Buscar

prova discursiva Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454433) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13113160
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender. A forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.
A partir desta afirmativa, disserte sobre os diferentes tipos de aprender do ser humano.
	Resposta Esperada:
Aprender é circunstancial ao ser humano, já que seu êxito como espécie depende de sua capacidade de aprender e inovar. A curiosidade é uma de suas características mais surpreendentes. Em nossa sociedade atual, inserida em um processo de intercâmbio intercultural - globalizada - e de acelerada troca social pelo impacto do desenvolvimento científico e tecnológico, aprender é algo mais do que um impulso humano. É uma sofisticada necessidade cultural que permite aos indivíduos adaptarem-se e sobreviverem em um círculo que troca continuadamente, assim como preservar sua identidade. Neste contexto, aprender deixa de ser a atividade própria de uma época da vida - a criança e o jovem - para converter-se em um processo de aprendizagem permanente. Por outro lado, graças aos avanços da Psicologia, da Sociologia e da Pedagogia, assim como das aplicações das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, hoje é possível aprender melhor, cientificamente. É possível aprender a aprender, a conviver e aprender a ser.
	2.
	Se refletirmos sobre o conceito ?inteligência?, podemos compreendê-la como um aspecto próprio do sujeito, bem como as apropriações do meio cultural vivenciado por ele. A inteligência torna-se um processo mutável, à medida que o sujeito conhece, assimila e transforma as informações do mundo no qual está inserido. Neste sentido, discorra sobre a contribuição dos autores Piaget e Vygotsky sobre o estudo da inteligência.
	Resposta Esperada:
Os autores Piaget e Vygotsky estudaram o conceito inteligência e contribuíram com suas concepções sobre o assunto. Para esses autores, a inteligência apresenta-se como processo dinâmico e construído na interação do sujeito e da cultura, com seus sistemas simbólicos.
Para Piaget, era possível construir a inteligência na relação da ação do sujeito com o objeto, sobre a realidade que o cerca. Considera relevante o processo e não o fim.
Já para Vygotsky, a inteligência pode ser aprimorada a partir de novas aprendizagens que o sujeito vai construindo através de novos elementos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais