Buscar

Resenha sobre falta dagua no México

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
UNIDADE PÓS- EAD – POLO VILA VELHA - ES
ALUNO: CLEIDSON PEREIRA GOMES
RESENHA CRÍTICA:
FALTA DE ÁGUA E INVESTIMENTO IMOBÍLIARIO NA CIDADE DO MÉXICO.
VILA-VELHA- Agosto 2020
O artigo em questão é de autoria de Stanford Graduate School of Bussisnes, publicado em 2004.
O artigo fala sobre a falta de água e investimentos imobilíarios na cidade do México, escrito por Johnd, Macomber, Regina Garcia-Cuella e Griffin H. James.O objetivo do artigo era mostrar o problema enfrentado pelo Distrito Federal do México em relação a falta de água, contestuando com a história de Frida Orozco, uma diretora imobiliária do Carraza Property Fund que tem que decidir entre aumentar ou diminuir os investimentos do Fundo Imobiliario na capital do México, uma vez que a problemática da falta de abastecimento de água afetaria a curto e longo prazoos valores imobiliários quando se comparado com outras cidades.
Buscando entender mais sobre a escassez de água os autores descorreram sobre a história geral do México desde a sua fundação com datas precisas desde os Astecas em 1325 até os Espanhois no ano de 1521. Também relataram sobre a situação do Produto Interno Bruto(PIB), que é considerado o termometro da êconomia de um país,total de habitantes até mesmo altitude e topográfia. No caso do México o PIB era o segundo maior, mais havia um grande contraste financeiro, exemplo disto foi a grande crise Mundial de 2007-2008 o que dificultou muito o crescimento econômico do México com relação aos outros paiss com que ele fazia negócios. Como o país havia se tornadocentro econômico, político e industrial houve expansão do crescimento urbano. Outra questão levantada sobre o artigo era a situação da água no mundo e a distribuição de água em outros paises.
No caso do México o país é localizado na Bacia do Vale do México, onde há varias massas de água superficiais. Entende-se então que há no país abundância de água, porem 79% da população do México estão setorizados nas áreas urbanas e não tem acesso a água potável nem saneamento básico adequado. As cidades eram abastecidas por duas fontes, 40% dessas águas vinham do reservatório de Cutzamala e os outros 60% eram de poços federais registrados dentro do DF do México. Todo o abastecimento era feito atravéz de tubulações precárias, além de roubos ilegais de água e esvazamentos. 
O México é o segundo país mais populoso da América Latina, porém 40% dessa população são pobres e 18% viviam em extrema pobreza. Os custos econômicos, o tempo considerado perdido em busca de água e a degradação ambiental causada pela poluição das águas eram muitas, em especial muitas crianças morriam de diarréia e outras doenças causadas pela falta de tratamento adequado e da escassez das águas anualmente no México.
As divergencias ideológicas e politicas tinham grandes influencia no problema da água devido ao dominio dos políticos. Frida Orozco participou ativamente de algumas pesquisassobre a situação hídrica juntamente com banqueiros, investidores e representantes dos setores privados. Sendo comprovado que havia disponibilidade de recursos hídricos, sendo assim teve algumas mudanças nos planejamentos imobiliarios de forma mais ascessível construindo modelos simples com base para diversas propriedades comerciais do funfo, seguindo aspectos usuais, taxas de aluguel, disponibilidade e custos operacionais para prever fluxo de caixa das operações, analisando algumas variáveis como custo de água da capital e em como estende-las ao seu portifório na cidade do México.
CONCLUSÃO:
A abordagem dos autores mostra a importância de uma boa gestão ambiental para a manutenção de um ecossistema equilibrado e a preservação do meio ambiente em que vivemos. Os gráficos no texto ilustram e exemplificam muito bem o tema abordado a cerca do sistema de abastecimento de água no México.

Outros materiais