Buscar

Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde no Sistema Prisional (Todas Provas)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde no Sistema Prisional Provas (1 a 5)
https://cursos.campusvirtual.fiocruz.br/course/view.php?id=306
Avaliação Gestão no Sistema Prisional
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar os destinatários das medidas de segurança e as condições de sua aplicação.  
Quanto às medidas de segurança e aos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, pode-se afirmar que:
 
Escolha uma:
a. A Reforma Psiquiátrica não afeta o cumprimento das medidas de segurança porque elas são medidas judiciais e não de saúde.
b. Todas as medidas de segurança devem ser cumpridas em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico,
c. As medidas de segurança são aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei.
d. A LEP não inclui o Hospital Custódia e Tratamento Psiquiátrico como estabelecimento penal, por ser uma unidade hospitalar.
e. São aplicáveis somente quando o agente, no momento da infração, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 
CORRETA. De acordo com o artigo 26 do Código Penal (CP), é condição para a aplicação da medida, a incapacidade de entendimento quanto ao caráter ilícito do ato ou a impossibilidade de se autodeterminar de acordo com este entendimento.
Referência: BRASIL. DECRETO-LEI Nº 2.848 DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm Acesso em: 15-05-2019.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São aplicáveis somente quando o agente, no momento da infração, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar características da assistência à saúde que o Estado deve prestar às pessoas privadas de liberdade, aos internados e aos egressos do sistema penitenciário.
Considerando a atenção à saúde como um direito de todas as pessoas privadas de liberdade, é correto afirmar que, no sistema penitenciário, essa assistência:
 
Escolha uma:
a. Limita-se às ações de caráter preventivo e curativo, em razão da escassez de recursos.
b. Deve ser garantida a todas as pessoas privadas de liberdade com bom comportamento carcerário.
c. Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, excetuada a assistência de alta complexidade.
d. Abrange, estritamente, as ações de proteção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.
e. Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, em todos os níveis de atenção. 
CORRETA: De acordo com a o INCISO II do Art. 3 da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), a atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, executadas em todos os níveis de atenção.
Referência: BRASIL. PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2014.   Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:   http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html   Acesso em 15-05-2019
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, em todos os níveis de atenção..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar características das assistências que o Estado deve prestar às pessoas privadas de liberdade, aos internados e aos egressos do sistema.
A assistência ao preso, ao internado e ao egresso constitui dever do Estado. Com relação às assistências, pode-se afirmar que:
 
Escolha uma:
a. A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, deve ser completamente efetivada dentro das unidades de saúde do sistema prisional.
b. A assistência religiosa será prestada aos presos e aos internados, mas só será permitida sua participação em serviços religiosos das religiões cristãs.
c. A assistência material prevista na LEP consiste no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas. 
CORRETA: De acordo com o Art. 12 da LEP, a assistência material ao preso e ao internado consistirá no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019.
d. A assistência educacional trata do acesso do preso com bom comportamento à instrução escolar e à formação profissional.
e. A assistência jurídica deve ser prestada pela Defensoria Pública, sendo vedada a assistência por advogado particular.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A assistência material prevista na LEP consiste no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Distinguir as características dos diferentes sistemas penitenciários.
Com o surgimento das prisões como locais de execução das penas privativas de liberdade foram desenvolvidos diferentes sistemas penitenciários com diferentes métodos de correção dos criminosos. Que característica distinguia o Sistema Inglês dos Sistema Filadélfico e do Sistema de Auburn?
 
Escolha uma:
a. A disciplina constantemente vigiada.
b. O livramento condicional antes do término da pena. 
 CORRETA: A liberdade condicional constituía importante característica do sistema progressivo inglês, ausente nos demais sistemas penitenciários. Ao proporcionar a oportunidade para a redução do tempo de prisão de acordo com o comportamento de cada preso, a liberdade condicional funcionava como um incentivo para que se ajustassem às regras do cárcere. 
Referência: SILVA, A.C. Sistemas e Regimes Penitenciários no Direito Penal Brasileiro: Uma Síntese Histórico/Jurídica. / Alexandre Calixto da Silva. – Maringá: UEM, 2009, p.45.
c. O isolamento celular.
d. A regra do silêncio.
e. O trabalho coletivo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O livramento condicional antes do término da pena. .
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar as características do sistema punitivo e a função da prisão antes da concepção atual.
A partir do século XVI observa-se na Europa o surgimento de prisões legais destinadas a recolher mendigos, vagabundos, prostitutas e jovens delinquentes. Com relação ao sistema punitivo existente até então no continente europeu, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. As penas de prisão eram suplementadas por banimento e condenação às galés.
b. As penas de prisão eram suplementadas com castigos corporais.
c. A pena de prisão era pouco usada, preferindo-se os castigos corporais.
d. As penas de prisão eram suplementadas por castigos corporais e banimento.
e. Consistiam em castigos corporais, banimento ou condenação a trabalho ou às galés. 
CORRETA. O sistema punitivo consistia em castigos corporais (chicotadas, pelourinho, marcas a ferro, mutilação, enterramento, morte com ou sem tortura), suplementados pelo banimento e pela condenação a trabalhos forçados ou às galês. A pena de prisão era considerada apenas como um meio de detenção. 
Referência: WACQUANT, L. As duas faces do gueto. São Paulo: Boitempo, 2008, p.95.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Consistiam em castigos corporais, banimento ou condenação a trabalho ou às galés. .
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer características
do PNSSP.
Sobre o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário (PNSSP), assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. O PNSSP tem como objetivo eliminar a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuir para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.
b. Como prioridades pode-se elencar a implantação de ações de promoção da saúde, em especial no âmbito da alimentação, atividades físicas, condições salubres de confinamento e acesso a atividades laborais.
c. Dentre os resultados esperados tem-se a implantação de ações de assistência à saúde relativo à saúde bucal, da mulher, mental, tuberculose, DST/HIV/AIDS, hepatites, hanseníase e outros. 
O Item 4 do Anexo I da Portaria Interministerial nº. 1777/2003 prevê como um dos resultados a implantação de ações de assistência à saúde concernentes à saúde bucal, saúde da mulher, DST/HIV/AIDS, saúde mental, tuberculose, hepatites, hanseníase, hipertensão e diabetes, aquisição e controle de medicamentos, imunizações e exames laboratoriais. Outros resultados são a garantia de espaço físico adequado, implantação de ações de promoção da saúde que garantam alimentação, atividades físicas, garantia de condições salubres de confinamento, acesso a atividades laborais; organização do sistema de informação em saúde da PPP, organização de um plano de capacitação e educação permanente das equipes de atendimento e agentes promotores de saúde; a garantia da composição de equipe mínima e o estabelecimento de fluxo de referência/contra-referência para média e alta complexidade. Para cada resultado esperado fora estipulado metas.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1777, de 9 de setembro de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.crpsp.org.br/sistemaprisional/leis/2003Portaria1777.pdf>.
d. Prevê-se a possibilidade da PPL trabalhar como agentes promotores de saúde sob supervisão da equipe mínima, podendo haver concessão da remição de pena.
e. Dentre as considerações para sua aprovação consta a importância da realização de estudos de abrangência nacional que revelem o perfil epidemiológico da população prisional brasileira.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As respostas corretas são: Como prioridades pode-se elencar a implantação de ações de promoção da saúde, em especial no âmbito da alimentação, atividades físicas, condições salubres de confinamento e acesso a atividades laborais., O PNSSP tem como objetivo eliminar a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuir para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar os princípios que regem a PNAISP.
Figura entre os princípios que regem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP):
Escolha uma:
a. Integralidade da atenção à saúde da população privada de liberdade no conjunto de ações de promoção, proteção, prevenção, dentre outras, executada exclusivamente em nível de atenção básica; 
INCORRETA. O art. 3º, II, da PNAISP, prevê a integralidade da atenção à saúde da população privada de liberdade no conjunto de ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção e não apenas na atenção básica.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2014, Art. 3º. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html>.
b. Valorização da igualdade formal em detrimento da igualdade material, dado que a igualdade restrita ao âmbito jurídico em que todos devem ser tratados sem qualquer distinção é mais que eficiente;
c. Valorização de mecanismos de participação popular e controle social nos processos de formulação e gestão de políticas para atenção à saúde apenas das famílias das PPL e da(s) vítima(s);
d. Respeito aos direitos humanos e à justiça social e promoção de iniciativas de ambiente saudável e humanizado com objetivo de garantir a proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade;
e. Preponderância da responsabilidade estadual quanto à organização dos serviços segundo a complexidade das ações desenvolvidas, assegurada por meio da Rede de Atenção à Saúde no território;
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Respeito aos direitos humanos e à justiça social e promoção de iniciativas de ambiente saudável e humanizado com objetivo de garantir a proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade;.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Saber Identificar as competências de cada ente federativo e órgãos no âmbito da PNAISP.
Para efeitos do Art. 15 da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), são competências da União por intermédio do Ministério da Saúde:
Escolha uma:
a. Executar as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, no âmbito da atenção básica, em todas as unidades prisionais sob sua gestão.
b. Promover ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a PNAISP. 
CORRETA – O Art. 15 a 17 da PNAISP trata das competências atribuídas à União, Estados, Distrito Federal e aos Municípios. No âmbito nacional, estão previstas competências por intermédio do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça. Já para os Estados e o DF por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Estadual de Justiça, da Administração Penitenciária ou congênere. E a nível municipal e DF, as competências devem-se por meio da respectiva Secretaria de Saúde. 
Além de promover ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a PNAISP, também tem-se a elaboração do planejamento estratégico para implementação da PNAISP, a garanta da continuidade da PNAISP, a garanta de fontes de recursos federais para compor o financiamento de programas e ações na rede de atenção à saúde, a definição de estratégias para incluir as informações epidemiológicas das populações prisionais nos sistemas de informação, a avaliação e monitoramento das metas nacionais, a prestação de assessoria técnica e apoio institucional no processo de gestão, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e ações da PNAISP, o apoio da articulação de instituições para capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde, a prestação de assessoria técnica aos Estados, Distrito Federal e Municípios na implantação dos sistemas de informação em saúde, o apoio e fomento da realização de pesquisas consideradas estratégicas, a promoção da articulação intersetorial e interinstitucional necessária, a proposição de estratégias para o desenvolvimento de habilidades necessárias dos gestores e profissionais atuantes no âmbito da PNAISP, o estimulo e apoio no processo de discussão sobre as ações e programas em saúde prisional, com participação dos setores organizados da sociedade nas instâncias colegiadas e de controle social e o apoio técnico e financeiramente, a construção, a ampliação, a adaptação e o aparelhamento das unidades básicas de saúde em estabelecimentos prisionais.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html>.
c. Acompanhar a fiel aplicação das normas sanitárias nacionais e internacionais, visando garantir as condições de habitabilidade, higiene e humanização das ambiências prisionais.
d. Elaborar planejamento
estratégico para implementação da PNAISP, em cooperação com Estados e Municípios, de forma interruptiva e independente com o Plano Nacional de Saúde.
e. Assessorar os Municípios, de forma técnica, junto à Secretaria Estadual de Saúde, no processo de discussão e implantação da PNAISP.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Promover ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a PNAISP..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer populações vulneráveis no sistema prisional, medidas de proteção e visibilidade para essas pessoas.
A respeito das populações vulneráveis dentro do sistema prisional, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Escolha uma:
a. O e-SUS AB possui campo para ‘nome social’ e identidade de gênero, contribuindo para o acesso universal sem discriminação às pessoas travestis e transexuais.
b. Populações vulneráveis são as pessoas que não tem gostam de procurar atendimento médico. 
CORRETA - As populações vulneráveis referem-se àquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidades, por exemplo, a população privada de liberdade, as populações negras, quilombolas, ciganas, as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT+), indígenas e a população em situação de rua. “No campo da saúde coletiva, as condições de desigualdade persistentes embora sujeitas à mudança são chamadas de iniquidades. Para combatê-las, o Ministério da Saúde e as demais esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm implementando as políticas de promoção da equidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos, e que resultam de determinantes sociais da saúde como os níveis de escolaridade e de renda, as condições de habitação, acesso à água e saneamento, à segurança alimentar e nutricional, a participação da política local, os conflitos interculturais e preconceitos com o racismo, as homofobias e o machismo, entre outros” (BRASIL, 2013, p.1).
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Populações Vulneráveis. Portal Saude.gov. s.d. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/tuberculose/populacoes-vulneraveis>.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Políticas de Promoção da Equidade em Saúde. Brasília, DF, 2013.
 
c. A Política Nacional de Saúde Integral LGBT visa promover saúde integral a essas pessoas, inclusive àquelas que se encontram privadas de liberdade.
d. O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT estabeleceu parâmetros de acolhimento das pessoas LGBT em privação de liberdade.
e. Como medida para combate a desigualdade, foram publicadas as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Populações vulneráveis são as pessoas que não tem gostam de procurar atendimento médico..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer aparatos legais envolvendo o direito à saúde e tipos de assistência prevista na LEP.
Sobre o direito à saúde, a partir do amparo legal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. O Sistema Único de Saúde (SUS), criado a partir da Constituição de 88, tem como princípios a universalidade, integralidade e igualdade da assistência.
b. No Brasil, a Constituição de 1988 prevê o direito à saúde a todos enquanto dever de instituições privadas. 
CORRETA - No Art. 196 da Constituição de 1988 consta que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Contudo, ainda conforme a mesma constituição, o Art. 199 prevê que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, podendo participar de maneira complementar ao SUS. Ademais, artigos como o 195 e 198, discorrem que o SUS será financiado com recursos do orçamento da seguridade social, através de recursos advindos de orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes como empresa, empregador e trabalhador de acordo com critérios especificados em lei. 
Referência: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de Outubro de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>.
c. A Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969 prevê que toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade física, psíquica e moral.
d. Em 1966 o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais assegurava a assistência médica à pessoa quando em situação enferma.
e. A Lei de Execução Penal prevê assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa ao preso.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: No Brasil, a Constituição de 1988 prevê o direito à saúde a todos enquanto dever de instituições privadas..
Parte inferior do formulário
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Distinguir as características do sistema progressivo no Brasil.
Uma das características do sistema progressivo brasileiro é:
Escolha uma:
a. A progressão de regime decidida pelo juízo da execução penal, considerando os critérios de tempo e de comportamento carcerário. 
CORRETA:  A progressão de regime é decidida pelo juízo da execução penal e deve considerar os requisitos objetivos e subjetivos para a concessão da progressão de regime.  O requisito subjetivo consiste no bom comportamento carcerário, atestado por certidão emitida pelo Diretor da Unidade Prisional em que o sentenciado se encontrar recolhido. O requisito objetivo refere-se à exigência de cumprimento da pena por um tempo mínimo, no regime anterior, que poderá ser de 1/6 para os crimes comuns e de 2/5 (se o apenado for primário) ou 3/5 (se o apenado for reincidente), para os crimes hediondos ou equiparados, nos termos da Lei n. 11.464/2007. 
Referência: Brasil. LEI 11.464 DE 28 DE MARÇO DE 2007. Disponível Em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11464.htm
b. A fixação do regime inicial de cumprimento de pena de reclusão com base na personalidade do agente.
c. A progressão de regime decidida por meio do exame psicológico.
d. A progressão automática de regime, quando alcançado o critério objetivo de tempo.
e. O início do cumprimento da pena privativa de liberdade exclusivamente pelo regime fechado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A progressão de regime decidida pelo juízo da execução penal, considerando os critérios de tempo e de comportamento carcerário..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar as mudanças na Lei de Execução Penal quanto ao processo para instruir pedido de Progressão de Regimes, excluindo a exigência sistemática de Exame Criminológico.
Para a progressão de um regime mais severo para outro menos rigoroso, a Lei de Execução Penal (LEP), a partir de 2003, passou a requerer que:
Escolha uma:
a. O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que o Exame Criminológico indique que não voltará a delinquir. 
INCORRETA. Desde 2003, com a alteração da LEP pela LEI 10.792/2003, o Exame Criminológico deixou de ser requisito para a progressão de regime.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019.
b. O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que o diretor do estabelecimento penal ateste que teve bom comportamento carcerário.
c. O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que tenha frequentado
a escola durante o tempo em que esteve na prisão.
d. O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que tenha trabalhado durante o tempo em que esteve na prisão.
e. O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que tenha passado por exame psiquiátrico para avaliação de suas condições pessoais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O apenado tenha cumprido o período mínimo exigido para a progressão e que o diretor do estabelecimento penal ateste que teve bom comportamento carcerário..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar características da assistência à saúde que o Estado deve prestar às pessoas privadas de liberdade, aos internados e aos egressos do sistema penitenciário.
Considerando a atenção à saúde como um direito de todas as pessoas privadas de liberdade, é correto afirmar que, no sistema penitenciário, essa assistência:
Escolha uma:
a. Deve ser garantida a todas as pessoas privadas de liberdade com bom comportamento carcerário.
b. Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, em todos os níveis de atenção. 
CORRETA: De acordo com a o INCISO II do Art. 3 da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), a atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, executadas em todos os níveis de atenção.
Referência: BRASIL. PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2014.   Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:   http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html   Acesso em 15-05-2019
c. Limita-se às ações de caráter preventivo e curativo, em razão da escassez de recursos.
d. Abrange, estritamente, as ações de proteção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.
e. Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, excetuada a assistência de alta complexidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Abrange ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, recuperação e vigilância em saúde, em todos os níveis de atenção..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar as competências com relação à fixação do limite máximo de capacidade dos estabelecimentos penais, atendendo à sua natureza e peculiaridades.
A Lei de Execução Penal (LEP) dispõe que os estabelecimentos penais devem ter lotação compatível com a sua estrutura e finalidade e que a fixação da capacidade, ou seja, do limite máximo de pessoas que podem ser custodiadas nestes estabelecimentos deve ser estabelecida:
Escolha uma:
a. Pelo Ministério Público.
b. Pelo Departamento Penitenciário Nacional.
c. Pela direção de cada estabelecimento. 
INCORRETA. Desde a Constituição Federal de 1988, a competência legislativa sobre o gerenciamento do sistema prisional se encontra partilhada entre a União e os estados membros, competindo à União definir os parâmetros gerais para o funcionamento das instituições prisionais e, aos estados, suplementá-los a partir das demandas locais (art. 24, INCISO I, parágrafos 1º, 2º, 3º e 4º). Não cabe à Direção dos estabelecimentos penais a fixação do limite máximo de capacidade do estabelecimento penal que dirige.
Referência: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 15-05-2019.
d. Pelos governos estaduais, bem como pelo governo distrital, com independência.
e. Pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar os critérios de salubridade do ambiente, de acordo com a LEP.
A Lei de Execução Penal (LEP) determina que todos os estabelecimentos prisionais devem atender aos critérios de salubridade do ambiente e esclarece que esta condição envolve os seguintes fatores:
 
Escolha uma:
a. aeração, insolação e lotação dentro da capacidade do estabelecimento. 
INCORRETA.
Nesta alternativa, um dos fatores elencados, a lotação dentro da capacidade do estabelecimento, está incorreto.  Embora determine, em seu art. 85, que o estabelecimento penal deverá ter lotação compatível com a sua estrutura e finalidade, a LEP não inclui a lotação como um dos fatores concorrentes para a salubridade do ambiente.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019. 
b. aeração, condicionamento térmico adequado e acesso contínuo à água potável.
c. aeração, insolação e condicionamento térmico adequado à existência humana.
d. acessibilidade, aeração e condicionamento térmico adequado à existência humana.
e. acessibilidade, insolação e acesso contínuo à água potável.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: aeração, insolação e condicionamento térmico adequado à existência humana..
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Habilidade/Objetivo: Identificar os critérios para a adesão municipal à PNAISP.
A adesão municipal à PNAISP será facultativa, devendo observar primeiro o seguinte critério para sua adesão:
Escolha uma:
a. Existência de população privada de liberdade no seu território e o estado estar aderido à PNAISP.
b. O município deve elaborar um Plano de Ação Estadual para Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade.
c. Ao Município que aderir a PNAISP não será garantida a aplicação de índice para complementação dos valores.
d. O município que cadastrar familiares de privados de liberdade em seu território, mesmo que não tenha unidade prisional, poderá ser incluído na PNAISP. 
INCORRETA. O art. 14, II, da PNAISP, prevê que para o município aderir à PNAISP deverá preencher o critério de possuir população privada de liberdade em seu território, além disso, é necessário que o estado já tenha adesão. Esta Lei não se aplica aos familiares de privados de liberdade. Preenchido esses critérios, deve elaborar o Plano de Ação Municipal, assinar o Termo de Adesão e encaminhar a documentação para aprovação do Ministério da Saúde.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html>.
e. Desnecessidade de encaminhamento de documentação ao Ministério da Saúde para aprovação, haja vista o princípio da separação de poderes.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Existência de população privada de liberdade no seu território e o estado estar aderido à PNAISP..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Habilidade/Objetivo: Identificar diretrizes da Política Nacional de Humanização.
Qual das políticas públicas abaixo tem como diretriz o acolhimento, a gestão participativa e cogestão, a ambiência, a clínica ampliada e compartilhada, a valorização do/a trabalhador/a e a defesa dos direitos?
Escolha uma:
a. Política de Promoção da Equidade em Saúde
b. Programa Nacional de DST e AIDS
c. Política Nacional de Humanização
d. Programa Brasil Alfabetizado
e. Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada a Usuários de Álcool e Outras Drogas 
INCORRETA. Na portaria No 816, de 30 de abril de 2002, a qual institui o Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada a Usuários de Álcool e Outras Drogas, não consta diretrizes, mas no documento: A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a usuários de álcool e outras drogas, diz-se
que “As diretrizes para uma política ministerial específica para a atenção a estes indivíduos estão em consonância com os princípios da política de saúde mental vigente - preconizada, articulada e implementada pelo Ministério da Saúde; uma vez regulamentada e respaldada pela Lei Federal 10.216 (MS, 2002), sancionada em 6/4/2001, constitui a política de Saúde Mental oficial para o Ministério da Saúde, bem como para todas as unidades federativas”, além disso são citadas como diretrizes a Atenção Integral (com medidas de prevenção, proteção e promoção à saúde) e a Intersetorialidade.
Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_atencao_alcool_drogas.pdf>.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Política Nacional de Humanização.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Habilidade/objetivo: Identificar os princípios da Atenção Básica.
Segundo a Portaria No 2.436/2017, qual(is) é/são o(s) princípio(s) da Atenção Básica?
Escolha uma:
a. Representatividade e lealdade;
b. Hereditariedade;
c. Organicidade e universalidade; 
INCORRETA.  Ainda que seja necessária a organicidade institucional na Atenção Básica, esta não se configura enquanto um dos seus princípios. A Universalidade faz parte de um dos três princípios, conforme A Portaria No 2436/2017.
Referência: BRASIL. Portaria No 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2017.
d. Transparência, integralidade, igualdade e agilidade;
e. Universalidade, equidade e integralidade;
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Universalidade, equidade e integralidade;.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Habilidade/Objetivo: Reconhecer populações vulneráveis no sistema prisional, medidas de proteção e visibilidade para essas pessoas.
A respeito das populações vulneráveis dentro do sistema prisional, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Escolha uma:
a. Populações vulneráveis são as pessoas que não tem gostam de procurar atendimento médico.
b. O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT estabeleceu parâmetros de acolhimento das pessoas LGBT em privação de liberdade.
c. Como medida para combate a desigualdade, foram publicadas as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.
d. O e-SUS AB possui campo para ‘nome social’ e identidade de gênero, contribuindo para o acesso universal sem discriminação às pessoas travestis e transexuais. 
INCORRETA. Nos manuais de uso dos sistemas e-SUS Atenção Básica relata que nas fichas de cadastro individual e do PEC foram incluídos o campo nome social e o de identidade de gênero, que uma vez assinalado, o sistema “desabilita as críticas relacionadas ao sexo feminino ou masculino, permitindo o uso de todas as funcionalidades independente do sexo do cidadão (BRASIL, 2019, p.23).
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica. Manual para preenchimento das fichas de Coleta de Dados Simplificada – CDS (versão 3.0). Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica. Manual de uso do sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC (versão 3.2). Brasília, DF, 2019.
 
e. A Política Nacional de Saúde Integral LGBT visa promover saúde integral a essas pessoas, inclusive àquelas que se encontram privadas de liberdade.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Populações vulneráveis são as pessoas que não tem gostam de procurar atendimento médico..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Habilidade/Objetivo: Identificar as diretrizes da Atenção Básica e sua definição. 
Quanto às diretrizes da Atenção Básica, assinale a alternativa que apresenta a correlação diretriz-definição corretamente.
Escolha uma:
a. Longitudinalidade do cuidado - pressupõe a continuidade da relação de cuidado ao longo do tempo, de modo permanente e consistente, acompanhando os resultados das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas.
b. Coordenação do cuidado - identifica as necessidades de saúde da população organizando-as em relação aos outros pontos de atenção à saúde, de modo que o planejamento das ações parta das necessidades de saúde das pessoas. 
INCORRETA. A diretriz de Coordenação do Cuidado diz respeito a elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos/as usuários/as entre os pontos de atenção das RAS. Atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários em qualquer destes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral. Já a definição apresentada caracteriza a diretriz de Ordenação da rede.
Referência: BRASIL. Portaria No 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html>.
c. Cuidado centrado na pessoa – relaciona-se às delimitações espaciais estratégicas - regiões de saúde - para planejar, organizar e gestar redes de ações e serviços de saúde e a hierarquização para organizar os pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde entre si;
d. Participação da comunidade - aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, sendo o mesmo construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca por uma vida independente e plena.
e. Territorialização e Adstrição - atua como centro de comunicação realizado através de uma relação horizontal, contínua e integrada que visa elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos/as usuários/as entre os pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde;
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Longitudinalidade do cuidado - pressupõe a continuidade da relação de cuidado ao longo do tempo, de modo permanente e consistente, acompanhando os resultados das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas..
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar as características estruturais da sociedade brasileira no processo de adoção da concepção de recuperação dos indivíduos pelo sistema penal.
No Brasil, a aprovação do Código Criminal de 1830 introduziu a privação da liberdade como penalidade. No entanto, características da sociedade brasileira da época dificultaram a transformação das formas tradicionais de punição. O principal obstáculo a esta transformação era o fato de:
Escolha uma:
a. Não haver estabelecimentos prisionais adequados às novas penalidades.
b. Os grandes proprietários de terras não aceitarem perder o poder punitivo sobre índios, escravos e peões. 
CORRETA - Os grandes proprietários de terras eram importantes forças políticas na época e não aceitavam perder o poder punitivo sobre índios, escravos e peões. A manutenção da escravidão foi o principal obstáculo à transformação das formas tradicionais de punição e de produção de sujeição. 
Referência: SILVA, A.M.C. Do império à república considerações sobre a aplicação da pena de prisão na sociedade brasileira. Revista EPOS; Rio de Janeiro – RJ; Vol.3, nº 1, janeiro-junho de 2012; ISSN 2178-700X, p.5.
c. O imperador ter vetado o novo Código Criminal temendo que isto pudesse reduzir seu poder.
d. A sociedade brasileira da época não aceitar a ideia de ressocialização dos condenados.
e. A Constituição Imperial de 1824 não admitir as ideias liberais adotadas nas legislações
penais europeias e americanas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os grandes proprietários de terras não aceitarem perder o poder punitivo sobre índios, escravos e peões..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar os critérios de classificação das pessoas privadas de liberdade e sua separação nos estabelecimentos prisionais, de acordo com a LEP.
De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), um dos critérios para a classificação e separação das pessoas condenadas a penas privativas de liberdade nos estabelecimentos penais é:
Escolha uma:
a. A situação jurídica. 
CORRETA. Além de considerar o regime de cumprimento de pena, a LEP também elenca outros critérios para a classificação e separação das pessoas privadas de liberdade nos estabelecimentos penais, entre eles, a situação jurídica, determinando que sejam separados os presos provisórios dos condenados e os primários dos reincidentes.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019. 
b. O nível superior de escolaridade.
c. A condição social.
d. A religião.
e. A identidade de gênero.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A situação jurídica..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Correlacionar os tipos de estabelecimentos penais com os regimes de cumprimento de pena.
Segundo a Lei de Execução Penal (LEP), os estabelecimentos penais devem ser estruturados conforme o regime de cumprimento de pena. De acordo com este critério, é correto afirmar que as cadeias públicas, as penitenciárias e os institutos penais são destinados, respectivamente a:
Escolha uma:
a. condenados em regime fechado, presos provisórios e apenados em regime semiaberto.
b. condenados em regime fechado, condenados em regime semiaberto e condenados em regime aberto. 
INCORRETA. Por esta alternativa as cadeias públicas destinam-se aos condenados em regime fechado; as penitenciárias, aos condenados em regime semiaberto; e os institutos penais, aos condenados em regime aberto, o que está em desacordo com a LEP, que prevê: cadeias públicas destinadas aos presos provisórios (ART.102), as penitenciárias destinam-se aos presos em regime fechado (ART. 87) e os institutos penais, aos condenados em regime semiaberto (ART.91).
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019. 
c. presos provisórios, presos em regime semiaberto e presos em regime aberto.
d. presos provisórios, condenados em regime fechado e condenados em regime semiaberto.
e. presos provisórios, apenados em regime aberto e apenados em regime fechado.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: presos provisórios, condenados em regime fechado e condenados em regime semiaberto..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Distinguir as características dos diferentes sistemas penitenciários.
Com o surgimento das prisões como locais de execução das penas privativas de liberdade foram desenvolvidos diferentes sistemas penitenciários com diferentes métodos de correção dos criminosos. Que característica distinguia o Sistema Inglês dos Sistema Filadélfico e do Sistema de Auburn?
Escolha uma:
a. O livramento condicional antes do término da pena. 
 CORRETA: A liberdade condicional constituía importante característica do sistema progressivo inglês, ausente nos demais sistemas penitenciários. Ao proporcionar a oportunidade para a redução do tempo de prisão de acordo com o comportamento de cada preso, a liberdade condicional funcionava como um incentivo para que se ajustassem às regras do cárcere. 
Referência: SILVA, A.C. Sistemas e Regimes Penitenciários no Direito Penal Brasileiro: Uma Síntese Histórico/Jurídica. / Alexandre Calixto da Silva. – Maringá: UEM, 2009, p.45.
b. O isolamento celular.
c. O trabalho coletivo.
d. A disciplina constantemente vigiada.
e. A regra do silêncio.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O livramento condicional antes do término da pena. .
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Objetivo/Habilidade: Identificar características das assistências que o Estado deve prestar às pessoas privadas de liberdade, aos internados e aos egressos do sistema.
A assistência ao preso, ao internado e ao egresso constitui dever do Estado. Com relação às assistências, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. A assistência jurídica deve ser prestada pela Defensoria Pública, sendo vedada a assistência por advogado particular.
b. A assistência material prevista na LEP consiste no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas.
c. A assistência educacional trata do acesso do preso com bom comportamento à instrução escolar e à formação profissional.
d. A assistência religiosa será prestada aos presos e aos internados, mas só será permitida sua participação em serviços religiosos das religiões cristãs. 
INCORRETA. De acordo com o artigo 24 da LEP, a assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo sua participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019.
e. A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, deve ser completamente efetivada dentro das unidades de saúde do sistema prisional.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A assistência material prevista na LEP consiste no fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Conhecer a base normativa constitucional sobre o direito à saúde.
A Constituição Brasileira de 1988 prevê que a saúde é direito de todos os brasileiros, garantido mediante:
Escolha uma:
a. Políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal aos serviços de saúde; 
Correta: O art. 196 da CF/88 garante o direito à saúde, enquanto dever do Estado, por meio de ações e serviços de acesso universal e igualitário visando à promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas. Prevê-se que isso ocorra através de políticas sociais e econômicas. Referência: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de Outubro de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>.
b. Oferta de serviços públicos e privados de saúde integrados através de uma rede centralizada a qual pressupõe bem estar social;
c. Recursos prioritários da iniciativa privada, de modo que o Estado já ampara as empresas visando seus recursos;
d. Um sistema único e centralizado, condicionado à previsão de recursos no orçamento da União, destinados à assistência social;
e. Iniciativa das prefeituras locais, com prioridade para os serviços assistenciais prestados às populações carentes;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal aos serviços de saúde;.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer características do SISAB, e-SUS AB e interligar seu acesso com a PNAISP.
A respeito do e-SUS Atenção Básica (AB) todas as afirmativas abaixo se aplicam, EXCETO:
Escolha uma:
a. Não está prevista periodicidade para alimentar o SISAB, de modo que se leve em consideração a rotina intensa de trabalho.
b. É composto por dois sistemas de software: Coleta de Dados Simplificado (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
c. O registro dos procedimentos de saúde dentro do sistema prisional será realizado
no e-SUS Atenção Básica.
d. Busca-se individualizar o registro, integrar a informação, reduzir o retrabalho na coleta de dados, informatizar as unidades. 
INCORRETA. O Manual de Uso do Sistema com Prontuário Eletrônico discorre que o e-SUS preconiza: Individualizar o registro, Integrar a informação, Reduzir o retrabalho na coleta de dados, Informatizar as unidades, Gestão do cuidado e a Coordenação do cuidado.
Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica. Manual de uso do sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC (versão 3.1). Brasília, DF, 2018a.
e. É uma estratégia de operacionalização do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Não está prevista periodicidade para alimentar o SISAB, de modo que se leve em consideração a rotina intensa de trabalho..
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar o objetivo geral e os específicos da PNAISP.
A partir dos Art. 5º e 6º, que discorrem dos objetivos geral e específicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), pode-se afirmar que a PNAISP visa:
Escolha uma:
a. Controlar e/ou reduzir os agravos mais frequentes que acometem a população privada de liberdade.
b. Promover a equidade, em virtude de reconhecer as diferenças e singularidades dos sujeitos de direitos.
c. Promover o acesso das pessoas privadas de liberdade à Rede de Atenção à Saúde, visando apenas o cuidado preventivo.
d. Qualificar e humanizar a atenção à saúde no sistema prisional de modo a garantir o cuidado integral.
e. Promover as relações intersetoriais com as políticas de meritocracia e não-afirmativas, de modo a incentivar o bom comportamento do/a interno/a para garantia de acesso à saúde. 
INCORRETA. De acordo com o art. 6o, IV, da PNAISP, é objetivo específico “promover as relações intersetoriais com as políticas de direitos humanos, afirmativas e sociais básicas, bem como com as da Justiça Criminal”; a garantia ao direito a saúde a todos/as está amparada na lei, de modo que legalmente não deva ser aplicada políticas de meritocracia e não afirmativas, ratificando o nome da referida política: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html>.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Qualificar e humanizar a atenção à saúde no sistema prisional de modo a garantir o cuidado integral..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar as características da Atenção Básica. 
