Buscar

Simulado de Psicologia Industrial E Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Psicologia Industrial E Organizacional
Simulado ODUzMTA2MjA2MzAxNTk2NDY4Mjk5
Realizado em 03/08/2020 12:59
Aluno(a) CLÁUDIO ANDRÉ DA SILVA
Sua nota neste simulado 60
1ª) Sobre a psicologia organizacional e o papel do psicólogo nas empresas assinale a alternativa correta:
A psicologia organizacional apoia com técnicas e conceitos o processo de formação de um comportamento necessário para a criação de um ambiente e clima organizacional equilibrado, favorável e estável para enfrentar os desafios do ambiente externo.
O objetivo do psicólogo na organização é "identificar e analisar as necessidades derivadas, das atividades de trabalho, suas condições e implicações."
O objetivo da psicologia na organização é dar suporte aos colaboradores no aspecto de trabalho em grupo, ajudando a ter flexibilidade, participar efetivamente na busca de resultados, agir criativamente e inovar processos e métodos organizacionais, proporcionando um melhor ambiente de trabalho.
As atividades exercidas dentro desse papel, que são fundamentadas em técnicas e instrumentos da Psicologia e relacionadas à díade homem & trabalho, podem trazer desenvolvimento para a empresa, o trabalhador e a sociedade.
Todas as alternativas estão corretas.
2ª) Erving Goffman, autor de O estigma e A representação do eu na vida cotidiana, usa conceitos da Teoria do Teatro para retratar a importância das relações interpessoais. Avalie se as proposições abaixo são verdadeiras, sobre as interações sociais. I - Como os papéis são representados em função das expectativas normativas da plateia, os indivíduos estigmatizados tendem a se identificarem e se apresentarem como incompetentes ou não cofiáveis, concretizando a sua própria segregação. II - Nas instituições chamadas de totais, os indivíduos têm sua identidade modificada, em função da representação de um papel, estabelecendo uma função ao conjunto de papéis profissionais institucionalizados - o preso adquire a identidade de preso -, para afirmar a existência da equipe de guardas. III - São três tipos de estigma nitidamente diferentes identificados nos indivíduos. IV - A representação de papéis não se define nas interações entre grupos – atores e plateia –, que têm seus papéis definidos por suas regras e normas – fachada, cenários, direção. V - Quando um indivíduo representa um papel, implicitamente solicita de seus observadores que levem a sério a impressão sustentada perante eles, que os observadores acreditem que o personagem que veem no momento possui atributos que aparenta possuir. Considere as alternativas:
II, III, IV e V são verdadeiras.
I, II, III e V são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.
I, III, IV e V são verdadeiras.
I, II, III, IV e V são verdadeiras.
3ª) (ENADE 2009) O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível. O Banco decidiu programar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que: I - seja voltada para o cliente; II - valorize a inovação e a criatividade; III - mantenha as crenças existentes; IV - promova o aprender a aprender; V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos. Estão corretos, apenas, os itens:
I, II e III.
I, II e IV.
III, IV e V.
I, II, III e V.
I, II,III, IV e V.
4ª) Quando falamos em Conformidade e Persuasão estamos nos referindo ao fato de uma pessoa induzir outra a comportar-se de uma determinada maneira. Se fizermos uma breve análise do nosso comportamento observaremos que estamos constantemente influenciando alguém, ou sendo influenciado por alguém, seja isso consciente ou inconscientemente. Segundo French e Raven (1959) citados pelo Aroldo Rodrigues (et al.) em Psicologia Social são 6 tipos de Poder e está correto afirmar: I. Poder de recompensa: quando A é capaz de influenciar B em virtude da possibilidade que A tem de recompensar B caso este obedeça. II. Poder de coerção: quando A é capaz de influenciar B em virtude da possibilidade que A tem de infligir castigos a B caso este não obedeça. III. Poder de referência: quando a influência exercida por A sobre B decorre do fato de B ter A como ponto de referência (positiva ou negativa). IV. Poder de conhecimento: quando A ter poder de conhecimento sobre B, B deve seguir as indicações de A em virtude dos conhecimentos por este apresentadas. V. Poder de informação: quando A, muda seu comportamento ou atitude em função de uma reorganização cognitiva provocada pelo conteúdo de uma influência exercida por outra pessoa, B. VI. Poder de legitimidade: são comportamentos adequados ou não. A propriedade ou impropriedade do comportamento numa situação específica pode decorrer de tradição, crenças, normas sociais, etc. Estão CORRETAS somente as afirmativas:
I, II, III, IV, V e VI são verdadeiras.
II, III, IV, V e VI são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.
I, II, III e V são verdadeiras.
I, III, IV e V são verdadeiras.
5ª) Devido à praticidade e objetividade, características oriundas a forma como vem sendo empregada hoje em grande parte das organizações, a Avaliação Individual de Desempenho ocupa um papel cada vez mais relevante na mensuração e monitoramento do resultado do trabalho das pessoas, podendo inclusive alimentar outros processos de Recursos Humanos (como capacitação e gestão de desempenho) e servir como base para tomada de inúmeras decisões sobre carreira e remuneração. O desempenho no trabalho é um aspecto central para a gestão de pessoas na organização, pois é por meio do desempenho de seus colaboradores que as organizações alcançam seus objetivos. Considerando os aspectos conceituais e metodológicos acerca de desempenho e de estratégias para sua mensuração, assinale a opção correta.
O desempenho no trabalho é determinado exclusivamente pelas competências do trabalhador.
São medidas subjetivas de avaliação de desempenho o formulário de classificação por gráficos e a escala de observação do comportamento.
As medidas objetivas de desempenho são relativas ao julgamento que o supervisor faz do desenvolvimento do trabalho do colaborador.
No desenvolvimento de estratégias para aferição do desempenho funcional, o critério real define o que se considera um bom desempenho, ao passo que o critério teórico define exatamente o que deve ser medido para a avaliação desse desempenho.
As medidas objetivas de avaliação de desempenho são a melhor estratégia conhecida de avaliação do desempenho funcional, sendo aplicáveis a qualquer tipo de atividade ocupacional, independente do grau de escolaridade.
6ª) Avalie as proposições abaixo. Segundo a proposta de Rodrigues, Assmar e Jablonski (2010), a Psicologia Social: I. Estuda etapas do desenvolvimento social da criança e do adolescente. II. Estuda como a situação social influencia comportamentos e pensamentos. III. Considera mais importante a realidade percebida que a realidade subjetiva. IV. Tem por finalidade encontrar solução para os problemas sociais. V. Pode ajudar a planejar soluções para problemas sociais.
I, II, III e V são verdadeiras.
II, III, IV e V são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.
I, III, IV e V são verdadeiras.
I, II, III, IV e V são verdadeiras.
7ª) A discussão sobre a sociedade e o envelhecimento tem sido retomada a partir do aumento da expectativa de vida, demandando políticas públicas que orientem e articulem os diferentes segmentos de atendimento a esses grupos. Quanto às contribuições da psicossociologia do envelhecimento, são feitas as seguintes afirmativas: I. A teoria psicossociológica dispõe de modelos práticos e adequados para tratar do processo de envelhecimento na contemporaneidade, ainda assim a expectativa de vida média ao nascer é pequena nos tempos atuais.II. Implica compreender o envelhecimento como etapa final do ciclo de vida, incorporando contribuições de outras ciências. III. O estudo do envelhecimento deve incorporar as novas dimensões tecnológicas que incrementam a qualidade de vida e a longevidade. IV. A pesquisa em psicossociologia deve ampliar os estudos sobre a memória, já que é uma das funções que sofre maior desgaste durante o envelhecer. V. Mesmo considerando a complexidade do conhecimento e das consequências da fragmentação dos saberes, o psicólogo social integrado à saúde promove a ética integração das ciências. Estão CORRETAS somente as afirmativas:
I, II, III, IV e V são verdadeiras.
II, III, IV e V são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras.
I, II, III e V são verdadeiras.
I, III, IV e V são verdadeiras.
8ª) Segundo Rodrigues, apesar de serem relativamente estáveis, as atitudes são passíveis de mudança e são sentimentos pró ou contra pessoas e coisas que entramos em contato. Leia com atenção o seguinte texto: O trânsito é um fenômeno coletivo que explicita o conflito entre desejos individuais e prescrições sociais de condutas. O resultado das ações e atitudes dos indivíduos têm sido considerados pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública. Há mortos parcialmente contabilizados, mutilados desconhecidos e sofrimento numa dimensão gigantesca. Constitui-se em fenômenos evitáveis, a partir das ações e atitudes do indivíduo que toma as decisões. Para a tomada e mudança de decisões, concorrem diversos fatores conhecidos da Psicologia, entre eles, a percepção de risco, que se constitui a partir de fatores sociais, intrapessoais e interpessoais, considerados ainda em suas dimensões cognitivas, comportamentais e afetivas. A seguir: I. As perspectivas individualistas devem incorporar a dimensão coletiva do comportamento individual, e as perspectivas sociais devem considerar o indivíduo como ator. II. As práticas sociais no trânsito estão sujeitas a mudanças de acordo os episódios estabelecidos, ou seja, uma informação nova, uma nova experiência, podem criar um estado de inconsistência entre os três componentes atitudinais de forma a resultar numa mudança de atitude. III. As desavenças e comportamentos agressivos em situações de trânsito, sem real fundamento, significam muitas vezes que a representação cognitiva que a pessoa tem de um objeto social é vaga ou errônea. IV. O estudo do papel social do motorista revela a interação característica do principal ator do trânsito, permitindo intervir na boa regulação do sistema, para tal devem estar em harmonia suas dimensões atitudinais. V. Perspectivas individualistas e as experiências da pessoa, associadas a situação atual, determinarão o seu comportamento. Considere as alternativas:
II, III, IV e V são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras.
I, II, III e V são verdadeiras.
I, II, III, IV e V são verdadeiras.
I, III, IV e V são verdadeiras.
9ª) O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
Na divisão do trabalho, o líder autocrático determina a tarefa de cada um e cada qual escolhe seu companheiro de trabalho. Na liderança democrática, o grupo decide sobre a divisão de trabalho e sobre o parceiro de cada um.
Na programação dos trabalhos, tanto o líder democrático como o liberal não interferem de nenhuma forma nas decisões do grupo.
As características comportamentais predominantes dos subordinados do líder liberal e do líder democrático são similares quanto à escolha do que fazer e quando fazer.
O volume dos resultados produzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.
Grupos submetidos às lideranças liberais e democráticas tendem ao individualismo e a ignorar o líder com o passar do tempo.
10ª) Muitas empresas têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho. POR QUE As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.

Continue navegando