Buscar

RESUMO CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS SOCIAIS
O senso comum é a nossa primeira forma de compreensão do mundo, resultante da herança cultural dos grupos sociais em que estamos inseridos.
O desenvolvimento da razão conduziu a uma nova atitude diante da possibilidade de explicar os fatos sociais de maneira lógica e coerente. O conhecimento científico se pauta na realidade concreta e é baseado na experimentação e não apenas na razão. É um saber que possui uma ordenação lógica e busca constantemente se repensar.
 Em A Utopia, Thomas Morus (1478-1535) defende a igualdade e a concórdia e concebe um modelo de sociedade no qual todos têm as mesmas condições de vida e executam em rodízio os mesmos trabalhos.
 Em sua obra O Príncipe, Maquiavel afirma que o destino da sociedade depende da ação dos governantes e explora as condições pelas quais um monarca absoluto é capaz de obter êxitos. Além disso, Maquiavel acredita que o poder depende das características pessoais do governante, de suas virtudes, das circunstâncias históricas e de fatos que ocorrem independentemente de sua vontade.
A sociologia pré-científica
Renascimento: Os valores sociais eram:
 Antropocentrismo: o homem se coloca como centro de tudo;
 Laicidade: separação das questões transcendentais das preocupações imediatas do dia a dia;
 Individualismo: valorização da autonomia individual em detrimento da coletividade;
 Racionalismo: modo de pensar que atribui valor somente à razão;
 Hedonismo: dedicação ao prazer como estilo de vida.
O século das luzes
Os filósofos iluministas concebiam a política como uma coletividade organizada e contratual. O poder surgiu como uma construção lógica e jurídica que independia de quem o ocupava e se fazia de forma temporária ou representativa.
 A sociedade passou a ser vista como portadora de diferentes instâncias, como a política, a jurídica, a social e a econômica, ou seja, surgiu a percepção de que o funcionamento da sociedade dependia da relação entre as partes que a compunham.
 Em um contexto de luta contra o poder absolutista que atravancava o desenvolvimento do comércio e a efetivação dos princípios de representatividade política, as massas foram conclamadas a defender a democracia e a igualdade jurídica entre os homens na constituição de um regime republicano.
desigualdades natural ou física, desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida (ROUSSEAU). O primeiro que, cercando um terreno, se lembrou de dizer: isto é meu foi o verdadeiro fundador da sociedade civil (ROUSSEAU).
Revoluções burguesas
As revoluções burguesas foram: a Revolução Gloriosa (1680), na Inglaterra, a Revolução Francesa (1789), a Independência Americana (1776) e a Revolução Industrial inglesa a partir de 1750.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial significou mais do que a introdução da máquina a vapor e o aperfeiçoamento dos métodos produtivos, ela nasceu sob a égide da liberdade ao permitir aos empresários industriais que desenvolvessem e criassem novas formas de produzir e enriquecer.
Revolução Francesa
A crítica racional da vida em sociedade propiciou ao povo questionar as instituições políticas absolutistas e de base feudal presentes na França. O povo não aguentava mais pagar as altas taxas de impostos para manutenção de um grupo social que nada produzia. A burguesia também se opunha ao regime monárquico, pois este não permitia a livre constituição de empresas e a impossibilitava de realizar seus interesses econômicos. Em 1789, com a mobilização das massas em torno da defesa da igualdade e da liberdade, a burguesia tomou o poder e passou a atuar para a desestruturação do sistema feudal (agrário) que ainda era predominante na Europa.
O pensamento sociológico clássico tenta compreender a sociedade industrial. Esse é o motivo de se estudar pensadores que viveram no século XIX.
A importância da compreensão das principais matrizes do pensamento social se deve à sua capacidade de explicar o mundo contemporâneo, ou seja, a atualidade dessas obras reside no fato de que elas não foram corroídas pelo tempo e são plenamente capazes de lançar luz à compreensão dos problemas sociais presentes no mundo atual.
Augusto Comte (1798-1857)
É considerado o fundador da sociologia, pois foi ele o primeiro a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação e, além disso, a definir a especificidade do estudo científico da sociedade. Referências ao funcionamento do corpo humano e à teoria da evolução geral das espécies de Darwin Ele foi um crítico das ideias de Rousseau e das ideias iluministas que preconizavam a liberdade e a igualdade entre os homens e conduziram estes à discórdia. O restabelecimento da coesão social só seria possível com a constituição de uma nova ordem de ideias e conhecimentos representados pelo positivismo. Criar regras para atingir um bem estar
Émile Durkheim e o pensamento positivista
A relação indivíduo versus sociedade Como quaisquer animais, os humanos nascem dotados de impulsos, instintos e desejos herdados da natureza, dos 5 sentidos. Para conviverem pacificamente, os indivíduos devem aprender a limitar seus impulsos, desejos e instintos, que geralmente são violentos ou sexuais. Para isso, a sociedade estabelece valores e normas para guiar o comportamento dos indivíduos São as instituições que fazem o trabalho de transferência dos valores e normas sociais para os indivíduos, habituando-os à vida social. = socialização.
