Buscar

Avaliação Final Discursiva Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639241) ( peso.:4,00)
	
	Prova:
	18153282
	Nota da Prova:
	10,00
	
	1.
	A alfabetização é um processo amplo e complexo, pois abrange e inclui aspectos linguísticos, psicolinguísticos, sociolinguísticos etc. É um fenômeno de múltiplas facetas e seu conceito vem mudando ao longo da história da humanidade. Disserte sobre o conceito de alfabetização.
	Resposta Esperada:
Alfabetização é dar acesso ao mundo da leitura. Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo - criança ou adulto - tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas de fazer uso real e adequado da escrita. 
A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é, na maioria dos casos, anterior à escola e que não termina ao finalizar a escola primária. Alfabetização não é linear (som-grafema); é antes um processo complexo, que acompanha o desenvolvimento, e que passa por estágios que vão desde a microdimensão até um nível mais complexo.
Alfabetizar é ensinar a ler e escrever. O segredo da alfabetização é a leitura. Escrever é decorrência do conhecimento que se tem para ler. O ponto principal do trabalho é ensinar o aluno a decifrar a escrita e, em seguida, a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita.
Alfabetização implica leitura e escritura como momentos discursivos. O próprio processo de aquisição também vai se dando numa sucessão de momentos discursivos, de interlocução, de interação.
É um subproduto da atividade leitora. Alfabetizar é possibilitar que alguém se transforme em leitor e em usuário da escrita. O leitor é alguém de cuja vida social a escrita passou a fazer parte.
Alfabetizar-se é adquirir uma língua escrita através de um processo de construção do conhecimento com uma visão crítica da realidade. A criança é o sujeito do processo educativo, não havendo dicotomia entre o aspecto cognitivo e afetivo, mas uma relação dinâmica, prazerosa, dirigida para o ato de conhecer o mundo.
Alfabetização é o domínio da escrita convencional para se comunicar, usando a escrita como ferramenta e como forma de expressão pessoal, compreendendo o que lê e o que escreve.
	2.
	Há uma estreita relação entre a alfabetização e o letramento, estes são considerados aliados nas conquistas de espaços sociais, pois a  escrita tem múltiplas funções. Disserte sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente educativo, mencionando a diferença entre alfabetizar e letrar.
	Resposta Esperada:
A escola é considerada a mais importante agência de letramento, pois é nela que se tem acesso ao ensino formal da escrita. A alfabetização refere-se a decifrar códigos e a alfabetização em compreender e saber empregar. Alfabetizar é diferente de letrar, mas é parte integrante do processo. A escola é mediadora entre a alfabetização e o letramento. Na escola aprendemos sobre o processo de escrita que, posteriormente, será usado no meio social de acordo com nossas necessidades.

Outros materiais

Outros materiais