Conforme a Portaria No 2.436, de 21 de setembro de 2017, o conjunto de ações de saúde, no âmbito individual, familiar e coletivo, que abrange a promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, caracteriza a:
Escolha uma:
a. Saúde da Família
b. Rede de atenção à saúde
c. Humanização da saúde
d. Atenção Básica à Saúde 
Correta: Corresponde à caracterização imputada à atenção básica no Art. 2º da Portaria 2.436/2017. A Atenção Básica (AB) ou Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada das pessoas nos serviços de saúde e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Desenvolvida através de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, com equipe multiprofissional e direcionada à população em território definido, a AB/APS compõe todo esse conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. Esse atendimento inicial também permite organizar o fluxo dos serviços considerando sua complexidade. 
Referência: BRASIL. Portaria No 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html>.
FIOCRUZ. Atenção Básica. Pense SUS. s.d. Disponível em: <https://pensesus.fiocruz.br/atencao-basica>.
e. Clínica ampliada
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Atenção Básica à Saúde.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer aparatos legais envolvendo o direito à saúde e tipos de assistência prevista na LEP.
Sobre o direito à saúde, a partir do amparo legal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. A Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969 prevê que toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade física, psíquica e moral.
b. Em 1966 o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais assegurava a assistência médica à pessoa quando em situação enferma.
c. A Lei de Execução Penal prevê assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa ao preso.
d. O Sistema Único de Saúde (SUS), criado a partir da Constituição de 88, tem como princípios a universalidade, integralidade e igualdade da assistência. 
INCORRETA. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da Constituição de 1988, sendo regulado posteriormente pela Lei Orgânica da Saúde, No 8.080/90 (BRASIL, 1990a) e pela Lei No 8.142/90 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, recursos financeiros e outras providências (BRASIL, 1990b). O SUS tem dentre seus princípios a universalidade do acesso (acesso para todas as pessoas, oferecendo todos os serviços públicos de saúde), a integralidade de assistência (tomando o ser humano como ser integral que demanda atenção e cuidado integrais também, com a necessidade da articulação na saúde) e a igualdade da assistência sem preconceitos (BRASIL, 1990a).
Referência: ______. Lei No 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, 1990a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>.
______. Lei No 8.142, de 28 de Dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília, DF, 1990b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm>.
e. No Brasil, a Constituição de 1988 prevê o direito à saúde a todos enquanto dever de instituições privadas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No Brasil, a Constituição de 1988 prevê o direito à saúde a todos enquanto dever de instituições privadas..
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar os critérios para localização dos estabelecimentos penais.
Quanto à localização, a Lei de Execução Penal (LEP) determina que todos os estabelecimentos penais, com exceção dos federais, devem:
 
Escolha uma:
a. Estar afastados dos centros urbanos, porque apresentam perigo para a sociedade.
b. Estar localizados nos centros urbanos, para não restringir a visitação.
c. Estar localizados nos centros urbanos, sendo as cadeias públicas a única exceção.
d. Estar a distância que não restrinja a visitação
e. Estar localizados nos centros urbanos,
com exceção das casas do albergado. 
INCORRETA. A LEP, em seu art. 94, determina que as Casas do Albergado devem situar-se no centro urbano.
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Estar a distância que não restrinja a visitação.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar as mudanças provocadas pela adoção da concepção de recuperação dos indivíduos nos sistemas de pena.
Quanto às mudanças provocadas pela adoção da concepção de recuperação dos indivíduos no sistema de penas durante o século XVIII, pode-se afirmar que:
 
Escolha uma:
a. O sistema penitenciário deixou de ser punitivo, passando a visar a transformação dos criminosos.
b. O trabalho passou a ser reconhecido como direito dos presos.
c. O sistema penal deixou de ser apenas punitivo, passando a visar a transformação dos criminosos.
d. Nas prisões, as punições e os castigos corporais foram abandonados definitivamente. 
INCORRETA. Os castigos corporais não foram abandonados. Eles continuaram a ser usados nas prisões. 
Referência: BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 96.
e. No novo sistema, os presos entendiam e aceitavam as regras sem resistência.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O sistema penal deixou de ser apenas punitivo, passando a visar a transformação dos criminosos..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar características da gestão e da regulamentação dos sistemas penitenciários federal e estaduais.
Com relação aos sistemas penitenciários do país, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. A competência legislativa sobre o gerenciamento dos sistemas penitenciários estaduais e do distrital cabe, exclusivamente, a cada governo estadual e ao Distrito Federal.
b. O Sistema Penitenciário Federal é subordinado ao Departamento Penitenciário Nacional e os estaduais, aos respectivos governos dos estados e do Distrito |Federal, com independência
c. Todos são subordinados ao Departamento Penitenciario Nacional do Ministério da Justiça. 
INCORRETA. De acordo com o Art. 72, § 1º da LEP, cabe ao Departamento Penitenciário Nacional a coordenação e supervisão dos estabelecimentos penais federais. 
Referência: BRASIL. LEI Nº 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984. Lei de Execução Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acesso em 15-05-2019. 
d. A competência legislativa sobre o gerenciamento dos sistemas penitenciários estaduais e do distrital é privativa da União.
e. A distinção quanto aos tipos de estabelecimentos penais definidos na LEP aplica-se apenas aos estabelecimentos federais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O Sistema Penitenciário Federal é subordinado ao Departamento Penitenciário Nacional e os estaduais, aos respectivos governos dos estados e do Distrito |Federal, com independência.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar os destinatários das medidas de segurança e as condições de sua aplicação.  
Quanto às medidas de segurança e aos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, pode-se afirmar que:
 
Escolha uma:
a. A LEP não inclui o Hospital Custódia e Tratamento Psiquiátrico como estabelecimento penal, por ser uma unidade hospitalar.
b. Todas as medidas de segurança devem ser cumpridas em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico,
c. A Reforma Psiquiátrica não afeta o cumprimento das medidas de segurança porque elas são medidas judiciais e não de saúde.
d. As medidas de segurança são aplicáveis à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei.
e. São aplicáveis somente quando o agente, no momento da infração, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 
CORRETA. De acordo com o artigo 26 do Código Penal (CP), é condição para a aplicação da medida, a incapacidade de entendimento quanto ao caráter ilícito do ato ou a impossibilidade de se autodeterminar de acordo com este entendimento.
Referência: BRASIL. DECRETO-LEI Nº 2.848 DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm Acesso em: 15-05-2019.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São aplicáveis somente quando o agente, no momento da infração, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Identificar as características do sistema punitivo e a função da prisão antes da concepção atual.
A partir do século XVI observa-se na Europa o surgimento de prisões legais destinadas a recolher mendigos, vagabundos, prostitutas e jovens delinquentes. Com relação ao sistema punitivo existente até então no continente europeu, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. As penas de prisão eram suplementadas por castigos corporais e banimento.
b. A pena de prisão era pouco usada, preferindo-se os castigos corporais. 
INCORRETA. Embora a prisão fosse muito usada, ela não era considerada uma pena, apenas um meio de detenção até a aplicação das penas.
Referência: WACQUANT, L. As duas faces do gueto. São Paulo: Boitempo, 2008, p.95
c. As penas de prisão eram suplementadas com castigos corporais.
d. As penas de prisão eram suplementadas por banimento e condenação às galés.
e. Consistiam em castigos corporais, banimento ou condenação a trabalho ou às galés.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Consistiam em castigos corporais, banimento ou condenação a trabalho ou às galés. .
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar as prioridades do PNSSP.
Com a finalidade de promover a saúde da população prisional e contribuir para o controle e/ou redução dos agravos mais frequentes que a acometem, foram estabelecidas prioridades ao criar o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP). Assinale a alternativa que contempla uma das prioridades elencadas.
Escolha uma:
a. Implantação de horta orgânica nas unidades prisionais como meio para atividade laboral e recurso para o cuidado com a saúde mental, uma vez que constitui ação de promoção da saúde integral.
b. Garantia do acesso da população prisional somente ao nível básico de atenção à saúde, ficando excluído o acesso à média e alta complexidade, uma vez que ao adentrar no sistema prisional perde-se parte do direito à saúde. 
INCORRETA. O direito à saúde é garantido por lei a todas as pessoas, mesmo quando em privação de liberdade. No Art. 1º, parágrafo 2º, inciso I da Portaria Interministerial n. 1777/2003, prevê-se “a reforma e a equipagem das unidades prisionais visando a estruturação de serviços ambulatoriais que atendam às necessidades de atenção no nível básico, mínimo da assistência no nível da média complexidade (conforme NOAS/MS em seu Anexo III – Grupo 7) e componentes das urgências e emergências em saúde, em consonância com as especificidades do Sistema Penitenciário Nacional” e o inciso VI prevê “a garantia do acesso da população penitenciária aos demais níveis de atenção à saúde, através das referências, que deverão estar incluídas na Programação Pactuada Integrada (PPI) estadual, mediante negociação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1777, de 9 de setembro de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.crpsp.org.br/sistemaprisional/leis/2003Portaria1777.pdf>.
c. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral e a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
d. Garantia
de dispositivos para transporte em saúde, compreendendo as equipes, pessoas para realização de procedimentos eletivos, exames, dentre outros, buscando assegurar a resolutividade e a integralidade do cuidado na RAS.
e. A implantação de ações para a prevenção de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, hepatites, DST/AIDS e dos agravos psicossociais decorrentes do confinamento, bem como a distribuição de preservativos e insumos para a redução de danos associados ao uso de drogas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A implantação de ações para a prevenção de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, hepatites, DST/AIDS e dos agravos psicossociais decorrentes do confinamento, bem como a distribuição de preservativos e insumos para a redução de danos associados ao uso de drogas..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Reconhecer direito à saúde da PPL a partir da Lei de Execução Penal (LEP).
O direito à assistência a saúde para a PPL foi instituído formalmente no Brasil a partir de qual documento?
Escolha uma:
a. Constituição Federativa do Brasil de 1988
b. Convenção Americana de Direitos Humanos de 1969 
INCORRETA. A Convenção Americana de Direitos Humanos, também conhecido como Pacto San José da Costa Rica, apresenta questões relativas a pessoas privadas de liberdade, porém foi ratificada pelo Brasil apenas em 1992, tendo sido o direito à assistência a saúde para a população penitenciária instituído formalmente no Brasil a partir da Lei de Execução Penal (LEP), No 7.210, de 11 de julho de 1984.
Referência: BRASIL. Lei No 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Brasília, DF, 1984. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7210.htm>.
BRASIL. Decreto No 678, de 6 de Novembro de 1992. Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969. Brasília, DF, 1992b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d0678.htm>.
c. Lei Orgânica da Saúde, No 8.080/1990
d. Lei de Execução Penal, No 7.210/1984
e. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Lei de Execução Penal, No 7.210/1984.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Saber Identificar as competências de cada ente federativo e órgãos no âmbito da PNAISP.
Para efeitos do Art. 15 da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), são competências da União por intermédio do Ministério da Saúde:
Escolha uma:
a. Executar as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, no âmbito da atenção básica, em todas as unidades prisionais sob sua gestão.
b. Promover ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a PNAISP.
c. Assessorar os Municípios, de forma técnica, junto à Secretaria Estadual de Saúde, no processo de discussão e implantação da PNAISP.
d. Acompanhar a fiel aplicação das normas sanitárias nacionais e internacionais, visando garantir as condições de habitabilidade, higiene e humanização das ambiências prisionais.
e. Elaborar planejamento estratégico para implementação da PNAISP, em cooperação com Estados e Municípios, de forma interruptiva e independente com o Plano Nacional de Saúde. 
INCORRETA. O art. 15, inciso I, alínea “a”, da PNAISP, prevê que a elaboração do planejamento estratégico para implementação da PNAISP deve ser articulada com o Plano Nacional de Saúde e instrumentos de planejamento e pactuação do SUS, não podendo ocorrer de forma interruptiva e independente.
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/pri0001_02_01_2014.html>.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Promover ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a PNAISP..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar composição mínima da equipe de saúde do PNSSP.
Segundo consta no PNSSP, a composição mínima da equipe de saúde deve ser:
Escolha uma:
a. Agente de saúde, psicólogo, médico, odontólogo, auxiliar de enfermagem e enfermeiro.
b. Médico, psicólogo, assistente social, odontólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. 
CORRETA: Conforme estabelecido no Art. 8º da Portaria Interministerial n. 1777/2003, a equipe de Atenção Básica de saúde das unidades penitenciárias deverá sem composta minimamente por médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário, cujos profissionais terão uma carga horária de 20 horas semanais.  
Referência: BRASIL. Portaria Interministerial No 1777, de 9 de setembro de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.crpsp.org.br/sistemaprisional/leis/2003Portaria1777.pdf>.
c. Psicólogo, agente penitenciário, médico, enfermeiro, auxiliar de consultório dentário, nutricionista.
d. Assistente social, médico, agente penitenciário, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e psicólogo.
e. Auxiliar de enfermagem, enfermeiro, odontólogo, assistente social, médico, coach.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Médico, psicólogo, assistente social, odontólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Habilidade/Objetivo: Identificar a competência da direção do Sistema Único de Saúde a nível nacional.
Conforme estabelecido na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS):
Escolha uma:
a. Participar na formulação e na implementação das políticas envolvendo controle das agressões ao meio ambiente, o saneamento básico e as condições de trabalho.
b. Definir e coordenar redes integradas de assistência de baixa complexidade, redes de laboratório de saúde pública, de vigilância epidemiológica e sanitária.
c. Formular, avaliar e apoiar políticas de lazer de modo que se apliquem em todo o território nacional, uma vez que lazer faz parte da saúde. 
INCORRETA.  Conforme o inciso I do art. 16, da Lei nº 8.080/90, à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) compete “formular, avaliar e apoiar política de alimentação e nutrição”. O artigo 13 aponta as áreas de destaque a serem abarcadas pela articulação das políticas públicas e programas, sendo a alimentação e nutrição, saneamento e meio ambiente, vigilância sanitária, recursos humanos, ciência e tecnologia e saúde do trabalhador. Porém, ressalta-se que ainda conforme a mesma Lei, no item das Disposições Gerais, o artigo 3º traz como itens determinantes e condicionantes à saúde, para além da alimentação, aponta a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. E também dispõe que todas as ações que se destinam a garantir condições de bem estar físico, mental e social dizem respeito também à saúde.
