que não existe na prática.
C -
O preconceito linguístico é um termo relacionado ao modo como a língua é vista pelo seu falante nativo.
D -
O preconceito linguístico possui relação entre as variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas.
E -
O preconceito linguístico está relacionado à ideia de que há variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas que outras.
Resposta correta
Questão 6 de 10
Com o surgimento da internet, passamos a usar vários gêneros virtuais como o e-mail, o Facebook e o chat, por exemplo. Podemos afirmar que o ______ é o texto que desempenha o papel de correio eletrônico. É um similar da carta, do memorando, do bilhete, da conversa informal, das cartas comerciais e até mesmo de uma carta e/ou telegrama. É identificado pelo símbolo “@”, at em inglês, e significa “em”; “com”, ou seja, endereço comercial, e o “br” informa que o endereço é do Brasil. A principal característica do ______ é o assincronismo das mensagens e o fato de possibilitar o envio de sons e imagens rapidamente. Assinale a alternativa que contém os gêneros virtuais que completam corretamente as lacunas no texto acima:
A - Blog/blog.
B - Chat /E-mail.
C - E-mail/e-mail. Resposta correta
D - Facebook / Facebook.
E - Fórum/fórum.
Questão 7 de 10
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre resenha. A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto. (PAREJA, 2013, p. 36-37).
A - Na apresentação da resenha, o resenhista identifica a obra em seus aspectos de referência bibliográfica e sintetiza o assunto.
B - Na avaliação, o resenhista destaca a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão.
C - Na descrição da resenha, o resenhista faz o resumo das ideais essenciais da obra.
D - Na resenha, o resenhista é o que produz o texto de formar subjetiva, ilustrativa, e narrativa. Resposta correta
E - O resenhista apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente.
Questão 8 de 10
Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos.Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos.
A -
A norma padrão é a mesma em qualquer região do país.
B -
A norma padrão é considerada mais desprestigiada socialmente.
C -
A norma popular é considerada a de maior prestígio, já que se utiliza das normas gramaticais.
D -
A norma popular é considerada de maior prestígio, pois está ligada à tradição gramatical.
E -
A norma popular é considerada de menor prestígio, apresenta repetições e gírias.Resposta correta
Questão 9 de 10
Leia a afirmativa a seguir: “É uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo.” (PAREJA, 2013, p. 14). A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
A - Fala
B – Língua Resposta correta
C - Linguagem
D - Percepção
E - Sentimento
Questão 10 de 10
Os autores Villaça & Travaglia (2006, p.47) indicam duas grandes modalidades de coesão: a coesão remissiva ou referencial e a coesão sequencial. Leia cuidadosamente as afirmações abaixo a respeito destes dois tipos, e assinale a alternativa que se refere a coesão referencial.
A - A coesão