Buscar

A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E OS DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

No dia 13 de junho de 2020 a UNIP através do aplicativo Youtube nos proporcionou uma palestra cuja o tema “A importância da liderança transformacional e os desafios no mercado de trabalho” ministrado pelo especialista em gestão empresarial e Negócios, mestre em Administração, mantenedor e tutor do polo Belém-PA, Márcio Cerveira.
A liderança transformacional é um tipo de liderança onde o líder inspira mudanças positivas nos seus liderados transmitindo uma visão clara dos objetivos e ajudando todos os membros do grupo a terem sucesso.
O líder transformacional conhece cada membro do seu time, suas ambições, seus valores pessoais, suas preferências e limitações. Os principais fundamentos de sua gestão são a confiança, o respeito, a colaboração e o comprometimento. Dessa forma, o líder transformacional é capaz de compreender o perfil dos profissionais da equipe, desenvolvendo estratégias que garantam a potencialização dos talentos e a correção de lacunas de conhecimento. Incentivando a complementariedade entre os diferentes colaboradores, esse líder explora corretamente o capital humano de que dispõe, mantendo o alinhamento entre as expectativas dos funcionários e as da empresa.
O líder transformacional tem se tornado essencial em organizações para as quais a inovação e a agilidade são vitais, graças a sua visão, expertise e habilidade de moldar a cultura e a estrutura da empresa, a fim de enfrentar, com êxito, as mudanças de realidade. Ele cria condições para otimizar a atuação da equipe, motivá-la e direcioná-la à nova estratégia, com foco nos objetivos de longo prazo.
O líder transformacional costuma pensar “fora da caixa” e tem muito mais facilidade de implementar uma cultura baseada na troca de conhecimentos e competências entre os membros do time. Como também, possuem flexibilidade para evitar situações de competições desnecessárias entre a equipe.
Durante a palestra tive a oportunidade de conhecer sobre o comportamento de cada geração, GERAÇÃO BABY BOOMERS (nascidos na década de 40 e 50, eram uma geração muito dedicada que valorizava o trabalho, esta geração também iniciou os movimentos com foco nos direitos iguais, embora aceitaram as pressões do fracasso, trabalhando com foco para atingirem suas metas, no entanto, eles também têm um forte desejo de desfrutar de uma melhor qualidade de vida). GERAÇÃO X (Compreende os nascidos entre 1960 e 1970 é uma expressão que se refere à geração nascida após o baby boom pós-Segunda Guerra Mundial, a vida deles não foi nada fácil, já que encontrar um emprego, após um período turbulento, era um grande desafio, trabalhar e produzir era sua filosofia de vida, deixando de lado o idealismo. O individualismo, a ambição e a dependência do trabalho são os valores em que os nascidos nessa geração cresceram). GERAÇÃO Y (são os nascidos na década de 80 e 90, eles viveram na época analógica e migraram para o mundo digital. Ao contrário das gerações anteriores, o mundo, em virtude da crise econômica, exigiu deles uma maior preparação para conseguir um emprego, uma vez que a concorrência cresceu). GERAÇÃO Z (Nascidos nos anos de 2000 e 2010, é um grupo de pessoas marcado pela Internet, ela invade sua casa, sua educação e sua forma de se socializar. E se, para a geração Y é complicado encontrar trabalho, a situação dos pós-millenials é ainda pior, pois eles gostam de ter tudo aquilo que desejam de forma imediata, uma consequência do mundo digital em que estão imersos. Seu estilo de vida também está marcado pelos youtubers), ou seja, entender um pouco desse processo de gerações, vai fazer toda a diferença, pois vamos saber onde nos encaixamos.
Concluo que essa palestra foi de suma importância, pois me proporcionou um amplo conhecimento na área sobre Liderança Transformacional, contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, sei que a liderança transformacional tem obtido maior sucesso em ambientes ágeis e inovadores, os quais comportam a experimentação, o desafio e podem se submeter a alguns riscos. É um estilo voltado à melhoria contínua, ao progresso e à visão de futuro. Por fim, por meio desse tipo de gestão é muito mais simples adequar o time à cultura organizacional, isso porque todos se empenham para um mesmo objetivo e alcançam melhores resultados. 
CARGA HORÁRIA: 10 H - POLO UNIP NOVA MUTUM MT - ALUNA: ADLA

Outros materiais