Os fatos sociais e a consciência coletiva Os fatos sociais são de natureza coletiva e se apresentam ao indivíduo como exteriores e coercitivos. Os fatos sociais são todos aqueles que apresentam três características: Exterioridade: não foram criados por nós, são exteriores à nossa vontade. Coercitividade: enquadram nosso comportamento, atuam pela intimidação e induzem o homem à aceitação das regras. Generalidade: qualidade do que é geral, ou seja, atingem um grande número de pessoas na sociedade. O crime: é aquele desvio que uma sociedade considerou tão perigoso e ofensivo que resolveu inibir ou punir com a lei. Para Durkheim, nenhuma sociedade estaria livre do crime: Como toda sociedade institui normas, o crime existirá sempre que alguém quebrar essas normas. O crime representa a desagregação dos laços que unem os indivíduos. Solidariedade mecânica e orgânica Durkheim identificou dois tipos de solidariedade social: Solidariedade mecânica: significa a união de pessoas a partir da semelhança na religião, na tradição ou nos sentimentos. Solidariedade orgânica: é a união de pessoas a partir da dependência que uma tem da outra para realizar alguma atividade social; é a dependência que cada um tem da atividade do outro.
Karl Marx e o materialismo histórico e dialético
Divisão do trabalho social Karl Marx foi fortemente influenciado por Hegel (1770-1831), que sistematizou os princípios da dialética. A dialética considera que as coisas possuem movimento e estão relacionadas umas com as outras. A realidade é um constante devir e seria marcada pela luta de opostos. Nesse modelo de análise, é a contradição que atua como verdadeiro motor do pensamento. O trabalhador não possui máquinas ou ferramentas, apenas seus próprios músculos e nervos; não define o lugar nem a jornada de trabalho; não define o que, como ou com que velocidade produzir; a máquina “usa” o trabalhador. Portanto, na dialética marxista, o dono das máquinas está sempre em oposição aos trabalhadores. Classes sociais A grande burguesia: classe detentora do poder econômico e dos meios de produção (1%). A burguesia (10%). O proletariado: não possui o poder econômico nem os modos de produção e, por isso, vende seu trabalho em troca de salário (40-80%). O lumpen: aqueles que são tão pobres e desorganizados, analfabetos e desprovidos, que não conseguem participar da sociedade organizada (5-30%)Salário, valor, lucro e mais-valia O salário é o valor da força de trabalho, considerada no capitalismo como uma mercadoria Ideologia burguesa e alienaçãoA ideologia burguesa procura criar uma “falsa consciência”, com o objetivo fazer com que as pessoas não percebam que a sociedade é dividida em classes sociais. Desse modo, essa ideologia contribui para a manutenção das estruturas de dominação. Alienação, no capitalismo, é a falta de consciência que é o seu trabalho que enriquece o patrão. O trabalhador se aliena, pois não se vê como produtor das riquezas.qualquer. Salário, valor, lucro e mais-valia Corresponde à quantia que permite ao trabalhador alimentar-se, vestir-se e cuidar dos filhos, garantindo, portanto, a reprodução das condições de vida do trabalhador e de sua família. O assalariado ganha menos do que a riqueza que produz. A diferença entre o valor da riqueza produzida e o salário é o lucro. Se o capitalista pagasse ao assalariado o valor da riqueza que este produz, não haveria exploração. Mais-valia é a diferença entre o preço de custo da força de trabalho (salário) e o valor da mercadoria produzida. A amplitude da contribuição de Karl Marx No plano cultural, a dominação burguesa se dá pelo controle dos meios de comunicação de massa, que difunde os valores e concepções da burguesia. REV Russa (1917), a Revolução Chinesa (1949) e a Revolução Cubana (1959).
