Buscar

Prova de Administração Financeira nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Erasmo Simões 
Prova de Administração Financeira nas Organizações - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Nota : 0.8 / 1.0
Questão 1 de 5
O mercado de câmbio negocia as moedas internacionais conversíveis pelas instituições credenciadas pelo Banco Central. Como exemplo de transação, temos as empresas exportadoras que comercializam no mercado externo e precisam converter em moeda nacional a moeda estrangeira recebida, vendendo-a para uma instituição autorizada a negociá-la. No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Quanto ao mercado de câmbio brasileiro é correto afirmar que:
A - Mercado de câmbio corresponde as importações e exportações brasileiras.
B - Mercado de câmbio é regulamentado pelos Estados Unidos da América, pois a moeda utilizada é o Dólar Americano.
C - O mercado de câmbio é a venda de dólares para turistas e investidores.
D - O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira.
E - O mercado de câmbio fiscaliza a imigração e emigração nas fronteiras nacionais e a entrada de produtos.
Questão 2 de 5
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Um banco é uma instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, regulado pelo Banco Central do Brasil, quais das funções a seguir devem ser cumpridas pelos bancos:
I. Rentabiliza as economias e poupanças das pessoas e empresas através do pagamento de juros.
II. O maior crescimento da margem de seu lucro com taxas de juros mais robustas.
III. O menor crescimento das participações do controle do sistema financeiro nacional.
IV. Financia o consumo e o investimento das pessoas e empresas cobrando para isso juros e comissões.
A - Apenas nas afirmativas I e II.
B - Apenas nas afirmativas I e III.
C - Apenas nas afirmativas I e IV.
D - Apenas nas afirmativas I, II e IV.
E - Nas afirmativas I, II, III,e IV.
Questão 3 de 5
A gestão do fluxo de caixa é um dos aspectos mais importantes da administração financeira. Sem uma adequada disponibilidade de dinheiro no dia a dia, mesmo uma empresa com vendas elevadas poderia falhar. Com vencimento das contas, tem de haver dinheiro disponível para pagá-las. Se uma empresa não puder pagar as contas os fornecedores poderão se recusar a entregar e os funcionários vão procurar outros trabalhos. Problemas de fluxo de caixa são causas mais comuns de falência. Estudamos que o Fluxo de caixa é o fluxo de dinheiro que entra e sai de uma empresa em um determinado período de tempo e as previsões do fluxo de caixa são as estimativas do fluxo de caixa futuro. De acordo com os estudos abordado qual das alternativas a seguir representa a gestão de fluxo de caixa:
A - A gestão do fluxo do caixa consiste no gerenciamento do caixa por um bom profissional com experiência em PDV e registradoras.
B - A gestão se dá com a habilidade em se conseguir dinheiro através de empréstimo ou financiamentos, mantendo a empresa em constante crescimento.
C - A vontade do empresário em crescer e aumentar o estoque, pois com maior estoque se tem maior vendas, com isso o volume de negócios possibilita o aumento do fluxo de caixa.
D - O fluxo de caixa é a maneira que a empresa determina como se dará seus recebíveis, 30, 60, 90 ou 120 dias para seus clientes pagarem.
E - Para preparar uma previsão de fluxo de caixa, as empresas precisam estimar todo dinheiro que entra e sai da empresa, mês a mês, esses fluxos de dinheiro são colocados em seguida em uma grade que mostra os movimentos em cada mês.
Questão 4 de 5
As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores. No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM. As bolsas têm ampla autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM. É correto afirmar, quanto as bolsas de valores:
A - As Bolsas comerciais/múltiplos caracterizam-se por realizar operações financeiras de concessões de créditos, por meio de descontos de títulos, crédito rural, cheques especiais, crédito pessoal, empréstimos para giro, entre outras.
B - As bolsas de hipotecas encontram e arranjam financiamento para projetos imobiliários.
C - As bolsas de investimentos, ao contrário dos bancos comerciais, atuam mais a longo prazo, oferecendo intermediação financeira às empresas no levantamento de recursos para suprir suas necessidades de capital fixo e de giro e em operações de maior escala.
D - As bolsas de sociedades de arrendamento mercantil, que realizam operações de leasing; as financeiras, voltadas ao crédito direto ao consumidor.
E - As bolsas de valores são entidades jurídicas, com responsabilidades e funções de interesse público. No Brasil, temos a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), oferecem facilidades para a realização dos negócios e o controle das operações, permitindo a livre formação dos preços, conferindo garantias às operações realizadas e oferecendo mecanismos de custódia e liquidação de negócios.
Questão 5 de 5
O Conselho Monetário Nacional - CMN tem a missão normativa básica de definir as diretrizes de funcionamento do sistema financeiro nacional e formular toda a política de moeda e crédito da economia, visando atender aos interesses econômicos e sociais. O Banco Central – Bacen, vincula-se CMN, como entidade supervisora. Como atividades de supervisão e fiscalização são atribuídas ao Banco Central:
A - Atua na fiscalização das atividades das entidades fechadas de previdência privada (fundos de pensão).
B - Atua na normatização, no controle e na fiscalização dos mercados de seguro, resseguro, previdência privada aberta e capitalização.
C - Atua na supervisão e fiscalização do mercado financeiro, na gestão do sistema financeiro e na execução da política monetária do governo. 
D - Atua na supervisão e no controle do fomento do mercado de valores mobiliários, abrangendo três importantes segmentos financeiros do mercado: as instituições financeiras, as companhias de capital aberto emitentes de títulos e valores imobiliários e o
E - Atua no controle de entrada e saída de produtos e mercadorias do portos brasileiros e

Outros materiais