Buscar

Planejamento Urbano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA-UNAMA
ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL - ELEMENTOS URBANOS
IGOR WELLERSON DE MELO AZARIAS
TURMA 6NMA/MANHÃ
Planejamento Urbano
Planejamento urbano é uma disciplina que visa o desenho de assentamentos humanos, desde pequenos vilarejos até as maiores cidades. É a criação e o desenvolvimento de programas que revitalizam e melhoram a área urbana, além de ser o delineamento de uma nova área urbana, que ocasiona a melhoria da qualidade de vida.
Eles necessitam prever o que pode vir a acontecer como possíveis impactos, positivos e negativos, causados por um plano de desenvolvimento urbano, que muitas vezes favorecem ou contrariam interesses econômicos dos grupos sociais para os quais trabalham.
Desenho Urbano
Entre as etapas do planejamento urbano, está o desenho urbano. Podemos dizer que o desenho urbano é um estudo que busca a conciliação entre o espaço construído e as interações humanas. Através de informações levantadas nesse estudo que é possível discernir qual será a relação das edificações com o espaço livre da cidade.
O desenho urbano pode ser considerado um instrumento essencial para a realização de um planejamento urbano.
Urbanismo
Urbanismo é o estudo de como os habitantes de áreas urbanas, como vilas e cidades, interagem com o ambiente construído. É uma ciência humana inserida no contexto de uma sociedade em processo de incessante crescimento demográfico, respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas.

Continue navegando