Buscar

RESUMO - METODOLOGIA CIENTÍFICA Unidade 4 Parte 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 4 Parte 4
Metodologia científica
TCC ou trabalho monográfico – apresentação escrita e oral
Uma das atividades mais importantes quando se trata do encerramento de uma graduação ou pós-graduação é a elaboração do Trabalho Monográfico. Nesta webaula, estudaremos a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e as competências técnicas a serem alcançadas para sua produção.
TCC
O TCC é um trabalho que sistematiza os resultados de uma pesquisa científica, portanto, para sua elaboração, deve-se aplicar os procedimentos para construção de um estudo científico. O trabalho de conclusão de curso é uma denominação, porém o tipo de trabalho será definido pela instituição de ensino superior. Muitas instituições optam pela elaboração de um artigo, outras de TCC, mas os procedimentos para a produção e apresentação do conteúdo serão os previstos dentro da metodologia científica.
A norma define os seguintes elementos para a organização e estruturação desses trabalhos: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Elementos pré-textuais: Capa, folha de rosto, verso da folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo em língua vernácula, resumo em língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário.
Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Elementos pós-textuais: Referências, glossário, apêndice, anexos e índice.
Uma recomendação importante é fazer toda a parte textual primeiro e depois se dedicar aos elementos pré e pós-textuais. É um erro começar o trabalho pelos elementos pré-textuais, pois você só poderá elaborar o texto do Resumo, por exemplo, tendo o trabalho pronto. Quanto à elaboração da Introdução, Ferreira (2011) sugere que seja o primeiro elemento do corpo textual a ser escrito, pois, conforme argumenta o autor, se o pesquisador tiver dificuldades em expressar no texto qual foi o problema central do estudo, qual a fundamentação científica, quais foram os objetivos propostos, significa que não terá condições de escrever os demais elementos textuais. Quanto ao título do trabalho, lembre-se de que deve expressar a essência do realizado com a menor quantidade de palavras possível.
Elementos textuais
Conhecendo a importância dos elementos textuais, a seguir, conheça detalhadamente cada um deles.
Introdução
Parte do trabalho destinado a oferecer uma visão geral do que foi desenvolvido, apresentando o tema, a delimitação do assunto, a justificativa, a problematização, os objetivos do estudo, além de outros elementos necessários para situar o assunto desenvolvido. Também deve apresentar uma apresentação breve do que contém cada seção que compõe o trabalho. A norma não especifica a quantidade de folhas que deve ter esse item, sugere-se que seja informativo o suficiente, porém sintético. O elemento deverá ter o título de “Introdução”, seguido de numeração arábica 1, alinhado à esquerda.
Desenvolvimento
Parte mais extensa do trabalho, destinada a apresentar os resultados do estudo. Deve conter revisão bibliográfica, abordagem teórica adotada, apresentação e análise dos resultados. A divisão em seções e subseções varia conforme a natureza do conteúdo desenvolvido. Os títulos atribuídos a cada seção e subseção serão seguidos de numeração arábica sequencial, alinhados à esquerda.
Conclusão
Apresenta os resultados do trabalho, devendo apontar as respostas aos problemas levantados, identificando a extensão dos resultados obtidos no estudo. O texto deve remeter aos dados demonstrados no decorrer da pesquisa, devendo as análises finais serem fundamentadas nos resultados e discussão apresentados no trabalho. Terá como título “Conclusão”, seguido de numeração arábica, alinhado à esquerda.
Assim, nesta webaula, você pôde estudar sobre o trabalho de conclusão de curso e os elementos que são necessários para a sua produção, como os pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Outros materiais