Buscar

Responsabilidade Socioambiental AVALIAÇÃO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Responsabilidade Socioambiental 08/09/2020
Pergunta 1
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2005), quando surgiu a preocupação com o meio ambiente e a relação do mesmo com a busca pelo desenvolvimento econômico nos diversos países, podia-se observar duas visões: Os possibilistas culturais e os deterministas geográficos. 
Veja os itens a seguir:
I. Defendiam que os benefícios gerados pelo crescimento econômico eram maiores do que os custos do impacto sobre o meio ambiente. 
II. Tais benefícios se resumem na eliminação das desigualdades sociais na medida em que o crescimento econômico é alcançado, o que constituía, para esses indivíduos, um bem maior quando comparado aos impactos desse crescimento sobre as condições ambientais.
III. apresentavam uma preocupação máxima em relação às condições ambientais, que sofriam grandes ameaças com a aceleração do crescimento econômico.
Quais dos itens a seguir se referem aos deterministas geográficos?
A- Apenas a I.
B- I e II.
C- Apenas a II.
D- Apenas a III.
E- I e III.
Pergunta 2
Sob o ponto de vista de quatro correntes do pensamento econômico, em qual delas a proposta de ação é a criação de taxa de poluição e venda de licenças para poluir?
A- Ecodesenvolvimentistas
B- Economistas ecológicos
C- Biologia natural
D- Pigouvianos
E- Neoclássicos
Pergunta 3
Sobre a teoria das necessidades de Maslow, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A pirâmide de Maslow, criada em meados dos anos 1950 pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow, é uma representação de que as necessidades humanas ultrapassam a esfera biológica.
( ) A teoria de Maslow organizou essas necessidades em uma pirâmide, na qual, na base, encontram-se as necessidades mais básicas, relacionadas à sobrevivência do indivíduo, como água e comida, e, no topo, as mais complexas, envolvendo a autorrealização, como o desenvolvimento pessoal e o talento.
( ) As necessidades das pessoas não se resumem apenas a itens relacionados à própria sobrevivência, com o tempo, as empresas passaram a adquirir cada vez mais espaços publicitários para conquistar a atenção dos consumidores.
A- F,F,V
B- F,F,F
C- V,V,V
D- F,V,F
E- V,V,F
Pergunta 4
Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano. Qual é esta metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais?
A- Análise de impacto ambiental
B- Calculadora ecológica
C- Pegada ecológica
D- Footwork calculator
E- Calculadora ambiental
Pergunta 5
A corrente de pensamento econômico dos Pigouvianos indica que deve haver um mecanismo que possibilite a internalização monetária das externalidades (poluição). Para os Pigouvianos, este mecanismo é uma:
A- Política ambiental.
B- Proposta de ação.
C- Solução.
D- Causa dos problemas ambientais.
E- Política econômica.
Pergunta 6
Sobre o meio ambiente, observe as afirmações abaixo:
I - O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
II - Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
III - Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A- I e III
B- I, II e III
C- II e III
D- I e II
E- Todas as afirmativas são falsas
Pergunta 7
Dentre os principais métodos de avaliação de impactos ambientais, um deles tem as seguintes características: reúne uma equipe multidisciplinar de especialistas no assunto ou na área em questão e é utilizado nos casos de escassez de dados, fornecendo orientação para outras avaliações.
Qual é este método?
A- Método das listagens
B- Método ad hoc
C- Método dos modelos
D- Método das interações
E- Método das matrizes
Pergunta 8
Está embasada na busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vistas às construções de um futuro planejado sob uma lógica de desenvolvimento e progresso. O texto se refere a(o):
A- Educação ambiental
B- Sustentabilidade
C- Educação social
D- IDH
E- Desenvolvimento sustentável
Pergunta 9
Antes de começar a execução do seu projeto, todo empreendimento deve obter três licenças, as quais são fundamentais para se garantir o respeito ao meio ambiente e ao trabalho, segundo os princípios adequados de preservação e recuperação ambiental. Observe os tópicos a seguir:
•Autoriza a instalação do empreendimento
•Concedida após análise e aprovação do projeto executivo
•Prazo de validade: até 06 anos
Estes elementos referem-se a qual licença?
A- Licença prévia
B- Licença de instalação
C- Licença de implantação
D- Licença de execução
E- Licença de operação
Pergunta 10 
Sobre o consumo e a relação deste com o meio ambiente, analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta.
A- Os danos ambientais provocados pelas indústrias para atender ao consumismo existente estão entre as grandes preocupações que envolvem tanto os políticos quanto a população em geral. 
B- Todas essas questões modificaram a rotina das organizações, as quais passaram a adequar os seus processos de produção e de prestação de serviços às novas regras e à nova visão dos consumidores em relação às questões ambientais. 
C- As ameaças ao meio ambiente e as pressões de organismos não governamentais ligados ao meio ambiente jamais influenciaram a legislação e o surgimento de novas condutas ambientais e sim mantiveram o mesmo sistema recorrente da época da revolução industrial.
D- Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre suas próprias atitudes, que podem impactar o meio ambiente, e têm se tornado mais exigentes com relação à atuação das empresas nas questões sociais e ambientais – muitos indivíduos acabam priorizando os produtos de empresas que estão comprometidas com a questão ambiental.
E- O modelo de produção industrial em massa, para atender o consumo em massa, inicialmente levou as empresas a deixarem de lado as preocupações com os impactos na natureza, que se encontram entre as externalidades negativas de sua atuação – o grande objetivo era a acumulação de riquezas.

Outros materiais