Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
EXERCÍCIOS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Pré-visualização | Página 3 de 9

e qual efeito produzem nos cidadãos. Este primeiro sistema explicativo recebeu vários nomes, o mais conhecido é Teorias das Balas Mágicas.
SANTOS, J. R. O que é comunicação. Lisboa: Difusão Cultural, 1992 (adaptado).
Considerando o assunto tratado no texto, avalie as afirmações a seguir:
I. A expressão Teoria das Agulhas Hipodérmicas é outra designação dada à forma que os meios de comunicação agiam, já que pareciam como agulhas que injetavam estímulos nas veias das pessoas, provocando determinadas reações desejadas.
II - Indivíduos respondiam de forma imediata e direta aos meios de comunicação social, como em uma relação causal entre exposição à mensagem e ação. Quem lesse ou escutasse uma mensagem, passaria a atuar em favor do conteúdo consumido.
III - Os meios de comunicação estavam envolvidos em campanhas para mobilizar comportamentos, conforme os desejos de instituições poderosas. O modelo explicativo transformou-se em uma teoria da propaganda, que concebia a comunicação de massa como onipotente.
É CORRETO o que se afirma em:
R: e) I, II e III.
(todas as opções estão corretas)
2) Vimos que, apesar do protagonismo do Mass Communication na Escola Norte-americana, a mesma também fora integrada por outras duas vertentes consideradas marginais a essa perspectiva. Enumere essas escolas, evidenciando o motivo pelo qual não podem ser enquadradas na tradição do Mass Communication.
R:Escola de Chicago e Palo Alto. A Escola de Chicago é anterior ao Mass Communication, tendo como marco 1910, mas acaba sendo ofuscada pelo Mass Communication, tida como a primeira vertente teórica realmente dedicada aos estudos da comunicação.
Chicago adotava a etnografia como metodologia, em uma perspectiva microssociológica, o que se distancia da proposta quantitativa e da ideia de massa do Mass Communication.
Já Palo Alto data de 1940 e adotava uma visão interacional do processo comunicativo, entendendo o mesmo enquanto algo cíclico, sendo o receptor tão importante quanto o emissor. A escola reivindica outro paradigma comunicacional, bem distante da concepção unidirecional e linear presente no Mass Communication.
3) Em março de 2019 uma influencer vegana foi desmascarada em um vídeo no qual comia peixe. Rawvana tornou-se famosa entre os crudiveganos desde 2013, quando começou a compartilhar o seu estilo de vida saudável, do qual não fazem parte produtos de origem animal.
As dicas dela sobre alimentação, produtos de beleza e tratamentos detox atraíram mais de 3 milhões de seguidores no YouTube e no Instagram. O vídeo de Rawvana viralizou e críticas destruindo sua reputação começaram.
Como disse uma usuária: “Os youtubers não são médicos”. Outros fizeram uma petição online pare recolher assinaturas solicitando o fim do canal no YouTube por ser fraudulento, já que ele não traria informações sobre veganismo.
A partir da Teoria do Fluxo Binário, analise um ponto de contato e um de distanciamento entre a proposta de Lazarsfeld e a dinâmica comunicativa do youtuber com seu público.
R: Tanto na Teoria do Fluxo Binário quanto a forma de comunicação entre youtuber e público pressupõem a importância do líder de opinião e que os meios de comunicação de massa não agem diretamente no público, pois há esses intermediários que distribuem as informações.
O contexto no qual a teoria foi criada antecede essa realidade digital, no sentido de se tratar de outro contexto histórico. Contudo, um ponto de contato é possível se lembrarmos que um influencer tem um público específico, um raio de influencia limitado e que os nichos e segmentos são determinados por valores mais específicos, como no caso analisado do veganismo.
