Buscar

metodologia da pesquisa AULA 6

Prévia do material em texto

AULA 6 
Com base nos conceitos de atividades acadêmicas estudados em sala, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 e depois assinale a sequência correta.
2 1 3 2 3
Sobre a metodologia aplicada ao objeto da pesquisa não podemos dizer que
devemos usar apenas um método na mesma pesquisa.
De acordo com Barros e Lehfeld (2008), o método científico de Bacon é formado por cinco etapas principais.Assim, marque a alternativa que corresponde à etapa descrita abaixo. Nessa etapa, depois de analisar o resultado dos experimentos, formula-se hipóteses que expliquem a relação de causa e efeito entre os fatos observados
Formulação de Hipótese.
Sobre os elementos pré-textuais, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A epígrafe é importante por listar o número e o título das ilustrações e indicar a página do texto em que aparecem.
A respeito do marco teórico, é correto afirmar, EXCETO:
Possibilita uma visão única e onisciente, que é o objetivo de toda pesquisa.
Ricardo selecionou um tema de pesquisa e pretende ler sobre o assunto para fazer a revisão da literatura, comparando diferentes abordagens dos autores sobre o problema a ser investigado. Com este procedimento, Ricardo está essencialmente buscando dados para:
Definir um marco teórico.
A elaboração do projeto de pesquisa envolve vários momentos significativos. A revisão de literatura é um deles porque mostra ao investigador vários pensamentos de autores diversos para sustentar sua pesquisa. Através da revisão de literatura, o pesquisador estabelece:
o marco teórico da pesquisa.
O item metodologia da pesquisa que aparece no projeto de pesquisa dá muitas informações ao leitor do TCC. Marque a opção em que todas as indicações pertencem a essa parte de um projeto.
tipo de pesquisa, meios de coleta de dados
 A elaboração do projeto de pesquisa envolve vários momentos significativos. Aescolha do referencial teórico é um deles porque mostra ao investigador vários pensamentos de autores diversos para sustentar sua pesquisa. Que processo permite ao pesquisador a definição do referencial teórico de sua pesquisa?
revisão de literatura
Pode-se dizer que a pesquisa bibliográfica configura o primeiro passo a ser dado em qualquer tipo de pesquisa, porque pesquisa alguma poderá prescindir de um marco teórico. Perceber qual é o tema ou assunto (que pode não estar contido no título de forma explícita), o problema (ou questão), a hipótese ou pressuposto é uma tarefa que o aluno empreende na chamada leitura sistemática. Sobre ela podemos dizer que:
Os elementos do texto que devem ser entendidos em sua especificidade, daí a necessidade de utilização de um dicionário especializado.
Juliana já selecionou seu tema de pesquisa com propósito de demonstrar o que foi publicado sobre determinado tema, analisar e sintetizar conceitos, informações para abordar o problema investigado. Sendo assim, Juliana está realizando a:
revisão da literatura.
O embasamento teórico é uma parte do projeto de pesquisa o qual deve ser visto como uma análise da bibliografia escolhida, observando como os autores tem tratado da questão fundamental que norteia o seu trabalho acadêmico. Além disso, qual das sentenças abaixo delineia uma outra caracterização do embasamento teórico de uma pesquisa:
Revisão crítica sobre o que foi produzido no plano do pensamento científico sobre aquele tema.
Nesta etapa da pesquisa, deve-se identificar um conjunto de trabalhos relevantes ao seu objeto de pesquisa. Revisite a bibliografia escolhida e selecione o que irá fundamentar o seu projeto, assim como construirá o embasamento teórico da pesquisa. De que etapa estamos nos reportando?
A revisão de literatura
Segundo a natureza dos dados, as pesquisas podem ser classificadas em Qualitativas e Quantitativas. Considere as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I - A pesquisa quantitativa faz uso de técnicas estatísticas com o objetivo de organizar e tratar os dados para análise e interpretação sem distorções. 
II - A pesquisa qualitativa está voltada para a compreensão e interpretação do fenômeno, dos dados obtidos, sem análise estatística. Busca uma análise mais profunda dos restuldados obtidos.
III - É possível fazer uso tanto da pesquisa qualitativa quanto da quantitativa na mesma pesquisa.
Todas estão corretas
Ao iniciar sua pesquisa, o pesquisador faz um levantamento das teorias existentes que possam respaldar suas reflexões sobre o tema. Nesse processo, ele escolhe:
o marco teórico da pesquisa
Marco teórico, segundo Dieterich (1999), representa o resultado da seleção de teorias, conceitos, conhecimentos científicos, métodos e procedimentos que o pesquisador requer para descrever e explicar seu objeto de estudo.. Com base nesta descrição assinale quais as vantagens de se buscar um marco teórico. I. Ajuda a prevenir erros em outros estudos. II. Serve de orientação para realização da pesquisa. III. Inspira na construção das hipóteses
Todas as alternativas estão corretas
Sobre a metodologia aplicada ao objeto da pesquisa não podemos dizer que
devemos usar apenas um método na mesma pesquisa.
É um modelo, fórmula ou receita que, uma vez aplicada, colhe sem margem de erro os resultados previstos ou desejados. É apenas um conjunto ordenado de procedimentos que se mostrou eficiente, ao longo da história, na busca do saber. É, pois, um instrumento de trabalho. O resultado depende de seu usuário. A que se refere a descrição?
Métodos;
O fenômeno da pobreza urbana tem uma variedade de características ligadas à cultura e à sociedade. Para estudá-lo é necessário um recorte teórico que dê conta do conceito de exclusão social. Podemos ver que o conceito de exclusão social é, dependendo da perspectiva teórica, "um conceito ultrapassado", existindo na formulação da questão um certo olhar teórico adotado pelo aluno. Como ter clareza sobre as discussões teóricas sobre o tema escolhido?
Lidando com a pesquisa bibliográfica de maneira cuidadosa.
A Revisão de Literatura constitui um procedimento metodológico fundamental na elaboração da pesquisa científica que pode ser caracterizada como: I. Tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, além de outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo. II. Processo seletivo das referências dentro da área de abrangência da pesquisa. III. Etapa da pesquisa que requer conhecer a produção científica atual considerando-a como ponto de partida para a nova pesquisa.
todas estão corretas 
Na construção do embasamento teórico o pesquisador deve elaborar um roteiro que oriente suas ações nesta etapa crucial da pesquisa. Com base no conteúdo da aula 6 assinale quais procedimentos podem ser adotados nesta elaboração:
Apresentar um levantamento bibliográfico sobre o tema destacando as principais linhas de abordagem do assunto.
Um grupo de universitários, ao participar da elaboração de um projeto de iniciação científica, estava debatendo sobre o que significa visão onisciente. André, um dos alunos da graduação, após consultar o dicionário, esclareceu dizendo:
- Olá Pessoal! Nenhum assunto de pesquisa pode ser abordado numa visão onisciente, ou seja, de quem já sabe tudo sobre o assunto.
As alternativas complementam a explicação de André, EXCETO:
Os pesquisadores geram conhecimento permanente.
Dentre as vantagens formuladas abaixo, que justificam o estabelecimento do marco teórico de uma pesquisa, qual delas NÃO condiz com o conceito:
Consagração de uma verdade absoluta sobre o tema
Um estudioso da área da Sociologia que tenha uma formação filosófica específica poderá produzir uma pesquisa científica influenciada por sua visão de mundo. O elemento de seu trabalho que deverá esclarecer este enfoque será:
o marco teórico
O item do projeto de pesquisa que indica como a pesquisa será feita aparece também na introdução do TCC e indica ao leitor como aquela pesquisa foi desenvolvida. É um item obrigatório que segue regras para sua construção. Reconhecemos essa descrição como referente :
àmetodologia da pesquisa.

Continue navegando