Buscar

Bem Estar Animal e Qualidade de Produtos de Origem Animal

Prévia do material em texto

Bem estar e comportamento na produção animal
BEA = Bem estar animal POA = Produto de origem animal
Objetivo: Conhecer os pilares do bem estar animal e como afeta o produto de origem animal obtido.
O sistema de bem estar precisa estar em constante funcionamento.
Justificativa para usar o bem estar: 
· Qualidade do alimento 
· Ver o animal como uma vida e não apenas como produto, foram então criados conceitos, ponto de vista ético e moral
· Parte econômica, pensando no produto final que será de melhor qualidade e no melhor aproveitamento que pode ser feito.
· Legislação 
Se uma população não tem recursos para comprar um produto mais caro, é muito mais complicado porque a produção em massa é mais barata. Entra em uma questão social pois uma população menos favorecida não vai pensar no produto que menos tem qualidade, mas sim aquele que é mais barato no mercado. 
O bem estar é o estado do animal em relação às suas tentativas de adaptar-se ao seu ambiente, o grau de dificuldade que ele enfrenta para viver onde está (se o piso não for adequado e gerar feridas nas patas, claustrofobia por conta do local pequeno, etc...)
Os animais tem direito as 5 liberdades: virar-se, levantar-se, deitar-se, estirar seus membros e cuidar do seu próprio corpo. 
Em 1979, foram incluídos novas exigências: O animal precisa estar livre de fome e sede, precisa ter acesso à água fresca. Precisa também estar bem nutrido, ter acesso `uma dieta balanceada, inclusive posição do comedouro e bebedouro.
Lembrar que a água é fonte de contaminação para doenças no plantel e que a análise da água é uma exigência hoje, e tem um custo baixo, não tem porque não fazer.
Também precisa estar livre de desconforto, proporcionando ambiente adequado com abrigo e área de descanso, além da limpeza do local onde o animal vive. A temperatura e o vento entram também nessa fase.
Ele precisa estar livre de dor, ferimentos e doenças. Para isso é necessária a prevenção, o diagnóstico rápido e tratamento. Dependendo do caso, a eutanásia é permitida, se a enfermidade causa sofrimento ao animal. 
Precisa também estar livre de medo e angústia. O transporte rodoviário tem uma legislação. Ruídos, gritos e tapas podem reduzir a produção leiteira. Podemos citar também as disputas de territórios, como brigas entre machos dominantes ou hierarquias, podemos ter desnutrição do mais fraco, tudo isso precisa ser bem avaliados.
Livre para expressar seu comportamento natural significa que ele precisa ter espaço suficiente, baias, piquetes e instalações adequadas.
Domínio 1 – Nutrição. Privação de alimento, água e desnutrição.
Domínio 2 - Ambiente – Desafios ambientais frio, calor, falta de espaço, condições de manejo,
Domínio 3 – Saúde - Doenças e ferimentos.
Domínio 4 - Comportamento – Restrições comportamentais e nas interações, estereotipias.
Domínio 5 - Estados mentais – Solidão, ansiedade, frustação, depressão, desesperança. 
Para melhorar as condições de vida do animal e pensar no bem estar, o enriquecimento ambiental é uma necessidade (como escovas nos estábulos para eles se coçaram).
Falhas no manejo de apanha: Causa além de sofrimento um desperdício de alimentos e consequentemente perda econômica. 
Não respeitar o bem estar e as boas práticas causam prejuízos econômicos. 
O bem estar precisa considerar toda a vida do animal, desde a produção, até o transporte e o abate.

Outros materiais