Buscar

resumo live Ciro Gomes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Thaysa Cordeiro Pedroza dos Santos
	Matricula: ul18204213
	Curso: Enfermagem 
	Período: 5º
RESUMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
	Live:
	PROJETO NACIONAL: O DEVER DA ESPERANÇA
	Data do evento:
	26 DE AGOSTO DE 2020
O Conexão AVP, entrevista o Ex-ministro Ciro Gomes, autor do livro “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”
O primeiro questionamento realizado pela entrevistadora Nézia Gomes, à Ciro Gomes foi sobre o primeiro capítulo do seu livro denominado “antes de mais nada...”. Ela pergunta se este projeto é atualizado, no Brasil pós-pandemia? E se ainda dá pra falar sobre esperança? Ciro afirma que sim, baseando-se na historia do Brasil e na sua estrutura física, geográfica e humana. Segundo ele, historicamente o Brasil foi o que mais cresceu no século XX, no período do capitalismo mundial, quando a sociedade era mais precária e o Brasil tem todos os elementos físicos em matéria de terra agricultável, agua potável, maior província mineral, petróleo e capital humano. Porém apresenta dificuldade devido a duas assimetrias com o mundo: a primeira baixíssima capacidade de financiamento. O Brasil é um país sem poupança nacional, e essa incapacidade de produzir nosso próprio capital, nos torna vassalos de outros países. A outra dificuldade apresentada por ele é o baixo nível de maturidade técnico cientifico. Para que isso seja solucionado é necessário uma mudança no ensino básico e fazer ciência e tecnologia.
Ao ser questionado sobre em que se baseia a sua revolução educacional e se ela é viável na prática? O Ex-ministro afirma que é viável, mas para isso, é necessário capacitar os professores e melhorar sua remuneração, aprimorar a escola com apetrechos de educação moderna, e estrutura moderna. Trocar o paradigma pedagógico, em que o professor reproduz informações, o aluno a retém de forma passiva e depois são testados se são capazes de reproduzir essas informações. Ciro ressalta que mais do que responder precisamos aprender a perguntar, e inovar. Para isso pede-se um aluno que trabalhe em equipe, saiba ler, saiba pensar e um grande investimento financeiro e tecnológico.
Questionado se seria esse o momento de colocar o projeto de re-industrialização em prática e que proposta é essa? Ciro afirma que o povo não tem renda, para o consumismo e que o mundo não aguenta esse padrão de consumo, ele diz que temos a tarefa de mudar a cabeça, principalmente dos jovens, que acham que a felicidade esta no mundo das coisas, que essa é uma porta para a frustração e para revolta. Ele afirma que a felicidade só se alcança no mundo dos valores, da compaixão, do amor romântico, da poesia estética e da adoração ao sagrado. 
Ao ser questionado sobre como seria a reforma da saúde? Ciro diz que é necessário amadurecer as virtudes do SUS e adapta-lo as necessidades que a prática de trinta anos nos recomenda, que é preciso também corrigir o sub financiamento, e a organização estratégica sob o ponto de vista gerencial, criar carreira publica de estado para os profissionais de saúde, por mérito e por antiguidade.
Quanto à economia, ela pergunta qual a proposta dele para não depender de empréstimo estrangeiro? Ele responde que é preciso criar um sistema em que a poupança arrecadada se associe ao financiamento da produção e que ao se associar possa se extrair um ganho extra para melhorar o padrão das aposentadorias.
Ao ser questionado sobre, o que fazer para tornar o país menos desigual e mais justo? Ele afirma que é preciso emancipar o filho trabalhador com educação pública de qualidade que equilibre a oportunidade de disputa de vaga por emprego e universidade, para isso é necessário um ensino médio de alta qualidade e profissionalizante, com isso o Brasil já muda o perfil de renda.

Outros materiais

Outros materiais