Buscar

Disciplin1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Relações microrganismos e hospedeiros (19432)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657333) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22271825
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os fungos são organismos fundamentais à manutenção do equilíbrio ambiental e muito úteis à humanidade. O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem a esse reino. Sobre o que o bolor do pão, a ferrugem do cafeeiro e o champignon têm em comum, analise as sentenças a seguir:
I- São fungos, organismos eucariontes que se alimentam por absorção de nutrientes do meio onde vivem.
II- Têm o corpo formado por filamentos delgados chamados de hifas, que, em conjunto, formam um tecido verdadeiro denominado de micélio.
III- As células dos fungos apresentam uma parede celular formada por quitina, polissacarídeo também presente na carapaça de artrópodes.
IV- A substância de reserva é o amido, a mesma dos vegetais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	A AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, sendo que o vírus é capaz de alterar o DNA dessas células e fazer cópias de si mesmo. Com relação à AIDS, analise as sentenças a seguir:
I- É causada por um retrovírus. 
II- Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV. 
III- O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas. 
IV- A transmissão é frequente pelo contato de mãos e compartilhamento de utensílios, como talheres e copos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ser prevenidas ou evitadas, mas é preciso que todos os colaboradores envolvidos na produção, distribuição e armazenamento em toda a cadeia alimentar, da produção ao consumidor final, estejam atentos aos perigos associados às etapas do processo. Com relação às DTAs que são causadas por vírus, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Como há liberação de baixa quantidade do agente viral nas fezes, a contaminação por falhas na higienização dos alimentos é desprezível.
	b)
	Na infecção por rotavírus, observa-se gastroenterite, com vômito, diarreia, dor abdominal e febre.
	c)
	Não existem relatos de que infecções virais transmitidas por alimento tragam sintomas gastrointestinais.
	d)
	A infecção por norovírus provoca icterícia grave, com deterioração da função hepática.
	4.
	O termo vírus geralmente se refere às partículas que infectam eucariontes, enquanto o termo FAGO é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes. Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico cercada por alguma estrutura protetora consistente de proteína também conhecida como envelope viral ou capsídeo; ou feita de proteína e lipídio. São conhecidas aproximadamente 3600 espécies de vírus, sendo que algumas são patogênicas para o homem. Sobre os vírus, analise as sentenças a seguir: 
I- Vírus com a enzima transcriptase reversa são possuidores de RNA como material genético e são capazes de promover cópias de moléculas DNA a partir de moléculas de RNA.
II- Febre amarela, dengue, varíola, poliomielite, AIDS, condiloma, sarampo e caxumba são exemplos de doenças causadas por vírus.
III- Há vírus bacteriófagos capazes de realizar o ciclo lítico em que a célula infectada não sofre alterações metabólicas e acaba gerando duas células filhas infectadas. 
IV- Normalmente, os vírus apresentam especificidade com relação ao tipo de célula que parasitam. Assim, o vírus da hepatite tem especificidade pelas células hepáticas; os vírus causadores de verrugas têm especificidade por células epiteliais; assim como os vírus que atacam animais são inócuos em vegetais e vice-versa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Os vírus são seres parasitas intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e utilizar a maquinaria desta para se multiplicar. Nesse sentido, podemos destacar diversas características ligadas a esses microrganismos. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Podem desempenhar uma função semelhante à função dos antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução de bactérias.
	b)
	São todos parasitas animais, com alta especificidade à espécie animal que infecta.
	c)
	São formados por uma carapaça proteica, que envolve o retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos a sua superfície.
	d)
	Possuem características fundamentais dos seres vivos, como estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer mutações.
	6.
	Os alimentos de origem animal ou vegetal, frescos ou processados, incluindo a água, podem veicular diversos microrganismos patógenos, causadores de diversas perturbações fisiológicas nas pessoas que os consomem. Sobre as doenças transmitidas por alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. 
(    ) É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem considerado contaminado por evidência clínica-epidemiológica e/ou laboratorial.
(    ) As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Em muitos países, durante as últimas duas décadas, têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F.
	b)
	F - V - V.
	c)
	F - F - F.
	d)
	V - V - V.
	7.
	Para garantir a segurança de um alimento, é necessário implementar o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para todos os alimentos potencialmente perigosos. A Portaria nº 46 de 10/02/1998 do Ministério da Agricultura prevê procedimentos para o APPCC, em indústrias de produtos alimentares de origem animal. Sobre procedimentos que apresentam risco à saúde humana, analise as sentenças a seguir:
I- Correto monitoramento com os procedimentos necessários para garantir a qualidade dos alimentos.
II- Contaminação ou recontaminação inaceitável de produtos semiacabados e acabados por microrganismos, substâncias químicas e materiais estranhos.
III- Presença aceitável de contaminantes biológicos, na matéria-prima ou nos produtos acabados ou semiacabados.
IV- Presença inaceitável de contaminantes químicos ou físicos, na matéria-prima ou nos produtos acabados ou semiacabados.
V- A não conformidade com o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) estabelecidos para cada produto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-ma-46-de-10-02-1998,687.html. Acesso em: 5 ago. 2020.
	a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	8.
	As infecções virais têm crescido nas últimas décadas, acometendo um número crescente de indivíduos e representando riscos
importantes para a saúde. Saber mais a respeito dos agentes infecciosos e conhecer suas características biológicas e formas de transmissão são fundamentais no contexto atual para a promoção da saúde. Sobre vírus, analise as afirmativas a seguir:
I- A reprodução de um adenovírus ocorre quando a sua membrana se funde com a membrana da célula hospedeira e o capsídeo viral penetra no citoplasma. O RNA produz, através da ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA que penetra no núcleo da célula, integra-se a um cromossomo e recombina-se com o DNA celular.
II- Durante o ciclo lisogênico de um bacteriófago, a bactéria infectada tem suas funções normais interrompidas, e o DNA viral, ao mesmo tempo que inicia a replicação, comanda as funções da célula hospedeira.
III- Os vírus são constituídos de ácido nucleico envolto por uma cápsula de proteína, denominada capsídeo, e estão divididos em dois grupos: os que são constituídos de DNA (adenovírus) e os que são constituídos de RNA (retrovírus).
IV- Os vírus são parasitas obrigatórios de diferentes organismos, como bactérias, fungos, animais e plantas. No ser humano, algumas doenças causadas por vírus são a varicela (catapora), a herpes, a gripe e a AIDS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	9.
	As micotoxinas podem ser definidas como produtos metabólicos secundários produzidos pelos bolores e que, quando ingeridas, causam alterações biológicas prejudiciais aos seres humanos e a outros animais. Sobre as micotoxinas, analise as sentenças a seguir:
I- A toxina botulínica é uma micotoxina altamente tóxica, responsável pelo desenvolvimento do botulismo.
II- O desenvolvimento de carcinomas e teratogenia em homens e animais pode ser atribuído à ingestão de certas micotoxinas.
III- A eliminação dos bolores de um alimento contaminado garante a eliminação da micotoxina que ele produz.
IV- Dentre as principais micotoxinas encontradas em alimentos destinados ao consumo humano, pode-se citar: aflatoxina, zearalenona, ocratoxina.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Os vírus exibem muitas formas e tamanhos distintos. O conhecimento das estruturas virais é necessário para o entendimento da relação entre partículas virais com receptores de superfície e anticorpos neutralizantes. Com relação ao vírus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) O material genético é de RNA.
(    ) Vírus são agentes causadores de várias doenças em seres humanos. 
(    ) Possuem ribossomos e mitocôndrias essenciais e típicas de seu metabolismo e reprodução. 
(    ) Proteínas compõem suas cápsulas externas. 
(    ) Reproduzem-se apenas no interior de células vivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V - V.
	b)
	F - F - V - V - F.
	c)
	V - F - F - V - V.
	d)
	V - V - F - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais