Buscar

atv02 engenharia e inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Independe do setor produtivo, são comuns casos de diversas empresas que fecharam suas atividades por não acompanhar, ou antever, as mudanças de mercado, bem como as necessidades dos clientes. Em nichos tecnológicos em que a velocidade de desenvolvimento é ainda mais acelerado, o incentivo à inovação é essencial para a sobrevivência das empresas no mercado.
Ocorreu um caso interessante no mercado dos smartphones: líderes de uma época passada, como a Nokia e o Blackberry que, por não se adaptarem aos sistemas operacionais, de acordo com as necessidades dos clientes, perderam sua grande participação no mercado.
A Nokia vendeu seu departamento de telemóveis para a Microsoft. Por outro lado, empresas como a Samsung, que priorizaram o desenvolvimento de sistemas operacionais dedicados a smartphones, destacaram-se no mercado. A Samsung, atualmente, é a principal fabricante de dispositivos de comunicação móvel, dono do maior portfólio de produtos nesse setor.
 
No contexto da telefonia e de aplicativos relacionados aos smartphones, exemplifique e explique pelo menos três produtos ou serviços que surgiram, classificando-os quanto à inovação, relacionada à natureza, intensidade e abrangência.
 
RESPOSTA:
Desde o surgimento dos smartphones, muita coisa mudou, dentre elas, o modo de se comunicar e se relacionar em sociedade.
Os aplicativos móveis, mais conhecidos como 'apps', são softwares são desenvolvidos para serem instalados em dispositivos eletrônicos móveis.
A popularização desses programas está diretamente vinculada ao aprimoramento dos smartphones, ou telefones inteligentes, no início da década de 2000. Hoje, existem aplicativos para todos os tipos de interesses, necessidades e finalidades. Um aplicativo de serviço pode fornecer informações sobre a previsão do tempo; um aplicativo de informação pode oferecer guias de lojas, mapas, entretenimento e de comunicação.
Alguns apps costumam vir instalados nos smartphones diretamente da fábrica, mas vários deles precisam ser baixados das lojas online disponíveis, como App Store, Google Play ou Windows Phone Store. O número e a diversidade de aplicativos disponíveis variam de acordo com os modelos de smartphone e os sistemas operacionais disponíveis.
Em 2007 a Apple lança seu primeiro iPhone, com aplicativos padrão já instalados. Eles incluíam mapas, fotos, textos e informações sobre a previsão do tempo.
Em 2016 o WhatsApp supera a marca de mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que é dono do WhatsApp, comemora o feito na rede social: "Existem poucos serviços que conectam mais do que um bilhão de pessoas. Essa marca é um passo importante para conectar o mundo inteiro".
Atualmente temos os smartwatch ou relógio celular, e a maioria serve basicamente para integrar relógio e smartphones Isso quer dizer que eles não são só acessórios que marcam as horas, mas servem para facilitar o seu dia a dia.
Podemos afirmar que com tal tecnologia podemos estar conectados com todo o resto do mundo.

Outros materiais