A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Primeiros Socorrros A4

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme nosso material de estudos, em vítimas politraumatizadas, a abordagem primária no atendimento de socorro e urgência pode ser subdivida em abordagem rápida e completa. Na completa, os socorristas devem seguir uma sequência de passos, convencionalmente conhecidos como ABCDE do trauma ou ABCDE da vida.
Essa sequência deve ser iniciada com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.a escuta da respiração e a observação do movimento do tórax.
	Resposta Correta:
	 
.a abertura das vias aéreas.
	Feedback da resposta:
	Não é isso, sua resposta está equivocada. Tente se lembrar a respeito dos nossos estudos quanto ao ABCDE do trauma ou ABCDE da vida. Quais procedimentos são tomados e em qual sequência? Releia o conteúdo e responda outra vez!
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As lesões de traumatismo craniano podem se apresentar como abertas ou fechadas. No caso das lesões abertas, podemos visualizar a deformação do crânio, inclusive com regiões com afundamento. É comum, ainda, que líquidos extravasem pelos ouvidos e nariz. Já nas lesões fechadas, não é possível identificar as deformações sofridas, sendo que o cérebro é o mais afetado com o impacto.
Dessa forma, quando temos um trauma, ocorre o deslocamento do cérebro dentro da caixa craniana, gerando edemas cerebrais. Neste caso, trata-se de qual lesão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Concussão.
	Resposta Correta:
	 
.Concussão.
	Feedback da resposta:
	Certa resposta, muito bem! Conforme nosso material de estudos, a concussão se caracteriza por um trauma na cabeça, fazendo o deslocamento do cérebro dentro da caixa craniana e gerando edemas cerebrais.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Com base em nossos estudos, transportar a vítima é uma tarefa arriscada, pois, em muitos casos, tentamos realizar uma boa ação, mas acabamos agravando o quadro. Em situações de traumas violentos, por exemplo, um simples movimento inadequado pode desencadear um comprimento de medula e até uma paralisia.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir quanto a situações em que devemos mover a vítima sem imobilizá-la e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Quando a vítima estiver em local de risco iminente.
II. (   ) Quando sua posição estiver obstruindo suas vias aéreas ou impedindo a realização da análise primária.
III. (   ) Para garantir acesso a uma vítima mais grave.
IV. (   ) Quando a vítima estiver consciente e reclamando de dor nas costas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
.V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Infelizmente sua resposta está equivocada. Em primeiros socorros, quando a vítima deve ser transportada para outro local? Em quais casos ela deve ser mantida onde está? Reveja o conteúdo sobre a temática e tente responder outra vez!
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o conteúdo estudado, podemos entender que os ferimentos podem ser classificados como abertos ou fechados. Nos abertos, temos as feridas incisivas, contusas, perfurocortantes, penetrantes, transfixantes, abrasivas, avulsivas (amputações) e lacerações. Nos fechados, por sua vez, temos os hematomas e as contusões.
Por exemplo, no caso de um marceneiro que, utilizando uma pistola de pregos, por acidente, acaba pregando a mão, havendo um ferimento transfixante, qual procedimento deverá ser adotado nos primeiros socorros?
I. Remover o prego da mão da vítima.
II. Estabilizar o prego para evitar o agravamento da lesão.
III. Imobilizar a mão da vítima para evitar sequelas.
IV. Controlar as hemorragias presentes, se houver.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, resposta correta! Em vítimas com ferimentos transfixantes, é preciso tomar muito cuidado com o corpo estranho. Assim, deve-se imobilizar o membro afetado da vítima, estabilizar o corpo estranho para não gravar a lesão e, em casos de hemorragias, controlá-las adequadamente.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Não é aconselhável que um leigo realize o transporte de pacientes em estado aparentemente grave, apresentando hemorragia, dispneico, perca de consciência ou lesões externas. O melhor a ser feito é esperar o serviço móvel de urgência para a realização da conduta. No entanto, caso seja necessário, em casos de mobilização e transporte por leigos, é preciso considerar o tipo de transporte e o estado geral da vítima.
Dessa forma, em situações em que o acidentado pode caminhar e o socorro é feito por uma única pessoa, deve-se optar pelo transporte:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.de apoio.
	Resposta Correta:
	 
.de apoio.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está certa! Durante o transporte de vítimas, caso estas tenham condições de andar, o ideal é que o indivíduo que está auxiliando sirva como apoio para ajudar na locomoção até um veículo que levará o paciente para o hospital.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	As pancadas na cabeça, geralmente, não precisam ser tratadas com urgência, mas é preciso ficar alerta se há algum sintoma. Em casos de uma pancada muito forte — como acontece em acidentes de trânsito —, é preciso saber como proceder, visto que em alguns casos surgem sintomas, como dor intensa na cabeça, inchaço no local, náuseas intensas, confusão na fala ou falta de equilíbrio. Neste caso, os sinais apresentados são típicos de vítimas de TCE, ou seja, traumatismo craniano encefálico.
Sendo assim, em caso de o socorrista verificar os sintomas de um possível TCE, quais atitudes devem ser colocadas em prática?
I. Observar  o nível de consciência da vítima mexendo nela.
II. Manter a vítima imobilizada.
III. Em caso de hemorragia, estancar o vazamento de sangue.
IV. Oferecer para a vítima água e calmante para tranquilizá-la.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
. I e II, apenas .
	Resposta Correta:
	 
.II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Não é isso, sua resposta está errada. Releia nosso material de estudos a respeito dos sintomas e procedimentos adotados em vítimas de traumatismo craniano. Após uma nova leitura, responda novamente à questão!
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme nosso material de estudos, o traumatismo craniano é um grave problema de saúde pública, visto que assume a principal causa de mortes e sequelas em crianças e adultos jovens. Sendo assim, o conhecimento das causas do traumatismo craniano possibilita a implantação de medidas no socorro de urgência.
Dessa forma, quais são os principais sintomas de TCE?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.Comprometimento da consciência e confusão mental.
	Resposta Correta:
	 
.Comprometimento da consciência e confusão mental.
	Feedback da resposta:
	Parabéns, sua resposta está correta! Como sabemos, o traumatismo craniano tem alguns sintomas, sendo que, entre eles, podemos citar o comprometimento da consciência e a confusão mental, devido ao impacto na caixa craniana.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Imagine a seguinte situação: na partida de futebol, em um lance de escanteio, a equipe A está no ataque e a B está defendendo sua meta. O jogador cobra o escanteio e começa o empurra-empurra na área. O atacante se desmarca para cabecear a bola, mas, antes dele chegar na bola, o zagueiro acerta uma joelhada na altura da sua coxa, que cai com o impacto, formando um edema grande no quadríceps do atleta.
Nesse contexto, com base em nossos estudos sobre a contusão, qual procedimento deveria ser feito para auxiliar o atleta machucado?
I. Colocar uma bolsa de gelo no local.
II. Usar um torniquete.
III. Fazer uma compressão.
IV. Massagear o local afetado.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
.I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
.I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta!