Buscar

Avaliação I - Marketing de vendas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Marketing de Vendas (EMD06)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O portfólio de produtos é o conjunto de produtos oferecidos pela empresa ao mercado e possui abrangência, extensão, profundidade e consistência. Sobre as características do portfólio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O portfólio extenso é aquele que possui um grande número de itens que são oferecidos ao mercado e ao consumidor.
	 b)
	Um portfólio abrangente é o que apresenta uma proximidade entre as linhas de produtos oferecidas ao mercado, seja com relação ao uso, às exigências de produção ou ao uso dos canais de distribuição.
	 c)
	O portfólio consistente refere-se à quantidade de opções que são oferecidas em cada produto da linha. São os diferentes tamanhos e embalagens de cada produto.
	 d)
	Um portfólio com grande profundidade é aquele que apresenta quantidades diferentes de linhas de produtos oferecidas aos consumidores da marca.
	2.
	A complexidade de informações necessárias para formar o perfil de um profissional de vendas é bastante complexo, a capacitação intelectual e técnica, além da experiência, são os elementos-chave para a identificação deste profissional. Dentro de uma equipe, as pessoas que trabalham com vendas podem ocupar diferentes cargos e posições de vendas. Sobre os cargos e as posições, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Técnico.
II- Vendedor de soluções.
III- Gerador de demanda.
IV- Missionário.
(    ) Planeja boa imagem ou informa o usuário sobre o produto.
(    ) Atua mais como um consultor para saneamento de dúvidas e especificidades do produto.
(    ) Usa a criatividade e técnicas para efetivar pedidos e conseguir vendas.
(    ) Profissional que é especialista em resolver problemas de clientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	III - IV - II - I.
	3.
	O mix de marketing faz com que decisões estratégicas sejam tomadas com relação ao mercado. As vendas têm por base um bom planejamento de marketing, o qual está baseado em informações reveladas pelas pesquisas de mercado que o marketing realiza, tendo em vista o sucesso mercadológico. Com relação aos componentes do mix ou composto de marketing, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Produto, preço, praça e promoção.
	 b)
	Produto, portfólio específico, praça e promoção.
	 c)
	Produto, preço, permanência de mercado e promoção.
	 d)
	Produto, preço, promoção e planejamento.
	4.
	O composto mercadológico é formado pelos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. A gestão de um empreendimento no mercado depende da forma como este mix ou composto de marketing é observado pelos seus executivos. Cada um destes quatro elementos tem o mesmo grau de relevância, porém com funções diferentes para a organização. Com relação à praça, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tem a função de dialogar com o mercado, através da comunicação.
(    ) Possui atribuições estratégicas na distribuição de produtos e serviços.
(    ) Sua fixação depende também do custeio da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	A equipe de forças de vendas de uma empresa deve ser formada por porta-vozes que disseminem as ideias da marca ou da organização. Estes disseminadores, os tais vendedores, podem ocupar diferentes cargos e posições na área de vendas. Sobre as posições de venda que um vendedor pode assumir, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O vendedor missionário lidera equipes comprometidas, sua principal função é vender com os outros vendedores da sua equipe.
	 b)
	O vendedor entregador tem como função receber os consumidores atrás do balcão da loja, certificando-se do atendimento neste posto.
	 c)
	O técnico que está na função de vendas atua como um consultor, que tira dúvidas e passa confiança ao consumidor para efetivar a venda.
	 d)
	O vendedor de soluções é aquele que toma os pedidos para a empresa, analisa e repassa a equipe de faturamento que conduzirá o restante da venda.
	6.
	O plano de vendas é um documento importante e formal da organização, no qual constam as linhas de conduta para todos os colaboradores da organização que estão envolvidos com vendas. Para elaborá-lo, é essencial a avaliação do mercado e das vendas da empresa, elaborar orçamentos, dividir regiões, fazer previsões para os vendedores. Na avaliação do potencial de mercado, são usadas algumas medidas para a absorção de alguns produtos. Sobre essas medidas, analise as sentenças a seguir:
I- Na intenção de compra, o objetivo é entrevistar clientes para saber sobre a compra de produtos na organização e sua quantidade. Pode ser somente uma intenção e não uma compra concretizada.
II- A comparação envolve a venda de um produto em uma localização comparada com o da concorrência, determinando assim o potencial de vendas nacional de um produto.
III- Os testes de mercado envolvem informações que já existem sobre o mercado, por exemplo, renda, quanto vai gastar, para então estabelecer o potencial de vendas da organização.
IV- Na análise de dados secundários, o produto é testado numa fatia pequena do mercado, para então obter os resultados que a empresa está almejando. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A avaliação de vendedores é extremamente importante para identificar se o desempenho de atividades estão de acordo com os resultados estipulados de acordo com os objetivos de venda da empresa. Existem diferentes formas de avaliar os vendedores. Sobre essas formas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente feitas avaliações quantitativas que se baseiam na rentabilidade que o vendedor traz à empresa e a venda sobre determinado produto.
	 b)
	São feitas avaliações quantitativas e qualitativas como a comparação entre vendedores, número de clientes novos atendidos e avaliações sobre o conhecimento do produto ou da própria empresa.
	 c)
	Somente feitas avaliações qualitativas que se baseiam no conhecimento do vendedor sobre o produto, os clientes, a empresa, os concorrentes e o seu território de venda.
	 d)
	São feitas avaliações quantitativas baseadas unicamente no número de vendas realizadas pelo vendedor e qualitativa baseada no seu conhecimento sobre o produto e o território de venda.
	8.
	Existem diferentes estratégias que a força de vendas realiza para estar cada vez mais em contato com os clientes e futuros clientes da sua marca. Estas estratégias se dizem a respeito de como os vendedores trabalharão com os seus clientes. Referente à estratégia de seminário de vendas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tem como objetivo, por meio de um vendedor, discutir problemas ou oportunidade junto ao cliente ou potenciais clientes.
	 b)
	Tem como objetivo, por meio de uma equipe de vendas, apresentar ao cliente as últimas novidades do setor.
	 c)
	Tem como objetivo, por meio de um vendedor, contatar o máximo número de possíveis membros de um grupo de clientes.
	 d)
	Tem como objetivo, por meio de uma equipe de vendas, trabalhar em contato direto com os membros do grupo de compradores do cliente.
	9.
	A comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é um dos principais elementos que auxiliam o processo de compra de um produto ou serviço entre uma empresa e seu potencial comprador. Referente à comunicação no processo de vendas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O vendedor desenvolve a mensagem de apresentação e a realiza junto ao comprador, que a interpreta decodificando a mensagem e a recebendo para um possível feedback.
	 b)
	A mensagem é recebida pelo vendedorque a interpreta ao comprador e a devolve com um feedback.
	 c)
	O feedback ocorre antes da apresentação da mensagem, que é feita pelo comprador que a interpreta ao vendedor.
	 d)
	O comprador interpreta a mensagem do vendedor conforme apresentação realizada e espera assim um feedback de venda.
	10.
	Os projetos existentes em uma empresa possuem uma dinâmica de funcionamento com relação aos seus movimentos mercadológicos. Os produtos, serviços de um empreendimento, constroem a sua dinâmica de funcionalidade e de mercado. Um portfólio possui abrangência, extensão, profundidade e consistências específicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Abrangência: são as linhas de produto com as quais a empresa trabalha.  
II- Extensão: quantas opções são oferecidas em cada produto na sua linha.
III- Profundidade: número total de itens no composto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais