Buscar

Políticas Neoliberais e Contribuição de Maquiavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Daiane Cristina Machado Borges (1515882)
	
	Disciplina:
	Ciência Política (DIR56)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:462238) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14354902
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O pensamento neoliberal surge após o fim da Segunda Guerra Mundial, resgatando os preceitos do liberalismo e apresentando uma oposição aos viés intervencionista defendido por Keynes e à política social-democrata. Na década de 1970, após o fim do fordismo, a teoria ganha espaço e adesão nos meios político e econômico, em todo o mundo. Disserte sobre as políticas estatais adotadas com expansão do pensamento neoliberal.
	Resposta Esperada:
A crise instaurada no modelo social-democrata na década de 1970 levou ao questionamento do padrão fordista vigente. 
A acumulação flexível surgiu como alternativa para a ampliação dos direitos sociais que haviam levado a redução da lucratividade das empresas. 
As políticas neoliberais, adotadas por países como a Inglaterra, os Estados Unidos da América e até mesmo o Brasil, previam a privatização de empresas e serviços estatais, redução das taxas alfandegárias e abertura para as importações.
	2.
	Para Maquiavel, a tarefa de estudo da política é mostrar a verdade efetiva dos fatos, ou seja, como acontece a conquista e a sustentação do poder, que, em sua visão, são os reais objetivos da política. Diante deste fato, qual a contribuição de Maquiavel enquanto pensador do Renascimento?
	Resposta Esperada:
Maquiavel acreditava que o conceito de razão do Estado estava ligado aos fins justificando os meios, distinguindo a moral pública da particular. Na sua obra "O Príncipe", considera a constituição do Estado, na exibição para preservar o Estado, sendo que o governante pode violar todas as regras jurídicas, morais, políticas e econômicas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais