A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade Objetiva 02 Administração Moderna e Pós Moderna

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Atividade Objetiva 2 - Administração Moderna e Pós Moderna
 
Pergunta 1
0 / 0,2 pts
A imagem abaixo registra o cotidiano de trabalhadores em uma organização no inicio do século passado. Na década de 1930 houve uma preocupação quanto a adaptação do trabalhador ao ambiente de trabalho. Um dos estudos importantes foi realizado pelo pesquisador Helton Mayo e na fábrica em Hawtrhone.
A experiência de Hawthorne mostrou que
Você respondeu
  
as pausas não eram danosas aos trabalhadores.
 
Está incorreto, pois as pausas causavam um bom resultado ao trabalhador.
  
o grupos informais não interferem nos resultados.
 
  
os indivíduos não eram influenciados pelos grupos.
 
Resposta correta
  
o empregado não era motivado somente por fator externos.
 
  
o relacionamento social prejudica o ambiente de trabalho.
 
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
Um dos temas importantes dentro da abordagem humanística é a comunicação.  Leia o texto abaixo sobre o que é comunicação:
“Podemos definir que Comunicação não é o que se diz, mas é tudo aquilo que o outro compreendeu do que foi dito, ou seja, quanto maior a compreensão de nosso propósito, mais eficaz será a comunicação estabelecida. Você já pensou nisso? Comunicar é a capacidade que o ser humano tem de se interagir com o outro por meio de sinais (verbais ou não verbais), e, para isso, utilizamo-nos desses tipos de linguagem para nos fazermos compreendidos.”
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/o/63090 (Links para um site externo.)
Pensando a comunicação dentro das organizações, podemos afirmar corretamente:
I. A organização e a liderança devem promover a participação de todos os empregados nas soluções de problemas.
II. A comunicação dentro da organização necessita ser clara e objetivo, permitindo que o trabalho possa ser realizado.
III. Em uma organização é irrelevante que a comunicação promova atitudes e encontros par esclarecer dúvidas.
É correto o que se afirma apenas em:
  
I e III.
 
Correto!
  
I e II.
 
  
II e III.
 
  
I.
 
  
I, II e III.
 
Somente as afirmativas I e II.
A afirmativa I está correta, pois a comunicação colabora nas organizações e as lideranças também podem contribuir para a participação dos empregados nas soluções de problemas.
A afirmativa II está correta, pois a comunicação necessita ser clara e objetiva e isso permitirá a realização de um trabalho.
A afirmativa III está incorreta, pois uma organização deve promover atitudes e encontros para esclarecer dúvidas.
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
A imagem abaixo mostra uma ação que é muito comum na chamada Dinâmica de Grupo:
Fonte: https://www.iped.com.br/materias/recursos-humanos/historia-conceitos-dinamica-grupo.html (Links para um site externo.)
Considerando a temática da Dinâmica de Grupo, avalie as afirmações abaixo:
I.  A diversidade é fundamental para a desenvolver o respeito entre os grupos.
II. O grupo é parte importante na formação de uma sociedade, por conseguinte, a formação de um grupo é natural dentro das organizações.
III.  Não é salutar a diversidade de gêneros quando formamos um grupo em qualquer organização. 
IV. Em uma dinâmica de grupo é muito importante separar em grupo somente pessoas do mesmo perfil étnico.
É correto o que se afirma apenas em:
Correto!
  
I, II.
 
  
I, II, III e IV.
 
  
I, III e IV.
 
  
III e IV
 
  
II, III e IV.
 
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa I está correta, pois a diversidade é uma das formas de contribuir para o conhecimento e compartilhamento das diferenças.
A afirmativa II está correta, pois o grupo é fundamental nas organizações.
A afirmativa III está incorreta, pois a diversidade de gêneros é importante para o processo de aprendizado e convívio com as diferenças.
A afirmativa IV está incorreta, afinal um grupo deve apresentar uma diversidade étnica e trabalhar as questões de combate ao preconceito nas organizações.
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
Leia algumas das características da burocracia:
“Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.
Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.
Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.
Separação entre propriedade e administração: os burocratas limitam-se a administrar os meios de produção - não os possuem.
Profissionalização dos funcionários.
Completa previsibilidade do funcionamento: todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.”
Fonte; http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_da_Burocracia.htm (Links para um site externo.)
Considerando a teoria da burocracia podemos identificar:
  
Ênfase no trabalho em grupo.
 
Correto!
  
Ênfase nas tarefas.
 
  
Ênfase em relações humanas.
 
  
Ênfase na formação do trabalhador.
 
  
Ênfase na criatividade.
 
Ênfase nas tarefas. A visão burocrática tinha uma relação grande com parte da teoria clássica e busca uma ênfase nas tarefas
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto abaixo que aborda uma visão quanto ao comportamento empreendedor em uma organização:
Considerando-se que a ação empreendedora pode ser caracterizada pela propensão em assumir riscos, os objetivos específicos desta pesquisa foram: (1) identificar se os indivíduos com comportamento de maior propensão para assumir riscos possuem como característica pessoal o lócus de controle interno com maior intensidade quando comparados com indivíduos com comportamento de menor propensão para assumir riscos, e (2) identificar se os indivíduos com comportamento de maior propensão para assumir riscos possuem como característica pessoal sentimentos de independência com maior intensidade quando comparados com indivíduos com comportamento de menor propensão para assumir riscos.
MARTINELLI, L.A.S.; FLEMING, E.S. O Comportamento Empreendedor: a Influência das Características Emocionais na Motivação dos Indivíduos para a Ação Empreendedora. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 25 a 29 de setembro de 2010. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/gct399.pdf (Links para um site externo.). Acesso em: 19 de jun de 2019 (adaptado)
Relacionando essa temática com as teorias X e Y propostas por Mc Gregor e perfis de colaboradores empreendedores dentro de uma empresa, assinale a opção correta:
  
Tendo em vista a teoria Y, o colaborador é um empreendedor que deve ser controlado para melhorar os resultados da organização e atingir os objetivos definidos pela direção.
 
Correto!
  
Cabe a um gestor incentivar os colaboradores para desenvolver uma capacidade criativa e inovadora, indo ao encontro da natureza humana observado na Teoria Y.
 
Cabe a um gestor incentivar os colaboradores para desenvolver uma capacidade criativa e inovadora, indo ao encontro da natureza humana observado na Teoria Y. A teoria Y segue um caminho em que um colaborador pode ser um empreendedor em suas ações na organização.
  
Cabe a uma organização controlar e eliminar comportamentos de colaboradores que assumem os riscos, pois a melhor forma de conduzir um colaborador empreendedor é por meio de um gerente autocrático.
 
  
É importante compreender que a Teoria X corresponde a uma visão que se comunica corretamente com um modelo empreendedor de colaborador, resultante da autonomia e da proatividade existente no individuo.
 
  
Tal pesquisa não tem fundamento, pois uma empresa