Max Weber e a busca das conexões de sentido
Ação social e tipo ideal Sua preocupação central era entender a maneira como a razão podia apreender o conhecimento, pois os acontecimentos são compreendidos não pela sua concretude, mas pela maneira como são interiorizados pelos seres humanos. Ação social é qualquer ação que um indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros. O tipo ideal (exemplo) é um recurso metodológico que permite dar um enfoque ao pesquisador em meio à variedade de fenômenos observáveis na vida social. A tarefa do cientista Ao conceber o cientista como o homem das análises frias e penetrantes, e o político como o homem da ação e decisão, comprometido com as questões práticas, identifica-se dois tipos de ética: a do cientista é a ética da convicção e a do político é a ética da responsabilidade. Consequentemente, caberia ao cientista oferecer ao político o entendimento claro de sua conduta. Os políticos podem exercer a política por vocação e buscam o bem comum. Estes vivem para a política. Mas há os políticos que encaram sua atividade como um emprego e não se comprometem com as necessidades reais do país. Estes vivem da política. A ética protestante e o espírito do capitalismo Max Weber identificou que o surgimento do capitalismo foi impulsionado através dos valores difundidos pela ética dos protestantes calvinistas. O teórico buscou examinar as implicações das orientações religiosas na conduta econômica dos indivíduos e, com suas pesquisas, constatou que, para algumas seitas protestantes puritanas, o êxito econômico era um indício da bênção de Deus. Para os calvinistas, a salvação estava vinculada à glorificação de Deus através do trabalho. Teoria da burocracia e os tipos de dominação A burocracia surge de necessidades técnicas de coordenação, de supervisão e de planejamento de produção e também para proteger o indivíduo e dar tratamento igualitário às partes interessadas. Para Weber, a função da burocracia é reduzir conflitos e as regras economizariam esforços, pois eliminariam a necessidade de encontrar uma nova solução para cada problema e facilitariam a padronização e igualdade no tratamento de muitos casos.
A formação da sociedade capitalista no Brasil
Industrialização e formação da sociedade de classes A sociedade brasileira se constituiu com o processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. O processo de industrialização do Brasil esteve ligado ao desenvolvimento da economia cafeeira no Estado de São Paulo. No início dos anos 1920, grandes empresas norte-americanas instalaram filiais no Brasil. Com a crise mundial do início dos anos 1930, a economia brasileira deixou de se voltar à exportação e se apoiou na interiorização e na industrialização. Foi somente com a chegada de empresas estrangeiras que, na década de 1950, o desenvolvimento industrial ganhou forte impulso.
O capitalismo dependente A elite que atua como agente dependente do capitalismo internacional e do Estado. O povo atuaria como figurante ou espectador nas principais decisões sobre o destino do país. Assim é exposta a fragilidade da sociedade civil, na qual o povo age como massa e a elite como agente dos interesses internacionais (Fernando Henrique Cardoso).
A globalização e suas consequências
 A globalização comercial e financeira. A globalização envolve uma ampla transformação na esfera do trabalho, pois modificam-se as técnicas produtivas e as condições jurídicas, políticas e sociais. O sistema financeiro global passou por uma reorganização. Com a mobilidade geográfica de fundos, os mercados futuros, de ações e de acordos de compensação recíproca de taxas de juros e moedas significaram a criação de um único mercado mundial de dinheiro e crédito. Desse modo, o sistema financeiro mundial fugiu do controle coletivo, o que levou ao fortalecimento do capital financeiro e a crise de 2008.
As novas tecnologias No final do século 20, houve uma verdadeira revolução tecnológica na microeletrônica, na microbiologia e a engenharia genética. As novas tecnologias possibilitaram a estruturação do processo produtivo. Em consequência da revolução tecnocientífica, o trabalho exige níveis cada vez mais elevados de instrução e maior emprego da inteligência.
 A globalização cultural. As novas tecnologias diminuíram as fronteiras culturais e linguísticas. O inglês se tornou a língua oficial dos negócios internacionais. Os meios de comunicação eletrônicos agilizam os negócios em uma escala jamais vista. A cultura encontra horizontes de universalização: o que era local e nacional pode tornar-se mundial. Essa cultura global conduz a um processo de homogeneização dos hábitos de consumo na medida em que os meios de comunicação difundem um número cada vez mais restrito de modelos de organização do modo de vida. Transformações no mundo do trabalho: Precarização das relações de trabalho O processo de reestruturação produtiva gerou um novo modelo de acumulação de riquezas, no qual se excluiu a verticalização da produção. Nessa nova estrutura, na qual não há a certeza do lucro, todos têm acesso às tecnologias, o que torna a concorrência agressiva e avançada. Surge então a necessidade da redução de gastos. Os investimentos se voltam para inovações tecnológicas contribuindo para o aumento do desemprego.
Desemprego estrutural e informalidade A precarização do trabalho fez com que poucos se especializassem e muitos ficaram sem qualificação suficiente para o mercado. Isso aumentou a fila dos desempregados e gerou uma classe de trabalhadores fragmentada entre trabalhadores qualificados e desqualificados, trabalhadores do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc.
Política e relações de poder: participação política e direitos do cidadão
Política, poder e Estado O exercício do poder envolve uma relação de mando e obediência e se fundamenta na imposição de uma vontade sobre as outras vontades. O poder não está circunscrito somente no âmbito do Estado. As relações de poder estão presentes em todas as relações sociais. A política trata da convivência entre diferentes. Interesses particulares, grupais e gerais Os partidos políticos nascem para defender interesses grupais, que são menores que os interesses gerais e maiores que os interesses pessoais. Para tomar o poder do Estado, uma classe social precisa apresentar seus interesses particulares de classe como se fossem os interesses de toda a sociedade. Com isso, um aumento salarial transforma-se numa luta pela democracia, a defesa de um monopólio comercial torna-se uma luta nacionalista pela soberania do país e assim por diante. Democracia e cidadania O conceito de democracia significa que todo o poder deve emanar do cidadão, ou seja, é um governoque nasce do povo para atender aos interesses do povo. Cidadania diz respeito ao direito de qualquer membro da sociedade de participar da vida pública. Segundo o artigo quinto da Constituição Brasileira, somos todos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, sendo garantido a todos o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Participação política A participação política não se restringe ao voto em período eleitoral. Existem outras formas de exercício político, como os sindicatos e os movimentos sociais.
As questões urbanas e os movimentos sociais
A cidade e seus problemas O grande êxodo rural desde os anos 1950 conduziu ao crescimento desordenado das cidades brasileiras, que não contavam com uma infraestrutura adequada para receber esse contingente. O problema crítico das cidades é que elas se tornam cidades sem cidadãos. As carências dos bairros periféricos das grandes cidades constituem um obstáculo para a participação da população pobre na vida pública.
Violência urbana Há um certo consenso entre sociólogos de que o crescimento desordenado das cidades está relacionado à violência. As condições precárias de moradia e a falta de acesso à educação de qualidade e à assistência médica estão entre as razões desse fenômeno social. Movimentos sociais Os movimentos sociais expressam os conflitos existentes na sociedade. Por movimentos sociais entende-se as ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente e tem como objetivo mudar ou manter as relações sociais. Há uma tendência em nossa sociedade de criminalizar os grupos que se organizam em defesa de seus interesses. Características dos movimentos sociais: identidade, oposição e totalidade. O que define os movimentos sociais é a combinação entre os princípios de identidade, de oposição, de totalidade e de atuação coletiva nas ações da história. O princípio de oposição é essencial no sentido de identificar o adversário, pois um movimento só se organiza caso o opositor possa ser apontado. O princípio de totalidade diz respeito ao caráter das reivindicações do grupo. Nesse sentido, as bandeiras de lutas adquirem conotação de defesa de princípios e valores básicos da sociedade.
O movimento feminista O movimento feminista gerou mudanças comportamentais. É um movimento que apresenta lutas, dinâmicas e desafios e é reconhecido tanto nacional como internacionalmente por ajudar a mulher a ganhar espaço na sociedade. Essas transformações têm sido objeto de estudo de várias áreas de conhecimento no mundo. O movimento ambientalista A ação do movimento ambientalista nas últimas décadas deve-se à ampliação da consciência ecológica no planeta em meio aos efeitos adversos do desenvolvimento industrial e da sociedade voltada para o consumo. O movimento ambientalista trabalha a partir da conscientização do homem frente aos prejuízos causados pela destruição da natureza e, ao mesmo tempo, busca mostrar as vantagens ao preservá-la. Movimentos da sociedade em rede O fenômeno da globalização trouxe para as sociedades contemporâneas a expansão das novas tecnologias, que influenciaram radicalmente na redefinição dos conceitos entre as fronteiras espaço-tempo, das formas de ação e de interação e dos formatos de relações sociais com as pessoas e consigo próprio, o que fez com que se ampliassem as relações dos membros dos movimentos sociais e fossem amenizados os limites geográficos existentes antes do surgimento dessas novas mídias. Os novos movimentos sociais Os novos movimentos sociais atuam em estruturas descentralizadas, não hierárquicas e fluídas. Daí a preferência por uma ação política não institucional e dirigida à opinião pública com vigorosa utilização dos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, não há um líder no movimento de gênero, mas várias lideranças que se esforçam em resolver os conflitos locais.

Outros materiais