Buscar

Anatomia e Fisiologia Humanas PROVA FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Anatomia e Fisiologia Humanas 
	Avaliação:
	Avaliação Final 
Parte superior do formulário
	1.
	A duração de uma hemácia no tecido sanguíneo humano é de 90 a 120 dias. Por serem continuamente renovadas, torna-se necessária a remoção constante das hemácias envelhecidas do sangue que ocorre no baço. Como é o nome desse processo de renovação das hemácias? Onde ocorre essa produção? Exemplifique.
	Resposta Esperada:
O processo é chamado de hematopoiese e ocorre na medula óssea vermelha dos ossos longos do corpo humano, por exemplo, o fêmur.
	2.
	Existe uma glândula em nosso corpo, o pâncreas, que desempenha simultaneamente funções endócrinas e exócrinas. Por isso, o pâncreas é considerado uma glândula mista ou anfícrina, isto é, uma "glândula de secreção dupla". Disserte sobre as funções endócrinas e exócrinas do pâncreas.
	Resposta Esperada:
O pâncreas exócrino fabrica uma série de enzimas digestivas, como a amilase, a tripsina e a lipase, que facilitam a digestão de determinados alimentos que serão lançados na porção intestinal. O pâncreas endócrino fabrica o glucagon e a insulina, que controlam a quantidade de glicose do corpo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando