Buscar

Atividade 3_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As Startups de tecnologia têm o poder de alterar completamente a dinâmica de negócio em um segmento pré-existente, criando um conjunto de regras que surpreendem os consumidores, já que um entrante leva clientes e faturamento, antes protegidos por capacidades competitivas que não são mais relevantes.
Esse é o sonho de 10 em cada 10 empreendedores de tecnologia: pegar um mercado enorme e jogar o velho livro de regras fora enquanto “rouba” mercado dos sonhadores.
Abaixo vou citar 03 serviços que considero uns dos mais inovadores do mercado recente de tecnologia:
1. Uber: oferece um serviço diferente, com melhor qualidade do que o atual (táxis) e ainda cobra um preço mais baixo. A Uber é tão revolucionária que nos remete a um momento específico da história: a revolução industrial, quando com auxílio da tecnologia foi possível fazer um produto com qualidade superior custando menos.
Quais as estratégias por detrás da Uber?
As estratégias de comunicação são compostas por um hub de assessoria de imprensa + demonstração gratuita dos serviços. Além disso, a empresa mima suas clientes com bônus surpresas e outros descontos. Isso não é uma inovação, mas cria uma atmosfera boa, uma relação de reciprocidade entre o consumidor e a marca. No momento em que você ganha um bônus de R$20,00, o sentimento instantâneo é de gratidão. Além de criar um senso de urgências e de utilização do serviço naquele mesmo dia.
2. Bancos Digitais: a inovação trazida por bancos digitais vem possibilitando uma série de mudanças na forma como pessoas comuns lidam com finança, e como instituições tradicionais observam e a agem conforme demanda de mercado. Segue abaixo algumas inovações e facilidades criadas por bancos digitais:
· Uso amplo de tecnologia: É possível abrir contas online, tomas empréstimos virtualmente sem burocracia, e ter acesso a cada vez mais produtos financeiros de forma interativa e rápida.
· Atendimento ágil: Bancos digitais já pensam seu modelo de atendimento de forma simplificada, para acessar a vida de quem acessa;
· Economia de tempo: para que ir até uma agência bancária ou ter que aguardar o gerente para perguntar sobre o melhor seguro ou empréstimo mais barato, dá para comparar tudo online e fechar tudo pelo computador, tablet ou smartphone.
· Customização e flexibilidade: seguros, empréstimos e produtos diversos: dá para contar muitas vezes com a ajuda de assistentes virtuais, que combinarão uma série de pontos relacionados à preferência do cliente para oferecer produtos de forma mais personalizada.
· Custos menores: Custos menores e até mesmo ausência de taxas, tarifas e anuidades são algo comum neste segmento. Portanto, vale a pena ficar de olho e continuar comparando e estudando as potenciais possibilidades que a nova economia nos traz.
3. Serviços de streaming: os serviços de streaming estão super em alta no mundo e, graças a eles, ninguém precisa mais sair de casa para alugar um filme na locadora ou esperar até o documentário ou série favorita passar na TV. Com uma TV, smartphone, tablet ou computador conectados à internet, você consegue assistir aos seus programas preferidos sem precisar sair de casa, com imagens e som em alta definição.
Com isso as operadoras de telefonia estão investindo alto em internet de banda larga para aumentar o consumo de produtos por demanda.
Vou usar como exemplo a Netflix, o serviço de TV por internet mais popular. 
Com um catálogo enorme de filmes, séries e documentários, a Netflix tem larga vantagem em relação aos demais serviços de streaming e já ganhou mais de 86 milhões de assinantes em mais de 190 países, que assistem a mais de 125 milhões de horas de filmes, documentários e séries por mês, pagando um valor acessível.
A empresa entrou pra história como líder no mercado de conteúdo digital por proporcionar a melhor experiência ao usuário que quer assistir seus programas favoritos pela internet, bastando apenas ter uma tela à disposição conectada à web, na qual pode pausar de dar play nos títulos, sem intervalos comerciais, acessando o serviço a qualquer momento, horar e lugar.

Outros materiais