A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
EXERCÍCIOS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 9

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
1º aula
1) A história da escrita possui marcos importantes. Analise as alternativas abaixo e complete as lacunas corretamente.
I - É comumente aceito o fato de que a escrita surgiu na -------------- em aproximadamente 3000 a.C.
II - No final da década de 1990, a arqueóloga Denise Schmandt-Besserat (1996) desvendou o enigma sobre as origens da escrita, através de achados arqueológicos que comprovaram que ela se desenvolveu a partir de um sistema arcaico de ---------------, com os tokens, pequenos artefatos de barro, sendo estes os precursores da escrita cuneiforme.
R: Mesopotâmia, contabilidade
Explicação:
I - É comumente aceito o fato de que a escrita surgiu na Mesopotâmia em aproximadamente 3000 a.C.
II - No final da década de 1990, a arqueóloga Denise Schmandt-Besserat (1996) desvendou o enigma sobre as origens da escrita, através de achados arqueológicos que comprovaram que ela se desenvolveu a partir de um sistema arcaico de contabilidade, com os tokens, pequenos artefatos de barro, sendo estes os precursores da escrita cuneiforme.
	
2) Barbier (2008) identificou três tipos de escrita. Como é chamado o tipo de escrita que vai em direção às escritas silábicas?
R: Ideográficas
Explicação: Barbier (2008) identificou três tipos de escrita:
Pictogramas: Representam objetos concretos usando desenhos.
Ideogramas: Resultado da multiplicação de pictogramas e suas limitações, cada ideograma representa um som.
Escritas ideográficas: Vão em direção às escritas silábicas, já que sons sucessivos, representados por ideogramas, formam palavras.
	
3) Sobre os significados importantes da descoberta das reais origens da escrita:
I - A escrita não apenas foi resultado de necessidades da burocracia crescente, mas da contagem concreta (antes que fossem criados números abstratos para simbolizar quantidades).
II - Logo, os números não nasceram da escrita, mas a escrita foi originada a partir da contabilidade e dos números.
III - Os tokens transformavam informações concretas em marcas abstratas. São formas pioneiras de registros de informação.
IV - Os tokens acabaram servindo de base para a invenção da escrita pictográfica.
V - A invenção dos números abstratos foi o começo da escrita, e também da matemática.
R: I, II, III, IV e V
Explicação: Todas as afirmativas estão corretas.
	
4) Barbier (2008) identificou três tipos de escrita. Como é chamado o tipo de escrita representado por objetos concretos usando desenhos?
R: Pictogramas
	
5) Necessidades administrativas e econômicas são sempre colocadas no epicentro das transformações que, visando a perenidade das informações documentais e a superação da informalidade da comunicação oral, acabam resultando no desenvolvimento de algum tipo de registro material. São exemplos de suportes materiais da escrita:
R: Todas as alternativas
6) Barbier (2008) identificou três tipos de escrita. Assinale a alternativa que apresenta os tipos de escrita citados pelo autor.
R: Pictogramas, Ideográficas e Ideogramas.
1) "Comunicação compõe processo básico para a prática das relações humanas, assim como para o desenvovimento da personalidade individual e do perfil coletivo" observam Trinta e Polistchuk. Pela comunicação, segundo os autores:
R: O indivíduo se faz pessoa
	
2) O conceito de comunicação pode ser investigado a partir de diferentes relações que acontecem na sociedade ¿ comunicação interpessoal, comunicação institucional e comunicação de massa. Assinale a alternativa em que há características da comunicação interpessoal.
R: Duas pessoas conversam descontraidamente em uma festa de família.
	
3) Sobre o conceito de comunicação é possível afirmar:
R: A comunicação enquanto prática humana, dialógica e cotidiana é produtora de múltiplos sentidos.
	
4) A palavra mídia designa:
R: o conjunto dos meios de comunicação de massa.
Explicação: A mídia de massa envolve rádio, revistas, televisão e jornais impressos.
5) Todo o desenvolvimento inicial das Teorias da Comunicação teve foco nas mensagens enviadas pela mídia e nos seus efeitos sobre os indivíduos da massa, no entanto, este modo revelou-se demasiadamente superficial para compreender os verdadeiros efeitos da Comunicação sobre a sociedade. Esse conceito diz respeito a primeira elaboração científica sobre Teorias da Comunicação e está relacionado a:
R: Teoria Hipodérmica
	
6) Sobre as linguagens verbal e não verbal, estão corretas, exceto:
R: a linguagem verbal, por dispor de elementos linguísticos concretos, pode ser considerada superior à linguagem não verbal
Explicação: As duas formas de linguagem são importantes, tanto verbal quanto não verbal. Geralmente, as duas se complementam. 
7) Qual das alternativas abaixo explica o contexto no qual a palavra comunicação surgiu?
R: Na Idade Média, com os monges que criam a palavra para se referirem à nova prática de jantarem juntos, rompendo o isolamento.
Explicação: O termo foi criado na Idade Média, para designar o ato de compartilhar a refeição, algo que não existia nos mosteiros, que primavam por uma lógica de isolamento como condição para contemplar Deus. 
8) 2017. Prefeitura de Cerro Largo (RS).
São três as concepções de linguagem: 
a) linguagem como expressão do pensamento; 
b) linguagem como instrumento de comunicação; e 
c) linguagem como processo de interação". A respeito das concepções de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
R: Na linguagem como processo de interação considera a língua como forma de interação do indivíduo falante com contexto comunicativo em que está inserido. Dessa forma, nessa concepção, considera a produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma das situações de comunicação e em um contexto sócio histórico e ideológico. Assim, temos uma concepção de linguagem que enfatiza a importância da interação para a significação do mundo, pois a linguagem é social, histórica e coletiva, o indivíduo significa o mundo a partir da relação com o outro, da interação entre os falantes.
9) Sobre as aulas de Teorias da Comunicação, assinale nas alternativas abaixo, a ÙNICA verdadeira:
R: ( ) Podemos dizer que toda comunicação é social e também fenômeno sociológico
10) O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
R: Um dos problemas constitutivos do campo teórico da comunicação de massa foi o sistemismo, ou seja, a transposição mecânica para o campo das ciências sociais e humanas de categorias e analogias oriundas das ciências exatas e naturais.
11) Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
R: A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
Explicação: A linguagem verbal utiliza a palavra, seja escrita ou falada, enquanto a não verbal se vale de imagens, gestos, expressões faciais, entre outros, não utilizando a linguagem falada ou escrita. 
12) A premissa dicotômica entre língua e fala foi abordada por diversos autores, dentre eles se destaca Roland Barthes. Segundo ele, ¿Língua é uma instituição, um corpo abstrato de coerções; Fala é a parte momentânea dessa instituição, que o indivíduo extrai e atualiza para atender às necessidades da comunicação; a Língua é oriunda da massa de falas emitidas, no entanto toda Fala é extraída da Língua: em história, essa dialética é a dialética entre estrutura e acontecimento; em teoria da comunicação, dialética entre código e mensagem¿ (BARTHES, Roland. Sistema da Moda, pg. 41, 2009). 
O teórico e jornalista Nilson Lage, por sua vez, ao discorrer sobre a linguagem jornalística, explica que a Língua nacional abriga pelo menos dois registros de linguagem: o formal e o coloquial. Segundo ele, o registro formal é uma imposição de ordem política e que o manejo correto dessa linguagem serve como índice de ascensão social. Já o registro coloquial é espontâneo e permite maior expressividade. A partir daí, pode-se afirmar que a linguagem jornalística: