Buscar

E_Madeira_1_ - Alison Rocha de Albuquerque

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FASB - Faculdade Sul da Bahia – Cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo 
Disciplina: Estruturas de Madeira
Turma: 7° Período 
Docente: Edival Almeida Galvão Júnior 
Aluno: Alison Rocha de Albuquerque
Exercício de Aprendizagem
A Madeira como Material de Construção
1. O que são anéis anuais de crescimento?
Resposta: 
Servem para determinar a idade de uma árvore através do seu tronco. Sendo assim cada anel de crescimento é formado pelo lenho primaveril e pelo lenho estival.  O lenho primaveril, formado na primavera, é mais claro e apresenta células com paredes mais finas. Já o lenho estival, formado durante o verão, é mais escuro e apresenta células com paredes mais espessas. No outono e inverno, o câmbio permanece em repouso.
2. Quais são as principais diferenças entre a microestrutura das madeiras duras (dicotiledôneas) e das madeiras macias (coníferas)?
Resposta:
Nas madeiras macias 90% do volume é composto de fibras longitudinais que são o elemento portante das árvores, têm a função de conduzir a seiva por tensão superficial e capilaridade através dos canais formados pela cadeia de células. As fibras têm extremidades permeáveis e perfurações laterais que permitem passagem de líquidos. Já nas madeiras duras as células longitudinais são fechadas nas extremidades, então a seiva circula em outra células de grande diâmetro com extremidades abertas, justapostas denominadas vasos ou canais. As fibras têm apenas a função de elemento portante.
3. O que é ponto de saturação das fibras?
Resposta: 
O ponto de saturação das fibras (PSF) corresponde ao teor de umidade em que toda a água capilar se evaporou e permanece na madeira o máximo da água higroscópica, saturando as paredes das fibras.
4. Cite os diferentes tipos de umidade das madeiras.
Resposta: 
Umidade decorrente de intempéries; Umidade proveniente da infiltração; Umidade ascendente por capilaridade
5. Explique as diferentes etapas de produção da madeira a partir da extração da árvore.
Resposta: 
De uma maneira geral o processo de produção de madeira serrada envolve as etapas de plantio florestal, colheita e processamento mecânico. Este último, por sua vez inclui os processos de desdobro, tratamento prévio e secagem.
O processo tem início com a entrega da matéria prima em bruto na zona de recolha e armazenamento da serração. Os troncos são então transportados para uma área de análise e seleção automática das espécies de árvore e de corte inicial.
Em função da classificação, os troncos são então separados e empilhados para posterior uso.
Da zona de separação os troncos são conduzidos para as instalações de serração propriamente ditas, onde são retiradas a casca e as inserções de galhos.
Em seguida os troncos são introduzidos numa primeira máquina de corte longitudinal que dá origem aos elementos de madeira, que são mais uma vez separados e ordenados para operações posteriores. Tanto nesta como nas restantes fases, todos os subprodutos, como aparas de madeira e cascas são conduzidas para outras zonas da fábrica, onde são sujeitos a reciclagem.
Depois do corte os elementos de madeira são transportados para os fornos de secagem, que permitem acelerar a estabilização das condições de humidade.
Após a secagem, são conduzidos para uma zona de aplainamento, onde lhes é dado um acabamento superficial final.
Depois do corte transversal de acordo com as especificações do cliente, os elementos finalizados são embalados e levados para a zona de armazenagem e distribuição, de onde partem para o seu destino final.

Continue navegando