Buscar

atividade42335

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enviar estas atividades (da Aula 7 e 8) no portfólio 4
Aula 7 (1,25)
Questão 1: 
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ideia de que tudo é válido, que não há mais fronteira para nada, de que podemos caminhar para qualquer lugar ideológico porque tudo é a mesma coisa, de que a história perdeu seu rumo, habita o inconsciente social, levando as pessoas a agirem sem pensar e quase sempre de maneira homogênea e equivocada. 
PORQUE
II. Apesar do mundo pós- moderno ter nos acordado das utopias prometidas e não cumpridas pela modernidade (uma espécie de pesadelo) traz no bojo de suas “mutações” sociais, elementos que tornam o ser humano menos humano e a tecnologia, a fama, o dinheiro e o poder cada vez mais imponentes, atrativos, admirados e cobiçados por todos.
 (Disponível: http://www.faroldenoticias.com.br/site/opiniao-a-preocupante-inversao-de-valore-no-mundo-do-pragmatismo-capitalista/. Acesso 22/02/2015.)
Acerca das asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta: Letra b)
Questão 2: A prática da automedicação
Os Perigos da Automedicação
Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.
A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. 
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.
Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
Dados importantes:
	Tipos de Uso Irracional de Medicamentos
· Uso abusivo de medicamentos (polimedicação);
· Uso inadequado de medicamentos antimicrobianos, freqüentemente em doses incorretas ou para infecções não-bacterianas;
· Uso excessivo de injetáveis nos casos em que seriam mais adequadas formas farmacêuticas orais;
· Prescrição em desacordo com as diretrizes clínicas;
· Automedicação inadequada, frequentemente com medicamento que requer prescrição médica.
	Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS)
· Em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.
· Cerca de 1/3 da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais.
· Em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta.
	Ações para o Uso Racional de Medicamentos
O Ministério da Saúde criou, em março de 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) – uma instância colegiada, representativa de segmentos governamentais e sociais afins ao tema e com caráter deliberativo.
O Comitê tem como papel propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação de ações destinadas à promoção do URM. Para garantir as implementações das ações, foi criado o Plano de Ação, composto por vertentes em quatro áreas: regulação, educação, informação e pesquisa.
Texto disponível em: < http://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/>. Acesso em 12 fev. 2017.(Adaptado). 
De acordo com o texto acima, é possível concluir que:
a) a automedicação, apesar de ser uma prática perigosa, também auxilia de maneira eficaz no alívio imediato de diagnósticos simples, já que em todo o mundo, mais de 50% dos medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.
b) em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta, por isso o setor público criou, em 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) que tem por objetivo maior de proibir a venda, de qualquer medicamento, sem receita médica. 
c) podemos concluir que polimedicação se caracteriza por uso inadequado de medicação induzido, principalmente, pela forte concorrência entre as farmácias e a venda indiscriminada de remédios. 
d) no texto se torna claro que em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou vendidos de forma inadequada, porque cerca de 1/3 da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais, ou seja, esses medicamentos essenciais são substituídos de forma inadequada, na maioria das vezes. 
e) o uso indevido da automedicação é caso de saúde pública mundial, visto que este ato pode levar o indivíduo a ter intoxicação e reações alérgicas, além de “camuflar” a verdadeira doença, ocasionando assim uma piora no estado da saúde que pode, em casos mais agressivos, levar o sujeito a morte.
Resposta: letra d)
Questão 3
Analise os textos a seguir.
	Texto I
	Texto II
"São tempos difíceis para sonhadores". Lição essa bem pronunciada no imperdível longa francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan". 
Hostilidade, descaso, ganância, negligência, ignorância e intolerância parecem contaminar o mundo, no mesmo ritmo que a lama devasta nosso território, que o sangue escorre pelas ruas de Paris, que a dor se alastra pelo Quênia e que o medo assombra o Japão.
O mundo clama por socorro. Os olhares se elevam e buscam um refúgio, uma explicação, uma solução, em qualquer divindade, entidade ou energia, que seja, que possa de alguma forma acalentar os corações, que se percebem tão aflitos, confusos e perdidos. O mundo clama por oração, por solidariedade, por amor. O mundo clama por sonhos. Mas como sonhar? São tempos difíceis para os sonhadores...
São tempos difíceis para aqueles que são constituídos de humanidade, para aqueles que se sensibilizam, que se envolvem, que querem abraçar o mundo, mas sabem quão pequenos são seus braços. São tempos difíceis para sonhar, quando o sonhar exige acreditar, ter fé e esperança. São tempos difíceis, mas não impossíveis. Enquanto o sonho nos parece distante, o convite à ação bate à nossa porta. Afinal, nunca haverá tempo difícil para o agir.
Texto disponível em: <bvious: http://obviousmag.org/percepcoes_culturais_e_quimeras_cotidianas>. Acesso em 12 fev. 2017.
Com relação aos textos acima, avalie as afirmações a seguir: 
Está correto o que se afirma em:
I- Ambos os textos abordam, de forma semelhante, as dificuldades da vida e as injustiças do mundo, mas sinalizam esperança para um futuro melhor, seja na atitude ou na esperança por mudanças. 
II- O texto I e o texto II não tem relação direta entre si, uma vez que o primeiro retrata a beleza física de uma menina enquanto o segundo as mazelas em que o mundo está submetido. 
III- No trecho: “Hostilidade, descaso, ganância, negligência, ignorância e intolerância parecem contaminar o mundo, no mesmo ritmo que a lama devasta nosso território, que o sangue escorre pelas ruas de Paris”. É possível entender que a palavra Lama se refere ao episódio da represa de Mariana, assim como o sangue se refere aos atentados terroristas recentes em Paris. 
IV- O texto II ressalta a intolerância entreos indivíduos, mas se despe de qualquer preconceito ao clamar ajuda a qualquer fé ou entidade que possa apresentar uma solução ou um acalento para tantos problemas. 
A- I, II e III apenas.
B- II, III e IV apenas.
C- I, III e IV, apenas
D- I, III e IV, apenas.
E- I, II, III e IV.
 Resposta: letra c) (obs: letras c e d possuem as mesmas alternativas)
Aula 8 (1,25)
Questão 01: O processo argumentativo é crucial, tanto em nossa vida pessoal, quanto profissional. Evidentemente, se não soubermos argumentar, dificilmente teremos êxitos em nossas ações. Desse modo, nossa última aula caminhou por entre veredas que ora apresentavam a persuasão, ora o convencimento, mostrando como a emoção e a razão conduzem nossas ações. Para tanto, agora, procurem exemplos em filmes, livros, músicas, e apresentem um exemplo de persuasão (explique porque você acha que é persuasão).
Resposta: 
Grandes empresas como Booking, Trivago, Agoda, Kaiak, etc, utilizam da persuasão para alavancar suas negociações. Pois quando vc seleciona o hotel que gostou, abaixo eles publicam de modo sutil um alerta de que “só existem dois vagas ou quartos disponíveis”, assim, o cliente efetua a reserva para não perder a oportunidade, acreditando que realmente há apenas dois quartos. Quando na verdade estão utilizando da persuasão para lhe convencer rapidamente a efetuar a reserva e garantir suas negociações.

Continue navegando