Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Engenharia Mecânica 
Seleção de Materiais Mecânicos
Professor: Cleber do Prado
Aluno: Herivelton Leite Matias
Ao selecionar um material para ser utilizado na fabricação de um produto, é necessário saber a quais condições o produto deverá suportar, ou seja, quais propriedades o produto deverá possuir. Conhecendo as propriedades necessárias, é realizada a seleção do material que atenda a essas necessidades, para então dar continuidade ao desenvolvimento do projeto do produto. Por isso, é fundamental conhecer as principais propriedades dos materiais e as representações, em forma de diagrama. Descreva, com suas palavras, o que é condutividade elétrica e ferroeletricidade.
Condutividade elétrica:
É uma característica específica de cada material ao qual permite os elétrons livres se locomoverem ao longo da sua rede de átomos, essa característica se destaca mais nos metais. Em outras palavras também é conhecido como a capacidade de algum meio material realizar o transporte de corrente elétrica/energia/partículas.
Essa característica é influenciada pelo estado físico do material (sólido, líquido e gasoso), o nível de pureza do mesmo e pela temperatura do material, falhas de estruturas, bolhas reduzem a condutividade elétrica dos materiais. Líquidos e gases tendem a ter menor condutividade que os sólidos devido a distribuição dos átomos.
O ouro, a prata, o alumínio e o cobre são exemplos de ótimos condutores elétricos.
Ferroeletricidade
Característica de materiais que possui estrutura cristalina e propriedade dielétrica com ciclos de histerese semelhantes aos materiais ferromagnéticos, sendo o ditelureto de tungstênio (WTe2) o primeiro material descoberto na Austrália por Pankaj Sharma, esses materiais tem capacidade de arquivamento de sinais eletrônicos e de serem chaveados (alternado) quando aplicado um campo elétrico externo no mesmo. O material utilizado mais conhecido é o titanato de bário. Dispositivos que utilizam esse recursos são as memórias RAM, procedimentos de Ultra-som, sensores de calor e detectores de movimentos.
Referências bibliográficas:	
PORTAL SÃO FRANCISCO. Condutividade elétrica. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/condutividade-eletrica. Acesso em: 27 ago. 2020.
INFO ESCOLA. Condutividade elétrica. Disponível em: https://www.infoescola.com/fisica/condutividade-eletrica/. Acesso em: 27 ago. 2020.
BRASIL ESCOLA. Condutividade. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/condutividade.htm. Acesso em: 27 ago. 2020.
MANUTENÇÃO E SUPRIMENTOS. O que é ferroeletricidade. Disponível em: https://www.manutencaoesuprimentos.com.br/o-que-e-ferroeletricidade/#gsc.tab=0. Acesso em: 27 ago. 2020.
INOVAÇÃO TECNOLOGICA. Descoberto primeiro metal naturalmente ferroelétrico. Disponível em: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberto-primeiro-metal-naturalmente-ferroeletrico&id=010160190726#.X0ha7flKiUk Acesso em: 27 ago. 2020.