Buscar

Avaliação II - Individual FLEX - Perspectivas profissionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, a educação a distância ficou conhecida em 1904, por meio das escolas internacionais que ofereciam cursos pagos por correspondência. Esse foi o marco inicial desta modalidade de ensino no Brasil, o que desencadeou as gerações da educação a distância, sendo que em cada fase apresentou certas particularidades e possibilidades de tecnologias. Acerca das características de cada geração com relação aos instrumentos e o suporte tecnológico para distribuição dos materiais de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira geração ou monomídia.
II- Segunda geração ou múltiplas mídias.
III- Terceira geração ou multimídia interativa.
IV- Quarta geração ou multimídia colaborativa.
(    ) Os momentos de comunicação eram reduzidos, realizados por multimídia de CDs e DVs.
(    ) A comunicação era inexistente e o ensino condicionado ao envio de correspondências. 
(    ) Utilizavam o método e-Learning, no uso da internet e web.
(    ) O ensino era organizado por múltiplas mídias, com o tele-ensino, emissões radiofônicas e televisivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	III - I - IV - II.
	2.
	Hoje nos deparamos com inúmeras situações e formas de aprendizagem, sendo o professor desafiado todos os dias a buscar formas de ensinar que atendam às individualidades dos alunos. Segundo Saldanha, Zamproni e Batista (2016, p. 2) os estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, entre elas: estilo visual, estilo auditivo e estilo cinestésico. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de Aprendizagem. Semana Pedagógica, 2016. Disponível em: <http://www. gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_ anexo1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	 a)
	Outra informação acerca do aluno auditivo é que gesticula muito quando fala, não é bom ouvinte, fica muito próximo quando ouve e quando fala.
	 b)
	No estilo de aprendizagem visual, o aluno aprende por meio da visão, porém tem um grande poder de comunicação e aprende desta forma com mais facilidade.
	 c)
	Quando se trata do estilo de aprendizagem auditivo, o aluno aprende por meio de instruções verbais, gosta muito de ouvir, porém não consegue esperar o seu momento de falar.
	 d)
	No estilo de aprendizagem cinestésico, o aluno aprende fazendo, não é bom leitor, porém com relação à comunicação, é quieto, não fala muito e quando fala é muito rápido.
	3.
	Podemos classificar as pessoas que vivem em nossa sociedade atual em dois grupos distintos de acordo com o tipo de contato que tiveram com a tecnologia digital. O primeiro grupo de pessoas são aquelas que nasceram antes da revolução destas tecnologias e tiveram que se adaptar as mesmas posteriormente. O segundo grupo de pessoas são aquelas que já nasceram em um mundo onde estas tecnologias digitais faziam parte do seu cotidiano. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação atribuída a estes dois grupos respectivamente:
	 a)
	Adaptáveis Tecnológicos e Tecnológicos Naturais.
	 b)
	Geração Analógica e Geração Digital.
	 c)
	Geração Z e Geração X.
	 d)
	Imigrantes Digitais e Nativos Digitais.
	4.
	O docente João Pereira e o tutor Alberto Magno começaram a trabalhar no Ensino Superior na modalidade a distância. Eles já tinham experiências lecionando no Ensino Superior presencial. Entretanto, quando foram contratados para trabalhar com EAD foi-lhes dito que teriam que aprimorar algumas capacidades específicas para obter resultados efetivos, lecionando nesta modalidade a distância. A respeito das características necessárias ao professor EAD, como no caso de João Pereira e Alberto Magno, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma das capacidades centrais que João e Alberto precisam desenvolver é obter o conhecimento dos perfis dos estudantes e, assim, mapear as suas características.
PORQUE
II- O conhecimento do perfil dos estudantes, associado ao planejamento pedagógico especializado para a educação on-line, permite personalização e interatividade, oferecendo aos alunos maior flexibilidade e autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	5.
	O Decreto nº 5.622, que regulamenta em 2005 a Lei nº 9.394/96, foi um passo importante concernente a definições, ampliações e limites da Educação a Distância. Neste caso, mais uma evidência da necessidade de as legislações acompanharem a realidade expansiva e inclusiva desta modalidade de ensino. Este decreto caracteriza a Educação a Distância como a modalidade educacional com diversas peculiaridades. Referente às afirmações do Decreto nº 5.622 sobre a Educação a Distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracteriza a EAD como uma modalidade educacional que efetiva os processos de ensino e aprendizagem por diversos meios de comunicação em atividades educativas em lugares e tempos diversos.
(    ) Estabelece que não há a obrigatoriedade da realização de avaliações de estudantes na modalidade presencial. 
(    ) Preconiza que os estágios obrigatórios, previstos na legislação pertinente, devem ser presenciais.
(    ) Afirma que atividades de laboratório de ensino, quando for o caso para determinados cursos, podem ser híbridos, ou seja, a distância e presencial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília,
DF, 20 dez. 2005.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Em uma análise historiográfica podemos perceber que a modalidade de ensino a distância teve seu início há alguns séculos. Iniciativas particulares e governamentais, de vários tipos propiciaram o seu surgimento e desenvolvimento pelos anos que passaram até chegar aos dias atuais. Contudo, ao compararmos a educação a distância atual com aquela do início podemos identificar o que as diferencia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este aspecto diferenciador da educação a distância do passado e a atual:
	 a)
	A diferença está nos meios de comunicação disponíveis em cada época.
	 b)
	Os tutores/docentes eram essenciais no passado, hoje o foco é autodidata apenas.
	 c)
	No passado era só iniciativa estatal, hoje é somente privada.
	 d)
	O aspecto diferenciador é que no passado não se faziam avaliações, o que ocorre nos dias atuais.
	7.
	As diferentes gerações do Ensino a Distância são marcadas pela evolução e desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. Deste modo, estas revoluções tecnológicas junto com o mundo globalizado exigem que certas atitudes e comportamentos sejam cultivados nos estudantes que ingressam na educação a distância. Sobre estas atitudes e comportamentos que precisam ser desenvolvidos pelos estudantes da modalidade de ensino a distância, analise as afirmativas a seguir:
I- O estudante deve buscar preparar um ambiente que seja propício para estudar, que evite distrações e estimule a atenção.
II- O estudante tem a vantagem de não precisar uma disponibilidade de tempo, esta é exatamente a razão para optar-se por esta modalidade.
III- O estudante deve desenvolver determinação e disciplina para acompanhar a sequência dos conteúdos
e entendê-los em seu processo de aprendizagem.
IV- O estudante deve estar comprometido com o seu próprio ritmo de estudo, podendo flexibilizar o seu tempo, já que nesta modalidade todo estudo é realizado individualmente, sem colaboração, sem prazos e integralmente autodidático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
	 b)
	Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
	 c)
	Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
	 d)
	Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
	9.
	O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
(    ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
(    ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
(    ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de forma investigativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	A TV Cultura, conhecida como C2 Cultura em sua fundação que ocorreu em 1960 e reinaugurada no final da mesma década, teve como missão desde o seu início a veiculação de programas educativo, sendo, portanto, um marco histórico na educação a distância em território nacional. Atualmente, a TV Cultura é considerada um dos canais de TV de maior qualidade do mundo. O seu surgimento pode ser classificado em qual geração da educação a distância?
	 a)
	Na 1ª geração da educação a distância.
	 b)
	Na 2ª geração da educação a distância.
	 c)
	Na 4ª geração da educação a distância.
	 d)
	Na 3ª geração da educação a distância.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando