Buscar

Psicologia Social (PSI43)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia Social (PSI43)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648662) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22077453
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade, marca a produção teórica e prática da psicologia social comunitária" (CAMPOS, 2003, p .10). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A psicologia comunitária tem por intuito educar e politizar. Prima pelos direitos humanos e procura contribuir para a melhora da qualidade de vida.
(    ) A prática da psicologia comunitária se destina principalmente para os grupos com melhores condições econômicas e mais acesso à cultura.
(    ) Cabe ao psicólogo social comunitário realizar o diagnóstico, planejar as práticas e executá-las na população-alvo, embora esta não entenda os objetivos das técnicas psicológicas e não seja participativa no decorrer das práticas.
(    ) A ação do psicólogo social comunitário abrange conhecimentos acerca da saúde pública, da administração, bem como gestão e supervisão dos serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Os filósofos gregos foram de suma importância para o desenvolvimento da psicologia, pois se preocuparam com a condição humana. Com base nesse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Platão.
III- Aristóteles.
(    ) Em seus ensinamentos, busca referenciar a psicologia através dos estudos do comportamento humano, como resultado de influências ambientais.
(    ) Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Concebe que o homem é caracterizado como bom e perfeito quando utiliza a razão e o conhecimento para atingir seus objetivos. 
(    ) Em seus ensinamentos, busca referenciar a questão do inconsciente e do intelecto, e tenta descrever as formas de entendimento através do cognitivo com a emoção, e do afetivo com a motivação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	III - II - I.
	3.
	Preconceito, estereótipo e discriminação são três termos relacionados a comportamentos negativos direcionados a pessoas ou grupos, baseados em julgamentos prévios que são mantidos mesmo diante de fatos que mostrem a sua incoerência. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A rotulação é exatamente o oposto do estereótipo.
	 b)
	O estereótipo e a discriminação são dissociados do preconceito.
	 c)
	O estereótipo não leva em consideração a representação social.
	 d)
	De forma simples, é possível afirmar que o preconceito revela-se por comportamentos hostis contra indivíduos pelo fato de os mesmos fazerem parte de um grupo socialmente desvalorizado.
	4.
	Não há um consenso quanto à data que marca o início da Psicologia Social. No entanto, ela foi fortemente influenciada pelo pensamento e obras de Gabriel Tarde, Gustave Le Bon, Émile Durkheim e do psicólogo Wilhelm Wundt (pensadores que viveram no final do século XIX). Embora tenha surgido anteriormente, qual foi o fenômeno que acabou por solidificar a Psicologia Social nos Estados Unidos?
	 a)
	A Segunda Guerra Mundial, que foi o maior conflito militar global da história, pois envolveu a maioria das nações do mundo.
	 b)
	O final da Guerra Fria, que consistiu nas disputas estratégicas e conflitos indiretos entre a União Soviética e os Estados Unidos.
	 c)
	A Guerra do Vietnã, que foi o confronto entre os Estados Unidos e o Vietnã, ocorrido no sudeste asiático.
	 d)
	A Proclamação de Emancipação, sancionada pelo presidente estadunidense Abraham Lincoln, que abolia a escravidão.
	5.
	Estereótipos são crenças amplamente generalizadas para um grupo de indivíduos. Quando um estereótipo é integrado por aspectos exclusivamente negativos, configura um preconceito. Partindo desses pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um exemplo de preconceito é quando um vendedor acredita que todo cliente potencial tem uma determinada aparência e vestimenta. Assim, ele subestima uma pessoa que entra em sua loja com um cabelo comprido do tipo rastafari, atendendo-a com menos prestatividade. 
(    ) Preconceito costuma indicar conhecimento aprofundado sobre algo ou alguém que lhe é diferente.
(    ) O preconceito é manifesto por comportamentos ofensivos contra pessoas, pelo fato de serem integrantes de um grupo que socialmente não é reconhecido.
(    ) Estereótipo é o que embasa o preconceito, em termos cognitivos.
(    ) Os estereótipos podem abranger a atribuição de valores negativos, mas também valores positivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F - V.
	6.
	A Psicologia Social é uma área do conhecimento diretamente relacionada com outras áreas. Entre estas outras áreas temos como exemplo a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia, as Ciências Sociais, a Ciência Política e outros segmentos da Psicologia. Sobre algumas destas áreas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Antropologia, temos que o seu objeto de estudo são os problemas fundamentais acerca da natureza da realidade, do valor e do conhecimento. Seu método é distinto ao da Psicologia Social.
(    ) A Filosofia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de forma totalizante, isto é, envolvendo todas as suas dimensões. 
(    ) A Sociologia é a área que estuda a sociedade, as instituições sociais e as relações sociais. Pode ser considerada uma "teoria da sociedade". Seu objeto de estudo é quase idêntico ao da Psicologia Social, o que as difere é a maneira como estudam este objeto, seus processos investigativos e a formulação das suas perguntas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	7.
	Segundo Lane (2003), o trabalho do psicólogo na comunidade envolve necessariamente a linguagem e representações. O psicólogo social atua com as relações grupais e com as emoções e afetos relativos à subjetividade. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o intuito do trabalho do psicólogo social:
FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
	 a)
	A atuação do psicólogo social é considerada a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano, visando à sustentabilidade, à acessibilidade e à segurança coletiva.
	 b)
	O psicólogo social objetiva promover transformações no nível da consciência, da atividade e da identidade dos integrantes do grupo-alvo que estão se encaminhando para futuramente integrar uma verdadeira comunidade.
	 c)
	A finalidade do trabalho do psicólogo social é sensibilizar os jovens para diversos problemas, preservar os valores morais e culturais da sociedade, através da transmissão das suas emoções para o grupo no qual intervirá.
	 d)
	O intuito do psicólogo social é realizar orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio.
	8.
	Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2002), as três maiores tendências teóricas da Psicologia, neste século, são o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.Sobre estas teorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São representantes do Behaviorismo: Watson e Koffka.
(    ) O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento humano observável.
(    ) Situações experimentais com seres humanos e animais são métodos de estudo da Gestalt.
(    ) São representantes da Psicanálise: Freud, Lacan e Jung.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	A psicologia sócio-histórica parte do princípio de que, para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano, precisa analisar a atividade humana. Além disso, considera que a mediação realizada tanto por instrumentos materiais quanto por elementos simbólicos é determinante no desenvolvimento da consciência humana. Qual é a base epistemológica da psicologia sócio-histórica?
	 a)
	É a filosofia política denominada anarquismo-dianoético, propagada pelo filósofo taoísta Chuang-Tzu.
	 b)
	É o materialismo histórico-dialético fortemente influenciado pelas ideias de Karl Marx.
	 c)
	Trata-se do existencialismo-periegético proposto inicialmente por Edmund Husserl.
	 d)
	Trata-se do pragmatismo-dislético baseado nas premissas de Immanuel Kant.
	10.
	De acordo com Lane (2003), o psicólogo social comunitário assume um papel de "analista-facilitador", cabendo a ele trabalhar para que os grupos se desenvolvam, tornem-se conscientes, ao ponto de exercerem um autocontrole diante das circunstâncias que a vida apresenta. Para atingir estes objetivos, o psicólogo social comunitário precisa empreender determinadas ações. Diante disso, analise as seguintes sentenças:
I- Proporá atividades cooperativas e organizadas, incentivando a formação de grupos de autogestão.
II- Suas ações integram recursos curativos e preventivos, no que tange ao grupo-alvo.
III- Fará reuniões com os integrantes do grupo-alvo, a fim de analisar as necessidades e possíveis soluções.
IV- Agendará consultas com o líder do grupo-alvo, no consultório particular do psicólogo, com o intuito de conduzir um tratamento psicoterapêutico com o mesmo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LANE, Sílvia Tatiana Maurer. Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In.:CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais