Buscar

A2 - ESTUDO DE CASO - TRICOSCOPIO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
É importante que todo indivíduo com queixas capilares tenha um diagnóstico estabelecido. O diagnóstico das doenças capilares deve ser feito a partir de dados complementares da história clínica, exame físico, dermatoscopia exames histológicos e análise laboratorial (TOSTI,2013). 
As alopecias, as doenças inflamatórias e infecciosas do couro cabeludo e as doenças da haste pilosa são entidades comuns na prática clínica, com um diagnóstico diferencial por vezes vasto e/ou difícil. Neste contexto, nos últimos anos tem sido desenvolvida e aperfeiçoada progressivamente a tricoscopia, isto é, o exame dermatoscópico do cabelo e do couro cabeludo. A tricoscopia tem ganho popularidade crescente dado o vasto leque de possíveis aplicações e a sua facilidade de execução, tratando-se de uma técnica não invasiva que pode ser realizada no consultório, permitindo não só ajudar no diagnóstico de diversas doenças do cabelo e do couro cabeludo, mas também a sua monitorização terapêutica. Os autores fazem uma revisão do conhecimento actual da tricoscopia, nomeadamente das estruturas tricoscópicas descritas e da sua aplicabilidade no diagnóstico de várias entidades clínicas com critérios tricoscópicos bem definidos. (Revista SPDV 71(4) 2013; Teresa Pinto-Almeida, Susana Machado, Manuela Selores; Tricoscopia – revisão)
Na anamnese, deve-se questionar o uso de agressores externos que possam estar danificando o cabelo e fazendo com que os mesmos quebrem em seu comprimento (por exemplo, produtos químicos, uso excessivo de tinturas, alisamentos, uso de secador/chapinha, etc.) ou de possíveis agressões mecânicas (amarrar o cabelo frequentemente com tração excessiva).
É necessário examinar o couro cabeludo em busca de alterações (escamas, inflamação, pústulas, cicatrizes ou placas bem delimitadas de alopecia) e questionar se há prurido ou sensação de queimação associados para afastar a presença de outras doenças que cursam com queda de cabelo associada: psoríase, dermatite seborreica, foliculite decalvante/abscedante, alopecia areata, etc. 
(https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/como-avaliar-pacientes-com-queixa-de-queda-de-cabelo-difusa/)
VAMOS PRATICAR (Atividade em dupla)
Toda terapia Capilar é personalizada e por isso uma anamnese bem feita é fundamental para o processo. Na etapa do exame físico, o terapeuta faz uso do tricoscopio para avaliar por imagem a condição do couro cabeludo em busca de pistas que sirvam de embasamento para o diagnóstico. Existem inúmeras patologias capilares mas alguns achados dermatológicos são importantes não somente para o momento da anamnese e também para acompanhar a evolução do programa de tratamento estabelecido.
CASO 1 – Fernanda, 38 anos, casada, é mãe de Antônia de 7 anos e de Bruno com 1 ano. Ela procura ajuda de um terapeuta capilar porque seus cabelos estão caindo muito e ela já está vendo aparecer seu couro cabeludo principalmente na área das têmporas (veja imagem). Ela acha que vai ficar careca porque seu avó, pai e irmão são carecas e sua avó paterna também tem fios ralos. Quando a Antônia nasceu ela relata que também percebeu seus fios afinarem e caírem mas em poucos meses eles voltaram ao normal. A Antonia nasceu de parto normal e o Bruno foi cesárea e ela questiona se isso foi a causa. Ela deseja voltar a fazer luzes mas tem medo que eles caiam ainda mais. Ela faz uso de babosa para fortalecer os fios mas ainda não percebeu diferença. 
Atividade 1 – (a) Identifique qual a disfunção capilar identificada no texto; (b) elabore um texto de no mínimo 10 linhas, relacionando as pistas dermatológicas com a doença ou alopecia correspondente; (c) Inclua uma imagem obtida com exame de tricoscopia mostrando as pistas encontradas no couro cabeludo.
CASO 2 – Avalie as imagens obtidas na avaliação física e dermatologica do Pedro e descreva o que as imagens mostram para o terapeuta capilar. Elabore um texto de no mínimo 10 linhas
Relacionando as pistas dermatológicas com a doença ou alopecia correspondente.
 
Não esqueça – Esta atividade deverá ser postada para o professor pelo Blackboard.

Outros materiais