Buscar

FUND REDES-Quest 8-Tipos de Comutacao-videos-38-39

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2020.1 - FUNDAMENTOS DE REDES
QUESTIONÁRIO 8–Tipos de Comutação – Vídeos- 38 -39 
	
	 Associação Carioca de Ensino Superior
Centro Universitário Carioca
Turma 827			Data: 26.04.2020
Nome: GISSELEN RIBEIRO MOTTA DO NASCIMENTO
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1. O que diferencia as técnicas de Comutação por Circuito e Comutação por Pacotes modalidade Circuito Virtual?
Na comutação por circuito um circuito físico precisa ser previamente alocado entre a origem e destino final e é exclusivo desta transmissão, só sendo liberado após a transmissão acabar. Na comutação por pacotes em circuito virtual, aloca-se uma conexão lógica em cada par intermediário, fixando-se previamente uma ligação completa entre origem e destino mais ela não é exclusiva (outros pacotes são compartilhados). Apenas, para garantia de recebimento dos pacotes, eles seguem o mesmo caminho físico estabelecido, mas não exclusivo.
2. O processo de comutação é requerido em toda rede de computadores que interligue muitos terminais e topologia do tipo malha totalmente conectada. Analise esta afirmação e comente.
Tendo em vista que em certas redes a distância entre duas estações terminais pode ser muito longa ou que existam muitas, que impede a possibilidade de todas serem ligadas diretamente entre si, usa-se uma técnica que consiste do emprego de estações intermediárias que tem por finalidade redirecionar a informação até o destino final. Assim, deixa de precisar ligação direta entre todas. Exemplo disso é o transporte urbano em que passageiros podem fazer comutação (baldeação) em metros e trens ou mesmo ônibus para chegarem ao destino.
3. Qual o protocolo da arquitetura TCP/IP, usada na Internet, emprega a técnica de computação por pacotes modalidade circuito virtual?
datagrama é a unidade de transmissão na camada de rede da arquitetura TCP/IP e OSI. Na modalidade datagrama, cada datagrama (pacote) tem endereço próprio (mesmo sendo parte de uma mensagem) e segue independentes pela rede, podendo chegar ao destino fora de ordem e sem que seja garantida sua entrega (semelhante ao sistema de carta simples dos Correios). Na modalidade circuito virtual, os pacotes seguem em ordem pelo mesmo caminho físico aberto pelo circuito virtual.
4. Qual é a tecnologia que viabiliza a realização de transmissão de informações na forma digital? Basicamente, como ela funciona?
A transmissão digital consiste na transferência de informações em um suporte físico de comunicação sob a forma de sinais digitais. Assim, dados analógicos deverão ser previamente digitalizados antes de serem transmitidos. Os dados neste contexto são essencialmente os dígitos binários, zero e um, e, portanto, podem ser considerados como uma forma de representação da informação. A informação é gerada a partir de uma fonte de informação, que gera um fluxo de símbolos de informação. Esses símbolos podem ser codificados segundo dígitos binários e a seguir associados a símbolos elétricos, podendo ser propagados através de um meio até um destinatário. O destinatário, ao receber os símbolos elétricos, associa dígitos binários aos mesmos com base no mesmo código do transmissor e, desta forma, recupera os símbolos de informação enviada pela fonte. A comunicação digital, não se restringe apenas à transmissão de informações originadas em formato digital, pois sinais analógicos como voz, áudio e vídeo, podem ser digitalizados, através da teoria da amostragem, de maneira em que se adequem a um padrão de transmissão digital. A modernização e migração de tecnologias baseadas em sistemas analógicos para sistemas digitais é um fator que cresce exponencialmente, pois esta transição implica em uma comunicação de maior qualidade e fluxo de transmissão de dados.
5. As redes de telefonia nasceram e se desenvolveram a partir do conceito de comutação de circuitos. Com o desenvolvimento das redes de comutação de pacotes e, especialmente, da Internet (com suas tecnologias e protocolos baseados no IP), novos sistemas de telefonia e transmissão de voz passaram a ser construídos. Nesse contexto, uma das tecnologias mais utilizadas é conhecida como Voz sobre IP (ou Voice over IP – VoIP).
