A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
CursoPLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Curso	PLANEJAMENTO E GESTÃO SOCIAL
Teste	QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Iniciado	10/09/20 21:31
Enviado	10/09/20 21:39
Status	Completada
Resultado da tentativa	3 em 3 pontos 
Tempo decorrido	8 minutos
Resultados exibidos	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
Correta	As empresas são obrigadas a publicar relatórios anuais com o desempenho aferido em diferentes modalidades. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde a essa prática que se antes era voluntária, atualmente está se tornando compulsória.
Resposta Selecionada:	
Corretae. Ser transparente.
Respostas:	
a. Novo modo político.
b. Novo de sociedade.
c. Novo modo moral.
d. Novo modo de Estado.
Corretae. Ser transparente.
Feedback da resposta:	Resposta: e) Ser transparente.
Comentário: As empresas são obrigadas a publicar relatórios anuais com o desempenho aferido em diferentes modalidades. Várias delas já atuam nesse sentido voluntariamente e há a previsão de que, futuramente, tais relatórios socioambientais venham a ser compulsórios.
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Assinale a alternativa que corresponde a uma revolução mental, pois fez com que a produtividade passasse a ser gerada pela eficiência e inteligência de como se trabalha.
Resposta Selecionada:	
Corretaa. Administração científica.
Respostas:	
Corretaa. Administração científica.
b. Sistematização do trabalho.
c. Centralização da produção.
d. Responsabilização do trabalhador.
e. Participação coletiva.
Feedback da resposta:	Resposta: a) Administração científica.
Comentário: A administração científica fez com que a produtividade passasse a ser gerada pela eficiência e inteligência de como se trabalha, não pela escravização do trabalhador. Além disso, foi tida como uma revolução mental, pois fez com que as pessoas encarassem o trabalho de forma mais cordial.
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ética que, para a sua adoção, deve se realizar análises de risco e medir as consequências das decisões que serão tomadas.
Resposta Selecionada:	
Corretad. Ética da responsabilidade.
Respostas:	
a. Ética voltada para o bem-estar do coletivo.
b. Ética e o crescimento comum.
c. Ética como instrumento.
Corretad. Ética da responsabilidade.
e. Ética da solidariedade.
Feedback da resposta:	Resposta: d) Ética da responsabilidade.
Comentário: Ao adotar-se a ética da responsabilidade, realizam-se análises de risco, mapeiam-se as circunstâncias, sopesam-se as forças em jogo, perseguem-se objetivos e medem-se as consequências das decisões que serão tomadas.
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Assinale a alternativa que esta relacionada com o pressuposto que a empresa cresça, seja rentável, gere resultados econômicos e contribua para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação do planeta.
Resposta Selecionada:	
Corretad. Sustentabilidade empresarial.
Respostas:	
a. Cidadania.
b. Nacionalidade.
c. Legalidade.
Corretad. Sustentabilidade empresarial.
e. Moralidade.
Feedback da resposta:	Resposta: d) Sustentabilidade empresarial.
Comentário: A sustentabilidade empresarial busca assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e, ao mesmo tempo, busca contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade num meio ambiente saudável e numa sociedade estável.
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
Empresas que investem em ___________________________ recebem, cada vez mais, reconhecimento no mercado, além de conquistarem mais credibilidade e maior poder competitivo, agregando valor aos seus produtos e serviços e tornando-se referência perante a sociedade.
Resposta Selecionada:	
Corretae. Responsabilidade Social.
Respostas:	
a. Políticas Públicas.
b. Políticas Sociais.
c. Assistência Social.
d. Desenvolvimento Sustentável.
Corretae. Responsabilidade Social.
Feedback da resposta:	Resposta: e) Responsabilidade Social.
Comentário: Com as mudanças sociais e tecnológicas ocorrendo no mundo, essa nova forma de pensar, adotada por algumas empresas, tornam-se o seu diferencial e ela se torna mais competitiva frente aos seus concorrentes. Esse novo conceito reforça os princípios éticos, culturais, econômicos e a transparência nas relações sociais, e se torna uma nova forma de gestão empresarial que envolve o desenvolvimento sustentável com a utilização do lixo reciclável, a redução na emissão de poluentes e o uso de energias renováveis, como a substituição da energia elétrica por aquecedor solar.
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Das alternativas abaixo, qual corresponde a teoria que se apresenta como um desdobramento de outras teorias e que suas origens têm base na necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização.
Resposta Selecionada:	
Corretad. Teoria Estruturalista.
Respostas:	
a. Teoria Científica.
b. Teoria Clássica.
c. Teoria dos Sistemas.
Corretad. Teoria Estruturalista.
e. Teoria Marxista.
Feedback da resposta:	Resposta: d) Teoria Estruturalista.
Comentário: A teoria estruturalista apresenta-se como um desdobramento da teoria da burocracia e se aproxima da teoria das relações humanas, pois também representa uma visão bastante crítica da organização formal. As origens da teoria estruturalista têm bases na necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa na qual interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização, como sua viabilidade econômica ou o modo de distribuir os lucros, por exemplo. Desse modo, existe um intercâmbio entre a teoria estruturalista e a teoria das relações humanas.
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Dos autores nomeados abaixo, qual desenvolveu uma teoria administrativa, cuja ênfase era na divisão de tarefas?
Resposta Selecionada:	
Corretac. Taylor.
Respostas:	
a. Max Weber.
b. Fayol.
Corretac. Taylor.
d. Ford.
e. Elton Mayo.
Feedback da resposta:	Resposta: c) Taylor.
Comentário: Quando abordamos a história da administração, podemos afirmar que seu início teve por base a Administração Científica de Taylor, cuja ênfase era a divisão de tarefas. Tal escola foi seguida pela Teoria da Administração Científica desenvolvida por Fayol, cuja ênfase passou a ser a estrutura. Podemos citar ainda, a Escola Burocrática de Max Weber e, posteriormente, a sistematização da Teoria Estruturalista.
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Em 1929, ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York e, na busca pelas causas dessa profunda crise, todas as verdades até então aceitas foram contestadas.
Nesse sentido, qual das alternativas abaixo corresponde ao modelo adotado pelas teorias administrativas e que ganharam força com a Grande Depressão?
Resposta Selecionada:	
Corretac. Teoria das Relações Humanas.
Respostas:	
a. Teoria Estruturalista.
b. Teoria Sistêmica.
Corretac. Teoria das Relações Humanas.
d. Teoria Positivista.
e. Teoria das relações industriais.
Feedback da resposta:	Resposta: c) Teoria das Relações Humanas.
Comentário: A teoria das relações humanas ou escola das relações humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão, surgida a partir da quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929. Na busca pelas causas dessa profunda crise, todas as verdades até então aceitas foram contestadas.
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
Correta	Qual modelo de administração é considerado como um sistema administrativo pelo qual o poder é legitimado e canalizado para a execução de tarefas orientadas para um objetivo, e que foi adotada na administração pública para substituir a administração patrimonialista.
Resposta Selecionada:	
Corretac. Burocrática.
Respostas:	
a. Científica.
b. Clássica.
Corretac. Burocrática.
d. Estruturalista.
e. Funcionalista.
Feedback da resposta:	Resposta: c) Burocrática.
Comentário: Na administração pública, os estudos de Max Weber foram adotados para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.