Um líder de opinião, para Lazarsfeld, convive com indivíduos em um grupo e geralmente difunde valores que esses grupos já defendem, mas esse convívio é face a face, diferente da relação mediada pelo computador. Dessa forma, faz mais sentido que uma youtuber atinja o público que uma mídia de massa diretamente, que não terá seu foco no veganismo. Outro ponto de contato é que essa mesma youtuber tende a consumir informações também dos veículos de comunicação de massa, como nos líderes de influência de Lazarsfeld.
4) Com relação à opinião pública e às novas tendências da pesquisa quanto aos mass media, julgue os itens seguintes:
I - Uma das dificuldades para definir opinião pública é o fato de a expressão estar muito popularizada. O senso comum associa mais frequentemente a ideia de opinião pública aos resultados das pesquisas.
II - A teoria da espiral do silêncio diz respeito à opinião pública.
III - A hipótese da Agenda Setting foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial.
IV - Com as facilidades de transmissão geradas pelas novas tecnologias de comunicação e informação, as agências de notícias começam a perder espaço no mercado.
V - A hipótese do newsmaking estuda a reação da opinião pública à mídia.
Estão certos apenas os itens:
R: I e II
5) FCC - 2012 - MPE-PE - O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall McLuhan é:
R: "A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central". 
Explicação: A alternatiiva expressa a ideia de meios de comunicação como extensão do homem. 
6) CCV - UFC 2017
A Escola de Frankfurt é uma referência nos estudos da teoria crítica da comunicação. Sobre a Escola de Frankfurt, marque a opção incorreta.
R: O centro de pesquisa que reunia pensadores e estudiosos do campo das Ciências Sociais e Filosofia, embora nomeado como Escola de Frankfurt, estava localizado nos Estados Unidos, berço das principais teorias da comunicação.
Explicação: A Escola nasce na Alemanha e só é transferida para os EUA na década de 30, por conta da Segunda Guerra. No pós guerra, os autores voltam para a Alemanha e, na realidade, a escola só passa a se chamar de Escola de frankfurt a partir desse período. 
7) Sobre a teoria do fluxo binário, ou Two Step Flow, é correto afirmar que:
R: Entendia que os meios de massa não eram os únicos a influenciar a opinião pública, tendo as interações face a face forte impacto sobre as opiniões dos líderes de opinião. 
Explicação: A teoria percebia a figura do líder de opinião, que influenciava, e não mas manipulava. Era um efeito indireto dos meios de comunicação de massa, pois o contexto do líder e seu raio de influencia importavam. 
8) Sobre a Escola de Frankfurt é possível dizer que:
R: refere-se a uma produção desenvolvida, em grande parte, fora de Frankfurt e caracterizada pela associação entre pesquisa sociológica e reflexão filosófica, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural
Explicação: Os intelectuais não eram marxista ortodoxos, já que se inspiravam em Marx, mas também relativizavam o autor. Os estudos não eram empíricos, e sim filosóficos. Os intelectuais não queriam apenas entender as motivações psicológicas do consumo, apesar de esta também ser uma preocupação. A questão do sexo não era um problema para eles, que operavam com a noção de massa.
9) Marque a alternativa correta sobre a Teoria Matemática
R: criticada por servir mais a comunicação entre máquinas do que humanos. A preocupação era poupar recursos, com o mínimo de ruído
Explicação: Essa teoria foi elaborada por dois engenheiros de nova Iorque, preocupados em encontrar um modo mais eficiente e barato para emitir informações, sem a presença da ruídos que comprometessem a mensagem.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
4º aula
1) (IF-RS – 2015) Leia as afirmativas sobre a Escola de Frankfurt:
I. A pesquisa social para os frankfurtianos deve ser especializada, restrita aos campos de saber específicos, visto que a pretensão de totalidade, mais do que contribuir, prejudica e embaça as análises da sociedade.
II. A teoria crítica da sociedade é a designação dada ao conjunto de elaborações desenvolvidas pela Escola de Frankfurt. O nome da teoria não é apenas um nome fantasia sem sentido, porém uma referência ao atributo que a distinguiria dos trabalhos da sociologia empírica
Página123456789