Referência: BRASIL. Lei No 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, 1990a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>.
d. Elaborar Planejamento Estratégico Municipal no âmbito do SUS em cooperação com os Estados, Municípios e DF.
e. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substância de interesse para o mercado financeiro, uma vez que seu impacto é direto na saúde.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Participar na formulação e na implementação das políticas envolvendo controle das agressões ao meio ambiente, o saneamento básico e as condições de trabalho..
Parte inferior do formulário
Avaliação Equidade, Igualdade e Justiça Social
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 10,00(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
HABILIDADE/OBJETIVO: Compreender as tipologias e naturezas das Violências.
Leia atentamente a definição de violência proposta pela Organização Mundial de Saúde, observando as palavras em destaque (negrito). Marque a alternativa que melhor descreve, na sequência, os tipos de violências nela presentes.
“O uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.”. (KRUG et al., 2002, p.5)
Escolha uma:
a. Violência Física; Violência Psicológica; Violência auto infligida; Violência Interpessoal; Violência Coletiva; Negligência e abandono.
b. Violência Psicológica; Violência Interpessoal, Violência auto infligida; Negligência e abandono; Violência Coletiva; Violência Física. 
c. Violência Física; Violência Estrutural; Violência Interpessoal; Negligência e abandono; Violência Coletiva; Violência auto infligida. 
INCORRETA. O uso da força física caracteriza o tipo de violência física, contudo, na sequência a ameaça não descreve a rigor o tipo de prática que caracteriza a violência estrutural.
REFERÊNCIA: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde. In: NJAINE, Kathie; ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patricia. Impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: Educação à Distância/Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz (EAD/ENSP/FIOCRUZ), 2013.
d. Violência Física; Violência estrutural, Negligência e abandono; Violência Interpessoal, Violência Psicológica; Violência auto infligida.
e. Violência autoinfligida; Violência psicológica; Negligência e abandono; Violência Coletiva; Violência Interpessoal; Violência Física.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As respostas corretas são: Violência autoinfligida; Violência psicológica; Negligência e abandono; Violência Coletiva; Violência Interpessoal; Violência Física. , Violência Física; Violência Psicológica; Violência auto infligida; Violência Interpessoal; Violência Coletiva; Negligência e abandono.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
HABILIDADE/OBJETIVO: Compreender os pressupostos da conciliação e mediação
Analise as sentenças abaixo sobre conciliação e mediação, e marque a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. A conciliação e mediação são norteadas por princípios como simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual.
b. A mediação sempre termina em acordo que pode ser bom para uma parte e ruim para a outra.
c. Conciliação na prática significa que alguma das partes está deixando de receber o que é seu por direito.
d. Acontecem por decisão judicial ainda que as partes envolvidas não queiram, o juiz pode decidir mesmo se qualquer uma das partes não quiser.  
INCORRETA. A alternativa está incorreta, pois tanto a conciliação quanto a mediação só acontecem quando ambas partes manifestam desejo. Ou seja, são dispositivos jurídicos que primam pela liberdade e autonomia das partes.
REFERÊNCIA: BRASIL. Conciliação e mediação. Disponível em: < http://cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-e-mediacao-portal-da-conciliacao>
e. A conciliação tem a vantagem de ser aplicada a todo e qualquer caso, pois um de seus objetivos é desafogar o sistema prisional.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A conciliação e mediação são norteadas por princípios como simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. .
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
HABILIDADE/OBJETIVO: Refletir sobre a relação violência e saúde.
O trecho abaixo foi extraído do livro “Novas e velhas faces da violência no Século XXI: uma visão da literatura brasileira do campo da Saúde” organizado por Maria Cecília de Souza Minayo e Simone Gonçalves de Assis.
“(...) É importante entender que a violência que ocorre hoje no Brasil vem sendo construída pelos brasileiros historicamente, com o barro que moldou e continua a dar forma a sua organização, a suas estruturas e relações sociais, a sua cultura, a suas comunidades, a suas famílias, a seus indivíduos e a suas instituições.”. (MINAYO; ASSIS, 2017, P.41).
De acordo com o trecho todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Escolha uma:
a. A violência é um recurso perene ao longo de toda a formação social brasileira, sendo uma prática acessada por diferentes atores, com finalidades diversas e justificativas também diversas, assim, por meio de uma análise histórica é possível encontrar formas de violência desde o período colonial ao Brasil republicano.  
b. O Brasil nunca foi um país pacífico, apesar de que no dia a dia muitas pessoas acreditam na ideia de que o Brasil é um país no qual diferenças de classe, raça e gênero convivem harmonicamente, expressas muitas vezes na ideia do ‘brasileiro cordial’ ou ainda na crença de uma ‘falsa democracia racial’.
c. No Brasil, a violência afeta todos os grupos sociais da mesma forma dado seu aspecto estrutural que transversaliza o modo como as instituições operam e a forma como se dão as relações sociais de classe, gênero e raça. Ademais, as relações sociais que se desenvolvem no âmbito privado não devem ser objetos de intervenção do Estado.
d. A violência afeta a todos os grupos sociais. No Brasil, a violência tem certas peculiaridades, como por exemplo, o fato de ser estrutural, histórica e se ancorar no contexto de extremas desigualdades sociais e na marginalização de parte considerável da população brasileira do acesso aos direitos fundamentais. 
INCORRETA. A alternativa está correta, pois traz a violência como um fenômeno histórico e estrutural que afeta todos os grupos sociais, especialmente, aos mais vulneráveis. 
REFERÊNCIA: MINAYO, Maria Cecília de Souza.; ASSIS, Simone Gonçalves de. Novas e velhas faces da violência no século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), 2017.
e. O modo como as instituições brasileiras operam é contraditório e, por vezes, violento, por exemplo, o mesmo Estado que opera políticas de cuidado a população em situação de rua, ancoradas em ideias como autonomia, redução de danos é o mesmo Estado que promove higienização nos grandes centros urbanos por meio de internações compulsórias e criminalização do uso de determinadas substâncias.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No Brasil, a violência afeta todos os grupos sociais da mesma forma dado seu aspecto estrutural que transversaliza o modo como as instituições operam e a forma como se dão as relações sociais de classe, gênero e raça. Ademais, as relações sociais que se desenvolvem no âmbito privado não devem ser objetos de intervenção do Estado. .
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
HABILIDADE/OBJETIVO: Analisar a relação entre direito, educação e encarceramento. 
Sobre a educação nas prisões é possível afirmar que todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Escolha uma:
a. Para que as unidades prisionais recebam recursos do Ministério da Educação os Estados, através das Secretarias de Educação, devem apresentar o Plano de Ações Articuladas.  
b. Ela é uma ferramenta de transformação social que contribui para que o preso após o cumprimento da pena possa construir um futuro melhor. 
c. Ela é um direito humano, o qual mesmo às pessoas privadas de liberdade deve acessar. Sendo, portanto, um direito básico e universal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes