Buscar

Teorias do Pensamento Contemporâneo_Exercício 02

Prévia do material em texto

Teorias do Pensamento Contemporâneo
Atividade anterior
	Iniciado em
	quinta, 3 Set 2020, 19:08
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 3 Set 2020, 19:43
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O materialismo histórico considera que a força é o método de obtenção dos meios de existência necessários à vida dos homens, o modo de produção de bens materiais. Existem três particularidades da produção, quais são elas? Leia as afirmativas a seguir e assinale F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras:
(   ) A primeira particularidade da produção, é a de que nunca se mantém num dado ponto por muito tempo.
(   ) A primeira particularidade da produção, é a de que sempre se mantém num dado ponto por muito tempo.
(   ) A segunda particularidade da produção é a de que as transformações e o seu desenvolvimento começam sempre pela transformação e desenvolvimento das forças produtivas.
(   ) A segunda particularidade da produção é a de que as transformações e o seu desenvolvimento nunca começam pela transformação e desenvolvimento das forças produtivas.
(   ) A terceira particularidade da produção é que as novas forças produtivas e as relações de produção que lhes correspondem não aparecem fora do antigo regime, aparecem no ceio do velho regime.
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V.
b. F, V, F, V, F.
c. V, V, V, V, V.
d. F, F, F, V, V.
e. F, V, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pierre Bordieu (1930-2002) foi um sociólogo francês que analisou as diferenças culturais entre grupos sociais e desenvolveu o conceito de Habitatus . Qual é a definição deste conceito?
Escolha uma:
a. Sistemas de disposições e regras, estruturas adquiridas através de conhecimentos próprios de modos particulares de vida.
b. Sistemas de disposições e imposições, objetivos adquiridos através de conhecimentos próprios de modos particulares de vida.
c. Sistemas de disposições preliminares e visíveis, estruturas adquiridas através de conhecimentos de mundo.
d. Sistemas de disposições duradouras e transponíveis, estruturas adquiridas através de conhecimentos próprios de modos particulares de vida.
e. Sistemas de disposições duradouras e transponíveis, estruturas adquiridas através de conhecimentos de regras de comportamento.
Feedback
A resposta correta é: Sistemas de disposições duradouras e transponíveis, estruturas adquiridas através de conhecimentos próprios de modos particulares de vida..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Morin (1990), a palavra complexidade tem origem no latim complexus, que significa “o que está tecido em conjunto”. Refere-se a um conjunto, cujos constituintes heterogêneos estão inseparavelmente associados ou integrados, sendo ao mesmo tempo uno e múltiplo. O que é necessário para que se possa perceber o complexo?
Escolha uma:
a. Para que se possa perceber o complexo, temos que ampliar o foco, em vez de acreditar que vamos ter como objeto de estudo o elemento, ou o individuo, e que teremos de delimitá-lo muito bem.
b. Para que se possa perceber o complexo, tem-se que trabalhar com objetivos claros e consistentes, em vez de acreditar que vamos ter como objeto de estudo o elemento, ou o individuo, e que teremos de delimitá-lo muito bem.
c. Para que se possa perceber o complexo, temos que desmitificar o objetivo, em vez de acreditar que vamos ter como objeto de estudo as regras de desenvolvimento, ou o individuo, e que teremos de delimitá-lo muito bem.
d. Para que se possa perceber o complexo, temos que ampliar as regras e divergências, em vez de acreditar que vamos ter como objeto de estudo as regras da sociedade, elemento, ou o indivíduo.
e. Para que se possa perceber o complexo, temos que observar o foco prático, em vez de elucidar elementos que traduzam novas regras.
Feedback
A resposta correta é: Para que se possa perceber o complexo, temos que ampliar o foco, em vez de acreditar que vamos ter como objeto de estudo o elemento, ou o individuo, e que teremos de delimitá-lo muito bem..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O mundo e as suas leis são perfeitamente conhecíveis. De que não há de forma alguma no mundo coisas que não podem ser conhecidas, mas unicamente coisas desconhecidas, as quais serão descobertas e conhecidas pela ciência e pela prática. Este trecho se refere a uma das estruturas que fazem parte do pensamento marxista. Qual das alternativas abaixo se condiz com o texto:
Escolha uma:
a. O método científico dialético.
b. O materialismo filosófico marxista.
c. O materialismo histórico.
d. O método dialético marxista.
e. O materialismo científico.
Feedback
