Buscar

Perspectivas Profissionais (GTU100) Avaliação I Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Prova:
	Perspectivas Profissionais (GTU100) Avaliação I – Individual.
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	 b)
	A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	 c)
	O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	 d)
	Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	2.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. 
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. 
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	 b)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	 c)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa,  dependendo de seu posicionamento teórico.
	 d)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	5.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	A revisão bibliográfica.
	 b)
	As referências.
	 c)
	A hipótese.
	 d)
	A metodologia.
	6.
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Justificativas.
	 b)
	Delimitação do tema.
	 c)
	Resultados e discussões.
	 d)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	7.
	As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto à formação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
	 b)
	Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
	 c)
	Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
	 d)
	Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
	8.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O papel do docente em uma Instituição de Ensino superior possui atribuições singulares que o distinguem de um docente que trabalha na Educação Básica. A verdadeé que não é somente as responsabilidades e funções do docente que se alteram no âmbito do Ensino Superior, pois o estudante neste nível de ensino também possui atribuições singulares que devem ser observadas. De qualquer modo, o docente, que, por exemplo, tem tempo parcial ou tempo integral, possui desde a sua contratação certas responsabilidades em seu serviço. Sobre a responsabilidade docente nestes dois tipos de contratações, de tempo integral e de tempo parcial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O docente contratado em tempo integral divide suas 40 horas semanais com pelo menos 20 horas semanais para pesquisa, gestão, avaliação, orientação e outras atividades a parte da ministração de aulas.
(    ) O docente contratado em tempo parcial precisa ter reservado pelo mesmo 50 por cento de suas 10 horas semanais para atividades extras, ou seja, que não sejam para ministrar aulas.
(    ) O docente de tempo integral poderá dividir suas 40 horas entre, no máximo, duas Instituições, sendo que em uma delas poderá somente ministrar aulas e na outra realizar pesquisas.
(    ) O docente de tempo parcial, também é denominado de docente horista, pois pode alterar sua carga horária desde 4 horas até 39 horas, pois ao passar deste limite já se caracteriza como integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função. Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.
	 b)
	Pessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.
	 c)
	Pessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.
	 d)
	Pessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais