A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Avaliação II

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Marisane de Moraes (2531122)
	
	Disciplina:
	Gestão por Competências e do Conhecimento (RHU15)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650102) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22349454
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Realizar a seleção por competência aumenta a probabilidade de selecionarmos um candidato certo para uma determinada função, pois podemos identificar habilidades que não estão descritas no currículo do candidato. Sobre as vantagens em realizar a seleção por competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alinhamento dos valores organizacionais.
(    ) Facilidade para avaliação do desempenho futuro.
(    ) Possibilitar maior adequação do profissional à empresa.
(    ) Maior produtividade e turnover baixo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Mudanças significativas no comportamento das organizações são necessárias para que a gestão de recursos humanos possa evoluir nas organizações. Por exemplo, deve-se ter em todos os níveis da organização pessoas capazes de pensar e executar múltiplas tarefas (MEDEIROS et al., 2015). Com relação a aspectos importantes para a elaboração e implantação da Gestão por Competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura organizacional deve estar aberta a mudanças e adaptações para que seja possível implementar a gestão por competência. 
(    ) Deverá haver um alinhamento entre a alta gestão e as competências para que as estratégias sejam concretizadas. 
(    ) Existem diversas listas que elencam um conjunto de competências, sendo assim, a empresa pode adotar uma dessas listas prontas de uma empresa que atua no mesmo segmento. 
(    ) Ao fazer o mapeamento de competências, deve-se pensar no presente, ou seja, nas competências necessárias no atual momento da empresa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, Edna Michelle Borges et al. Análise comparativa dos aspectos críticos da gestão por competências em duas empresas. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/analise-comparativa-dos-aspectos-criticos-da-gestao-por-competencias-em-duas-empresas/60053/. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Quando buscamos identificar as competências organizacionais, uma das etapas deste processo é coletar indicadores. Para isso, deve-se aplicar um questionário simples, composto por: gosto/não gosto/o ideal seria. Dessa forma, teremos todos os indicadores das competências da organização. Diante disso, referente ao que é necessário para que esta etapa tenha sucesso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
(    ) As pessoas que responderão ao questionário devem estar sensibilizadas e entender a sua finalidade.
(    ) Os indicadores referente às competências podem ser descritos em uma mesma frase.
(    ) Os comportamentos que devem ser registrados são apenas aqueles mais importantes e que mais se repetem.
(    ) A folha de respostas não deverá ter identificação, para que assim o respondente fique mais à vontade ao responder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	De acordo com Fernandes (2013, p. 66), "modelos de competência servem de base para estruturar vários processos de gestão de pessoas, basicamente atração, desenvolvimento, recompensa e avaliação". Sendo assim, pode-se afirmar que a Gestão por Competências está presente nas organizações em vários processos da gestão de pessoas, como no recrutamento e seleção, avaliação e desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros, possibilitando melhores resultado e vantagens para a organização. Com relação aos processos de gestão de pessoas baseados em competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O recrutamento e seleção do candidato será feito com base no perfil de competências exigidas para o cargo. A entrevista com o candidato realizada pelo selecionador buscará os comportamentos mais importantes para a execução das tarefas pertinentes ao cargo. 
(    ) A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades.
(    ) No processo de treinamento e desenvolvimento, a Gestão por Competência auxilia na construção do processo de sucessão baseada nas competências necessárias para cada função e para o futuro da organização.
(    ) A remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem, para depois ao cargo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão estratégica de pessoas com foco em competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Realizar o mapeamento das competências é muito importante para a organização, pois através dele podemos identificar quais competências a organização possui e quais são as lacunas que devem ser trabalhadas para que a organização consiga alcançar os objetivos desejados. Sobre o mapeamento das competências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Realizar o mapeamento das competências é um processo estático.
(    ) Competências individuais, organizacionais e o composto de CHA são o foco de um mapeamento.
(    ) O mapeamento permite identificar apenas as competências técnicas.
(    ) O inventário comportamental é um método de mapeamento das competências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Cada organização define suas competências e todos devem conhecê-las e principalmente compreendê-las. Além disso, o mapeamento das competências deve ser alterado sempre que as estratégias organizacionais tiveram alguma alteração. Diante disso, é importante que o mapeamento tenha relação com alguns aspectos. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
I- Estratégias, competências organizacionais e competências humanas.
II- Processos internos, clientes e gestão.
III- Conhecimento, habilidade e atitudes.
IV- Competência técnica e competência comportamental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A avaliação por competência visa mensurar se as competências que foram identificadas no processo de seleção por competência estão sendo praticadas pelo colaborador. Um exemplo muito utilizado pelas organizações, até mesmo para fins de certificação de competência é a avaliação 360 graus. Sobre a avaliação 360 graus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este tipo de avaliação permite que o avaliado tenha a possibilidade de participar ativamente no processo, uma vez que ele faz o julgamento sobre o seu desempenho.
(    ) Este modelo de avaliação é realizado em conjunto entre avaliador e avaliado, isto é, a ferramenta de avaliação é analisada ao mesmo tempo e discutida pelos dois.
(    ) Este modelo de avaliação é um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação.
(    ) Esta avaliação orienta o desempenho da organização para obter melhor desempenho financeiro, em clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.