Buscar

Atividade Discursiva 2 - Sistemática e Evolução Biológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREZADO ALUNO,
 
ESTA É UMA ATIVIDADE AVALIATIVA. LEIA COM ATENÇÃO ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE POSTAR A SUA RESPOSTA:
Serão valorizados textos com citações, entretanto as fontes citadas devem constar no final do texto conforme normas da ABNT. O aluno deve manter um diálogo com o autor citado, ou seja, o trecho do texto citado deve ter fluidez com a sua ideia. Cópias da internet, do livro texto, dos textos complementares ou artigos científicos, não serão aceitas! Responda sempre com as suas palavras.
 
O cavalo faz parte da história da humanidade, sendo um elemento chave em guerras e no trabalho do campo. Posteriormente o cavalo foi utilizado para transporte de pessoas, com charretes e carroças. As carroças passaram então a fazer parte das cidades e foram utilizadas para transporte de todo tipo de carga, sendo bastante comum encontrarmos histórias de maus-tratos aos cavalos. Felizmente, através da pressão popular dos protetores e simpatizantes das causas animais, algumas cidades já proíbem a circulação de carroças nos centros urbanos, como é o caso de Canoas, no RS: https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/canoas-proibe-a-circulacao-de-carrocas-no-centro-da-cidade/
O cavalo pertence à família dos equídeos, cuja evolução foi estudada em nossa disciplina. A evolução dos equídeos é um exemplo de macroevolução ou microevolução? Justifique a sua resposta com base no conteúdo trabalhado no livro, com suas palavras, e explique a diferença entre macro e microevolução. Sua resposta deve ter até 15 linhas.
Resposta
A Evolução dos equídeos é um exemplo de Macroevolução, pois partiu de uma grande família incluindo todos os cavalos relacionados e ancestrais. Através de evoluções do seu mais antigo gênero conhecido, o Hyracotherium (agora reclassificado como Paleotherium).
Uma Definição mais prática da Macroevolução é a que propõe que o termo descreve mudanças que ocorrem em escalas de tempo geológicas, é o resultado de mudanças evolutivas em massa como que ocorrem entre as espécies e também levam ao surgimento de novos táxons, como gêneros, famílias, ordens, classes ou tribos. Em contraste com a Microevolução, que ocorre na escala de tempo de vidas humanas (dentro de um curto período de tempo). Onde o desenvolvimento evolutivo dos seres vivos que ocorre dentro de uma espécie biológica.
Feedback
A justificativa apresentada pelo aluno sobre a evolução dos equídeos ser classificada como macroevolutiva está incompleta. O  mais antigo gênero conhecido, Hyracotherium (agora reclassificado como Paleotherium), era um animal herbívoro semelhante a um cão que viveu no início do Cenozoico, há 60 milhões de anos. Com o seu habitat transformado em uma pastagem árida e aberta, em decorrência do resfriamento global ocorrido durante o Cenozoico, a pressão seletiva favoreceu o alongamento de pernas e cabeça, bem como redução do número de dedos.
Não explica o local em que se dá as microevoluções.
O restante está correto.
Profa. Tutora

Outros materiais