Buscar

Prova Online 101082 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES UNIFACVEST

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 101082 - TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
As organizações em rede assumiram um importante papel dentro da gestão nos últimos anos. Quais são suas principais características?
a ) As organizações em rede trabalham com a economia informacional, capaz de gerar conhecimento e informações com alto nível de eficiência.
 
b ) As organizações em rede trabalham com os novos modelos de processos informais, capazes de gerar conhecimento de alta performance para as pessoas da empresa.
c ) As organizações em rede relacionam-se intensamente com a burocracia, tendo em vista a necessidade de manter o costume de formalizar em papel todos os processos da empresa.
d ) As estruturas pensadas nas organizações em rede são usadas para determinar o sucesso da cultura organizacional das empresas porque elas são baseadas apenas em suas crenças.
e ) As estruturas em rede são capazes de colocar em prática modelos de estruturas organizacionais que não utilizamos nos dias de hoje.
QUESTÃO 2
Para Max Weber, o que era a dominação e o poder?
a )Weber idealizava a dominação e o poder como maneiras informais de criar um sistema de controle sobre as pessoas que estavam fora das organizações. Era uma forma de ter o controle da sociedade, pois esta aproximava-se de seus ideais.
b ) Weber entendia que o poder e a dominação não podem ser vistos em conjunto nas organizações, pois são ideias que não têm relação. Para ele, o poder acontecia na organização formal e a dominação nas estruturas informais.
 
c ) Weber entendia que a dominação era uma ideia de ação social, um modelo muito especial de poder. Para ele, a dominação é um aparato administrativo que pode ser exercido sobre um número grande de pessoas como uma forma de execução das ordens e de respeito pela autoridade máxima.
d ) Max Weber entendia que o poder e a dominação estão relacionados principalmente com a autoridade carismática, visto que nenhum líder teria poder sobre seus subordinados sem o uso da dominação.
e ) Max Weber via a dominação como uma forma de estabelecer uma autoridade carismática sobre seus subordinados.
QUESTÃO 3
Sabe-se que a sociedade exige estruturas organizacionais novas, que atendam às necessidades atuais, pois os modelos antigos focavam apenas na divisão do trabalho, em vez de se preocupar com novas demandas organizacionais e sociais. Quais são, então, as diferenças das novas estruturas organizacionais em relação às antigas?
a ) As novas estruturas organizacionais se tornaram mais inflexíveis e respondem às demandas apenas do ambiente interno.
 
b ) As novas estruturas são mais fragmentadas em unidades de produção e gestão, têm uma base ligada à tecnologia da informação e buscam um processo claro de eficiência em todos os processos.
c ) As novas estruturas estão ligadas a um novo processo de burocracia, no qual vários conceitos elucidam a maneira de execução das tarefas. Essa é a nova revolução organizacional.
d ) As novas estruturas têm ênfase no aspecto piramidal, em que o poder é centralizado no topo. Essa é a única diferença das chamadas estruturas antigas para as modernas.
e ) As novas estruturas organizacionais trazem uma nova maneira de ver o trabalho. Para elas, as atividades devem ser divididas de modo funcional, no qual a especialização seja o ponto principal.
QUESTÃO 4
Nonaka e Takeuchi (2008) desenvolveram quatro modos que, unidos, poderiam gerar conhecimento com base nos conceitos tácito e explícito. Quais são eles?
a ) Socialização, produção, conhecimento científico e ciência.
b ) Fabricação, distração, modernização e motivação.
 
c ) Socialização, externalização, combinação e internalização.
d ) Produção, criação, manutenção e conhecimento.
e ) Projetos manuais, trabalhos agrícolas, máquinas a vapor e divisão de trabalho.
QUESTÃO 5
Para os autores da área de administração, quando o conhecimento passou a ser inserido na gestão das organizações?
a ) O conhecimento foi difundido nas organizações na Idade Média, a partir do momento em que optaram por estudar seus processos internos para competir no mercado das cidades.
b ) O conhecimento foi inserido nos trabalhos manuais realizados nas famílias que produziam seus próprios meios de sobrevivência e o que sobrava era levado para ser negociado no mercado da cidade. Dessa forma, o conhecimento contribuiu para o crescimento dos mercados locais.
c ) O conhecimento na gestão foi inserido nos trabalhos manuais usados no campo de modo rudimentar e sem padronização. Com isso, as organizações baseadas na agricultura cresceram e trouxeram todo o desenvolvimento que temos hoje.
d ) O conhecimento foi usado na gestão quando a tecnologia começou a ser utilizada pelas grandes empresas - antes, o processo era totalmente manual e subjetivo a cada trabalhador.
 e ) O conhecimento na gestão foi introduzido de maneira científica por Taylor em 1920. Ele estabeleceu um novo método de trabalho em que o ser humano era colocado para realizar tarefas que já tinham sido pensadas anteriormente, cabendo a ele o ato de executá-las. Com essa prática, tivemos a criação da chamada teoria científica.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
De acordo com os estudos sobre os primeiros modelos básicos de estruturas organizacionais, como esses modelos podem ser apresentados?
a ) Estrutura militar, estrutura religiosa e estrutura linear.
 
b ) Estrutura linear, estrutura funcional e estrutura linha-staff.
c ) Estrutura vertical, estrutura burocrática e estrutura linha-staff.
d ) Estrutura agrícola, estrutura burocrática e estrutura formal.
e ) Estrutura horizontal, estrutura linear e estrutura informal.
QUESTÃO 7
O estudo da cultura organizacional passa por quais outras áreas da ciência buscando definições?
 
a ) A cultura organizacional tem como fonte científica os costumes agrícolas desenvolvidos na Idade Média que foram trazidos para o século XXI.
b ) A cultura organizacional não passa por outras áreas da ciência, trata-se apenas de uma forma de enxergar os costumes daquela organização.
c ) A ideia de cultura organizacional é, antes de tudo, um conceito que passa pelos estudos da antropologia e da sociologia e tem diversas definições.
d ) A cultura organizacional sempre terá outras fontes da ciência, como a burocracia e o conhecimento.
e ) A cultura organizacional não tem outras fontes de análise, apenas o estudo do ambiente da própria organização.
QUESTÃO 8
A origem das organizações está ligada a algumas transformações. Quais são elas?
a ) Transformações nos avanços tecnológicos que ajudavam o trabalhador do campo.
b ) Transformações políticas nas quais o rei determinava o que deveria ser produzido.
 
c ) Transformações sociais e econômicas que ocorreram na história da humanidade.
d ) Transformações das ciências exatas que ocorreram no século XV.
e ) Transformações que ocorreram nos métodos de trabalho, em que o trabalhador passou a respeitar as regras trabalhistas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais