Buscar

Prova de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Existem muitos surdos que têm domínio da língua oral e que se comunicam também com sons da voz, ainda que os fonemas sejam desorganizados por falta do feedback auditivo. Quando o surdo está sinalizando, ele está pronunciando-se na sua língua, está falando. De acordo com os estudos já realizados, como conversam os surdos?
A - Conversam através da fala calma e tranquila.
B - Conversam através de aplicativos de celular.
C - Conversam gritando para o outro ouvir.
D - Os surdos conversam através de regras gramaticais.
E - Os surdos conversam com as mãos, por meio do estabelecimento de uma comunicação visual.
Questão 2 de 10
A partir da década de 90 do século XX aconteceram algumas pesquisas no país sobre a língua de sinais, isto propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez. Esse olhar para o surdo como uma pessoa diferente acaba com a concepção de deficiente auditivo – anteriormente impregnada nos meios sociais e educacionais – e, consequentemente, anula a necessidade de reabilitação para integração. De acordo com essa concepção de diferença (ao invés de deficiência),porque podemos afirmar que não há necessidade de inserção das pessoas surdas na sociedade? Assinale a alternativa correta:
A - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois vivem em suas comunidades ,onde todos são iguais não havendo diversidade.
B - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois estes indivíduos não fazem parte da sociedade, são apenas mais uma figura no cenário da diversidade.
C - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos já fazem parte da sociedade, são apenas mais uma figura no cenário da diversidade social – racial, religiosa, sexual, financeira, política, de gênero, etc.
D - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos já fazem parte de sua família e isto basta para que se sintam inseridos.
E - Não há necessidade de inserção das pessoas surdas, pois todos os surdos não poderão ser produtivos em nossa sociedade.
Questão 3 de 10
“A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.” Considerando que a pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão e que os gestos são as expressões espontâneas das pessoas, ou seja; são nossas expressividades naturais, podemos dizer que essa afirmativa se trata de um mito? Por quê?
I.Pantomima e a mímica são formas artísticas de expressão, elas não podem ser comparadas com a Libras, que é uma língua gramaticalmente organizada.
II.Não devemos, também, colocar a Libras e os gestos na mesma categoria de análise, pois, apesar de ambos serem produções visuais, possuem natureza muito diferente.
III.Não é um mito porque pantomima, mímica e gestos são parte da gramática da Libras.
IV.É mito que a mímica pode ser comparada a Libras, mas a pantomima e os gestos são Libras.
Marque a alternativa correta:
A - A alternativa correta é a III a gramática da Libras envolve toda expressão quer artística, quer seja gramatical.
B - A alternativa IV está correta porque a mímica não pode ser considerada como Libras, mas gestos e pantomimas fundamentam a Libras.
C - Estão corretas as alternativas I e II pois trata-se de um mito, a Libras possui gramática organizada e é diferente em relação a essas expressões artísticas e produções visuais: pantomima, mímica e gestos.
D - Estão corretas as alternativas II e III não se trata de mito embora os gestos sejam produções visuais.
E - Nenhuma das alternativas corresponde à realidade.
Questão 4 de 10
Atualmente, tem sido muito comum as pessoas se depararem com outras conversando de um modo muito diferente do que estão acostumadas a ver. Entre as várias formas de comunicação encontramos a linguagem dos surdos, que atualmente é reconhecida pelo Brasil como língua oficial desta população. Há duas terminologias para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira, indique a opção que contém estas terminologias:
A - Braile e Comunicação Total.
B - Libras e Braile.
C - Libras e LSB.
D - LSB e Sinais Arbitrários.
E - LSB e Sinais Icônicos.
Questão 5 de 10
O termo cigano é usado para designar povos de diferentes cores, crenças, religiões e costumes. O povo cigano tem convivido e superado diversos obstáculos, porém, o preconceito e a ignorância das pessoas têm sido quase impossível de superar, pois essa etnia é uma das mais hostilizadas no mundo” (Livro da Disciplina, cap. II, pág. 72). De acordo com o estudado no livro da disciplina, as afirmações acima são de qual escritor?
A - Ângelo (2006)
B - Freire (2006)
C - Luciano (2006)
D - Mandulão (2006)
E - Marsiglia (2008)
Questão 6 de 10
Há vários modos de tratar as pessoas que não ouvem. O termo D.A (Deficiente Auditivo) remete a uma concepção clínica da pessoa e é politicamente adequado, ou seja; correto. No entanto a partir da década de 90 do século XX inauguram pesquisas sobre a língua de sinais no país e um novo olhar voltou-se para a surdez. Esse olhar centrado na compreensão da pessoa e não da deficiência e anula a necessidade de reabilitação para integração, uma concepção da diferença. Essa nova concepção é conhecida como:
A - Diversificação cultural do surdo
B - Olhar instrumental que permite o agir sobre o surdo e seu ambiente
C - Religioso, pois traz a concepção do surdo como sujeito digno de assistencialismo e fé
D - Socioantropológica que propiciou um olhar antropológico e cultural sobre a surdez
E - Sociointeracionismo com base em Vigotsky
Questão 7 de 10
Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos (ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante, para formação de palavras e sentenças. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a todas as línguas:
( ) Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta ,comando.
( ) A língua de sinais não pode fazer referência ao passado, presente e futuro.
( ) Todas as línguas apresentam categorias gramaticais ( ex: substantivo, verbo).
( ) As línguas orais quanto as de sinais podem fazer referência ao passado, presente e futuro.
Assinale a alternativa que traz a sequência correta:
A - F,F,V,V
B - F,V,V,V
C - V,F,V,V
D - V,V,F,V
E - V,V,V,V
Questão 8 de 10
As pessoas surdas passaram por épocas onde a exclusão era escancarada, depois passaram a um tempo de inclusão parcial onde aqueles que podiam oralizar eram mais aceitos do que os demais pela compreensão da fala como sinônimo de inteligência e posteriormente vivenciaram a ideia de bilinguismo com reconhecimento da língua de sinais. O oralismo trata-se de uma filosofia ou método de ensino para surdos definido a partir da reunião em um importantíssimo Congresso. Esse evento ficou conhecido como:
A - II Conferência do surdo-mudo – Rio de Janeiro – 1900
B - II Congresso de linguagem – Montreal- 2000
C - II Congresso Internacional sobre Instrução de surdos ou Congresso de Milão- 1880
D - II Reunião educacional para a fala – Ou Congresso da Fala Paris1500.
E - II Seminário Bilíngue em Milão – Milão 1999
Questão 9 de 10
Libras é a sigla aprovada pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) em 1993, no entanto não se trata apenas de uma sigla, a Libras Língua brasileira de sinais foi oficializada, assim passa a ser segunda língua brasileira pela Lei federal: Assinale a alternativa que contempla essa lei:
A - Lei 10.098/2000
B - Lei 10.436/2002.
C - Lei 12.319/2010
D - Lei 13.146/2015
E - Lei de Diretrizes e Bases 9394/1996
Questão 10 de 10
Para uma língua ser considerada língua, ela deve passar por todos os testes postulados pelos pesquisadores, deve responder positivamente às questões levantadas, e a Libras preenche estes requisitos. Identifique com V paraverdadeiro e F para falso as questões:
( ) Onde houver seres humanos, haverá língua(s).
( ) Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia.
( ) Todas as línguas mudam ao longo do tempo.
( ) As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.
( ) Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). Assinale a alternativa correta:
A - F, V, V, V, V
B - V, F, V, V, V
C - V, V, F, V, V
D - V, V, V, F, V
E - V, V, V, V, V

Continue navegando