Buscar

aula 1 Escola e Currículo e Avaliação Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Elizângela Barbosa de Oliveira Ferreira, RGM: 053.16242
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, elabore um texto.
Vimos que o currículo é um instrumento importantíssimo para o processo de ensino/aprendizagem e que sofre alterações com as mudanças sociais. 
O currículo é um instrumento de suma importância na área educacional é o que vai nortear todo processo de ensino e aprendizagem se organizado de forma correta e eficaz, levando em consideração as alterações e necessidades ocasionadas pelas mudanças sociais e saberes já adquiridos pelos alunos. Um currículo bem elaborado precisa estar de acordo com a realidade dos alunos para que dessa forma o ensino faça sentido e se obtenha êxito durante a aprendizagem, afinal o que um bom professor almeja é que de fato seus alunos aprendam, e que levem para a vida não só o conhecimento de conteúdo, mas também o conhecimento sobre a vida que possa norteá-los pelo caminho do sucesso e de uma vida honesta, justa, de direitos iguais para todos. 
2- Qual a intenção das Diretrizes curriculares? Explique com suas próprias palavras.
Tem o objetivo de orientar o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdo, buscam proporcionar um conhecimento único para todos os estudantes do país, equidade de aprendizagem.
 
Atividade da aula 02. (máximo 30 linhas)
1 – Disserte sobre as duas tendências que influenciaram e ainda influenciam as propostas curriculares educacionais.
Escolanovismo: essa tendência surgiu no fim do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos e opunha-se ás praticas pedagógicas tradicionais, tem como objetivo a centralização do processo de aprendizagem nas necessidades das crianças, se preocupa com a individualidade de cada aluno. Suas principais características são: o respeito à diversidade, integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes, incentivo à reflexão, à observação e ao pensamento crítico, valorização das experiências pessoais dos alunos no processo de aprendizagem, preparação dos alunos para viver em um mundo dinâmico e em constante transformação, integração de todos os aspectos humanos: racional, emocional e físico, oferta de ampla educação democrática, gratuita e laica.
Tecnicismo: essa tendência é bastante parecida com o ensino tradicional, o papel da escola na tendência tecnicista objetiva em modelar o comportamento humano, a fim de produzir pessoas hábeis para o mercado de trabalho. Os conteúdos de ensino são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica, decorrem da ciência objetiva.
Atividade da aula 03.
1- Disserte sobre currículo e os três eixos de sua organização.
O currículo tem diversas definições e muitas são as discussões a seu respeito por estudiosos, é um instrumento de suma importância capaz de modificar, ajustar, contribuir ou até prejudicar não só o processo educacional como o social e o econômico.
Há 3 eixos importantíssimos na organização de um currículo, que são:
Currículo e Cultura: o currículo e cultura são inseparáveis, o currículo e a educação estão profundamente envolvidos em uma política cultural. O currículo está ligado à pratica social do indivíduo, o currículo e cultura se inter-relaciona com as múltiplas expressões culturais e sociais pela qual valoriza a identidade.
Currículo e Poder: O currículo e a educação estão profundamente ligados à relação de poder. O Poder, por sua vez se manifesta em relações de poder, isto é, em relações sociais em que alguns indivíduos ou grupos estão submetidos à vontade e ao arbítrio de outros.
Currículo e Ideologia: A ideologia tem grande poder no processo de comandar e produzir identidades individuais e sociais dentro das instituições de ensino. Assim, seria impossível falar em currículo sem falar em ideologia.
Atividade da aula 04.
1 – A escola segundo Veiga(2002), é uma instituição social constituída de duas faces. Quais são elas? Fale sobre cada uma.
Na visão conservadora, a escola tem como papel a preocupação com o cultivo individual a fim de preparar o homem para o desempenho de papéis sociais, obtendo, assim um caráter de facilitadora do processo de divisão técnica e social do trabalho, o que na verdade acaba reforçando as desigualdades sociais. Na escola em que a visão é conservadora, segundo Flach e Behrens (2006), o professor é um planejador, um elo entre a verdade científica e o aluno. Enquanto os alunos são recipientes de informações, condicionados, passivos, obedientes e responsivos, privados de criatividade, competentes e eficientes para aquela função que foram treinados.
Na visão progressista, compreende-se que a educação escolar é parte integrante da sociedade e por isso, deve colaborar na divulgação de um novo conceito de mundo, desenvolvendo um trabalho em favor das camadas mais pobres da população sendo que seu objetivo é o de emancipar o homem. Esta visão tem como precursor o educador Paulo Freire, o aluno é um participante da ação educativa, que necessita educar-se permanentemente é um sujeito da práxis. O professor estabelece uma relação horizontal com seus alunos, possibilitanto a vivência grupal, empenha-se na luta em favor da democratização da sociedade. (FREIRE, 1992)
· Para finalizarmos faça um resumo apontando o que você considerou mais importante nas primeiras 04 aulas.
Todo o conteúdo estudado é importante para nossa aprendizagem e prática pedagógica, porém achei de suma importância a parte em que se refere à organização do currículo, pois sem um bom conhecimento, sem levar em consideração todos os seus pontos, não há como o educador conseguir elaborar um currículo em que possa obter sucesso em seus métodos de ensino e aprendizagem. É necessário saber elaborar um bom planejamento, um bom currículo para atingir seu objetivo, que é de fato levar seu aluno ao conhecimento.
Referências: PIOVEZANI, Marlene Paula. Escola, Currículo e Avaliação institucional. Dourados: UNIGRAN, 2020

Outros materiais