Em relação a essas duas formas de comutação, a principal diferença é que, na comutação de circuitos,
a) há uma fase de estabelecimento de conexão que é realizada antes da transmissão da informação, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível utilizar qualquer tipo de estabelecimento antes do envio dos pacotes.
b) o sinal de voz não pode ser transmitido digitalmente, enquanto, na comutação de pacotes, digitaliza-se a voz para que ela possa ser transmitida nos pacotes.
c) o roteamento é realizado durante o estabelecimento da conexão, enquanto, na comutação de pacotes, só se pode realizar o roteamento quando o primeiro pacote é enviado pela rede para estabelecer a rota de todos os pacotes subsequentes.
d) as informações seguem uma única rota, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível garantir que todos os pacotes sigam a mesma rota.
e) as informações trafegam pela rede entre a origem e o destino sempre com um retardo constante, enquanto, na comutação de pacotes, esse retardo pode variar. CERTA
6. Considere as afirmativas abaixo, em relação aos tipos de comutação (circuitos, mensagens e pacotes) utilizados em redes. 
I - Na comutação de circuitos, é necessário o estabelecimento de um caminho fim-a-fim para realizar a comunicação. 
II - Na comutação de mensagens, não há necessidade de realizar armazenamento temporário nos nós intermediários da rede. 
III - A comutação de pacotes apresenta a vantagem, em relação à comutação de mensagens, de permitir que várias partes de uma mensagem sejam transmitidas simultaneamente. 
Analise as afirmações acima indicando qual ou quais está(ão) correta)s): 	
7. A comutação por pacotes pode ser implementada por meio de duas modalidades: datagrama e circuito virtual. Sobre essas modalidades julgue as afirmações a seguir:
I – a modalidade datagrama é bastante vantajosa quando utilizada em sistemas interativos, em que as transmissões são por rajadas. Os datagramas tem endereço próprio; CORRETA
II – na modalidade circuito virtual é necessário que se defina previamente um circuito físico entre origem e destino, antes que a transmissão de dados seja efetuada. Este circuito fica indisponível enquanto a transmissão da mensagem estiver ocorrendo, o que não acontece com a modalidade datagrama; Incorreto. Realmente se define um circuito físico entre origem/destino, mas ele NÃO fica indisponível, podendo ser compartilhado por outras transmissões.
III – na modalidade circuito virtual os pacotes de uma mesma mensagem tem endereço próprio, mas não seguem independentes pela rede, devendo seguir em ordem pelo circuito criado previamente, embora este circuito possa ser compartilhado por outros pacotes. CORRETA
Assinale a opção válida:
a) apenas as afirmações I e III são válidas.
b) apenas as afirmações II e III são válidas.
c) apenas a afirmação I é válida.
d) apenas as afirmação III é válida.
e) todas as afirmações são válidas.
8. Uma rede de computadores que emprega o método de comutação de pacotes possui um tempo de atraso (retardo) no encaminhamento dos pacotes. Considerando-se o aspecto do referido atraso (retardo), pode-se afirmar que:
a) Cada pacote sofre um atraso em cada roteador antes de ser encaminhando; assim, neste tipo de rede a um tempo de atraso dependente da quantidade de roteadores.
b) O tempo de atraso (retardo) retardo é mínimo. Durante a transferência de dados entre origem e destino, os pacotes não sofrem atrasos significativos; os recursos são alocados enquanto a conexão durar.
c) Existe um tempo de atraso (retardo), que ocorre apenas uma vez para o estabelecimento da conexão e outra vez para o fechamento da conexão.
d) Não existe nenhum tipo de retardo neste tipo de rede de comutação.
e) O tempo de atraso total (retardo) vai depender exclusivamente de fatores como o tamanho do pacote, otipo de roteador utilizado, o protocolo de comunicação, não tendo nenhuma relação com o princípio de funcionamento do tipo de rede em si, nem com a quantidade de roteadores existentes.
Top of Form

Outros materiais