Buscar

Células Lábeis, Estáveis e Permanentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turma:  Farmácia 23
	Agosto /2020
	Aluna: Nathália Rocatto Marchioro
	Matéria: Patologia
Respostas/Resumo referente às perguntas: 
1. O que são células Lábeis?
2. O que são células Quiescentes/Estáveis?
3. O que são células permanentes?
Células Lábeis, Estáveis e Permanentes
	As células do corpo podem ser divididas em três categorias de acordo com a capacidade de regeneração: lábeis, estáveis e permanentes. 
	As células lábeis são aquelas que continuam a se multiplicar durante a vida toda. São tipos celulares que o núcleo se divide de forma rápida e com extrema facilidade, como é o caso das células do tecido epitelial.
	As células estáveis normalmente não se dividem, contudo têm a capacidade de proliferar quando estimuladas. Exemplos são as células das glândulas como fígado, pâncreas, salivares, endócrinas e as células derivadas do mesênquima como fibroblastos, osteoblastos.
	As células permanentes são aquelas que perderam totalmente a capacidade de se dividir, como as células do sistema nervoso central e músculo. Uma reconstrução original da área lesada só poderá ocorrer se as células afetadas forem do tipo lábil ou estável, pois se for do tipo permanente, ocorrerá à substituição por tecido conjuntivo. Exemplo: os neurônios.
	Portanto, é correto afirmar que nas células lábeis ocorre à rápida divisão do núcleo, ao passo que nas células estáveis a divisão do núcleo ocorre mediante estímulos e nas permanentes, não existe essa capacidade.

Continue navegando