Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação II Individual SEGURANÇA INDUSTRIAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Segurança Industrial (SEG53)
	Avaliação:
	Avaliação II – Individual SEGURANÇA INDUSTRIAL
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A poeira é composta por partículas suspensas no ar, liberadas durante os processos de trituração, manejo, pulverização ou decomposição de materiais sólidos. Quando a poeira é inalada, as partículas maiores encontram algumas defesas naturais do trato respiratório e ficam retidas nos pelos do nariz, no muco existente na traqueia, brônquios e nos bronquíolos. Entretanto, é bem provável que as partículas menores atinjam as partes mais profundas dos pulmões. Com relação à proteção contra poeiras minerais na atividade de mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem limites de tolerância para a exposição dos trabalhadores a poeiras minerais, e esse agente deve ser monitorado no ambiente de trabalho, para que não ultrapasse os limites, pois, caso contrário, medidas de proteção deverão ser adotadas, neutralizando ou eliminando seus efeitos aos trabalhadores.
(    ) As minas subterrâneas não necessitam de umidificação, pois as condições de umidade do subsolo dispensam esta medida.
(    ) No Grupo Homogêneo de Exposição (GHE), a homogeneidade resulta do fato da distribuição da probabilidade de exposição poder ser considerada a mesma para todos os membros do grupo.
(   ) Os EPIs não devem ser dispensados, pois eles contribuem, com outras medidas, para a proteção da saúde dos trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.racconet.com.br/revistas/Infoseg_Edicao26_Perigos_Exposicao_Poeira.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana, de natureza técnica ou ainda a causas exteriores ao trabalho. Os riscos ocupacionais surgem, muitas vezes, associados a riscos de acidentes industriais e de impactos ambientais. Com relação aos riscos que encontramos na etapa de fornos e vazamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Riscos físicos.
II- Riscos químicos.
III- Riscos de acidentes.
(    ) Desidratação.
(    ) Cortes e distúrbio na visão.
(    ) Exaustão do calor.
(    ) Problemas respiratórios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/Risco/PrevRiscoLaboral/Pages/RiscoOcupacional.aspx>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	I - II - III - I.
	 b)
	III - I - II - III.
	 c)
	II - II - I - III.
	 d)
	I - III - I - II.
	3.
	O objetivo do beneficiamento é eliminar ineficiência e resíduos, assegurando que o material recuperável possível seja extraído do minério. Diversas técnicas podem ser utilizadas para isso, muitas vezes começando com a moagem do minério em partículas. Uma vez retiradas do solo, as partículas podem ser peneiradas e classificadas para extrair material utilizável e deixar os resíduos de lado. Com relação ao beneficiamento na atividade de mineração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que o desbloqueamento do comando de acionamento dos equipamentos possa ser realizado, é necessário que seja feito pelo executor da atividade.
(    ) Os locais em que ocorrem a passagem de pessoas devem apresentar boa sinalização de perigo e inclusive bem protegidos.
(    ) Quando ocorrer deslocamento efetivo no desenvolvimento das atividades, deve existir sinal sonoro audível de alerta para os trabalhadores que participam da atividade, bem como aos que permanecem próximo ao local.
(    ) A disposição dos equipamentos de beneficiamento deve prevenir que ocorram distâncias entre si, dificultando, assim, a circulação de pessoas e equipamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6886-beneficiamento-na-industria-de-mineracao/>. Acesso em: 2 mar. 2015.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Entende-se por mineração todos os processos e as atividades industriais que têm por finalidade a extração de substâncias minerais do solo, a partir da perfuração ou contato com suas áreas de depósitos ou massas minerais. Referente aos sistemas de comunicação na indústria da mineração, analise as sentenças a seguir:
I- Os sistemas de comunicação para a indústria da mineração é regulamentado pela NR 22.
II- Somente os operadores de transporte devem ficar cientes da tabela de códigos existente na empresa.
III- Alguns setores da mina devem ser interligados por telefone, como a segurança e a medicina do trabalho e a manutenção.
IV- Quando algum problema é detectado no sistema de comunicação, o transporte deve ser parado para manutenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://tecnicoemineracao.com.br/mineracao-brasil-atual-e-sua-influencia-na-economia-nacional/>. Acesso em: 17 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças, objetos decorativos, joias/bijuterias, carcaças de máquinas, lingotes e outros. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades. Diferentes etapas compõem o processo de fundição. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Confecção do modelo.
II- Fusão.
III- Vazamento.
IV- Rebarbação.
(    ) Etapa que transforma o metal para vazamento nos moldes.
(    ) Etapa que promove a retirada dos canais de alimentação, alimentadores, massalotes ou rebarbas existentes.
(    ) Apresenta o formato da peça a ser fundida, servirá para a construção do molde. Suas dimensões devem prever a contração do metal e o sobremetal para posterior usinagem, se for o caso.
(    ) Processo de enchimento do molde com o ferro fundido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/fundicao/>. Acesso em: 27 fev. 2015.
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	6.
	É uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. A que se refere esse termo?
	 a)
	Processo empresarial.
	 b)
	Stakeholders.
	 c)
	Controle por processos.
	 d)
	Fornecedores.
	7.
	Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana (comportamentos individuais e metodologias no desenvolvimento dos trabalhos), de natureza técnica (ambiente de trabalho, equipamentos, ferramentas, máquinas e materiais) ou ainda a causas exteriores ao trabalho (condições climatéricas adversas ou outras provocadas por terceiros). Os riscos ocupacionais surgem, muitas vezes, associados a riscos de acidentes industriais e de impactos ambientais. Com relação aos riscos ocupacionais relacionados à atividade de trabalho em fornos e vazamentos da fundição nas indústrias metalúrgicas, analise as sentenças a seguir:
I- O risco físico ruído está presente, bem como o calor e a radiação não ionizante.
II- Os riscos relacionados ao trabalho em fornos e ao vazamento podem ser: físicos, químicos, de acidentes e os ergonômicos.
III- O risco químico
Página12