A resposta correta é: O materialismo filosófico marxista..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Bohn (1995), aquilo que vemos de imediato é na verdade superficial, e que nossas ideias devem correlacionar-se com o que vemos de imediato. Desta forma ele nos define o que é Holograma:
Escolha uma:
a. Holograma é um ponto de chegada para uma nova descrição do passado.
b. Holograma é um ponto de partida para uma nova descrição da realidade.
c. Holograma é uma nova descrição para os debates em sala de aula.
d. Holograma é um ponto de partida para uma nova descrição do futuro.
e. Holograma é um questionamento para uma nova descrição do presente.
Feedback
A resposta correta é: Holograma é um ponto de partida para uma nova descrição da realidade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Descartes em sua maior obra “O discurso do método”, enumera regras básicas capazes de conduzir o espírito na busca da verdade. Dentre as alternativas abaixo, assinale quais fazem parte das regras de Descartes:
I. Regras de Imagem.
II. Regras de Evidência.
III. Regras de Análise.
IV. Regras de Conduta.
V. Regras de Enumeração.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e V estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II, III e V estão corretas..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Edmund Husserl (1859- 1938), a fenomenologia é um método que visa encontrar as leis puras da consciência intencional. O que é a intencionalidade?
Escolha uma:
a. É o modo que afirma como o fundamento de todo saber empírico.
b. É o modo que visa encontrar as leis.
c. É o modo que se dá como objeto intencional.
d. É o modo que compreende o estudo do fenômeno.
e. É o modo próprio de ser da consciência.
Feedback
A resposta correta é: É o modo próprio de ser da consciência..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Max Horkheimer (1895 – 1973), filósofo e sociólogo alemão, fez críticas ao racionalismo de Descrates. Segundo Horkheimer, o que o pensamento nascido com Descartes ocasionava?
Escolha uma:
a. O pensamento nascido com Descartes colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente apresentação ao mundo.
b. O pensamento nascido com Descartes ao privilegiar sem nenhuma restrição uma racionalidade abstrata e voltada para a dominação da natureza, colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente degradação.
c. O pensamento nascido com Descartes ao ofender sem nenhuma restrição uma racionalidade abstrata e voltada para a dominação da natureza, colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente degradação.
d. O pensamento nascido com Descartes ao privilegiar sem nenhuma objeção uma racionalidade voltada para a dominação das classes de aula, colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente degradação.
e. O pensamento nascido com Descartes ao privilegiar com muitas restrições uma racionalidade abstrata e voltada para a dominação da sociedade, colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente visão.
Feedback
Aresposta correta é: O pensamento nascido com Descartes ao privilegiar sem nenhuma restrição uma racionalidade abstrata e voltada para a dominação da natureza, colocava o pensamento e a especulação filosófica numa via de crescente degradação..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete a lacuna: Para Kant, o __________________ é como que o resultado de um processo de ___________________ de uma matéria-prima dada pela experiência e _________________ pelo entendimento como tendo determinada significação.
Escolha uma:
a. Conteúdo / Transmissão / Aprendida.
b. Conhecimento / Transformação / Apreendida.
c. Conhecimento / Transmissão / Aprendida.
d. Conhecimento / Transformação / Aprendida.
e. Conteúdo / Transformação / Apreendida.
Feedback
A resposta correta é: Conhecimento / Transformação / Apreendida..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao materialismo filosófico marxista, é correto afirmar:
I – O materialismo filosófico marxista parte do principio que a matéria, a natureza, o ser, é uma realidade objetiva existindo fora e independente da consciência.
II – Para o materialismo filosófico marxista o mundo e suas leis são perfeitamente conhecíveis.
III – O materialismo filosófico considera que a força é o método de obtenção dos meios de existência necessários à vida dos homens.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III é verdadeira.
b. Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
c. Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
d. Apenas a alternativa II é verdadeira.
e. Apenas a alternativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I e II são verdadeiras..
Parte inferior do formulário

Outros materiais